TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Religião ? " perspecivas "

Por:   •  31/3/2016  •  Resenha  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

PUC - Pontifícia Universidade Católica

Campus – ------------------

Nome: -------------------

O que é Religião?

Perspectivas

Durante a idade média, período da história onde o exemplo de pessoa para a sociedade eram os padres e outros religiosos – devido à crença em que tudo que acontecia vinha de Deus-, ainda assim existiam pessoas que não acreditavam em Deus, estes eram raros e escondiam a própria descrença, a qual era vista como uma peste para a sociedade podendo corromper os inocentes, vários desses ateus foram punidos e queimados em fogueiras, tudo era feito em nome do sagrado e em torno do drama da alma humana.

Com os avanços científicos e tecnológicos demonstrando para o mundo como as coisas ocorriam e não simplesmente dizendo que era pela vontade de Deus (deixando assim Deus fora da hipótese de trabalho), surgiu cada vez mais descrentes, pois agora a população tinha onde se apoiar, e com respostas plausíveis, onde somente observando a natureza conseguiriam perceber que o mais sensato é acreditar na ciência. Mesmo a ciência explicando tantas coisas que ocorrem no mundo, ainda existe várias coisas que não podem ser explicadas de forma racional na atualidade.

Com todos os conflitos ocorridos entre religião e ciência a situação mudou, a religião que antes era parte integrante de cada um, da mesma forma que o seus membros e sexo, considerando assim pessoas sem religião como anomalia. Agora se acabou atribuindo para aquele que é religioso uma imagem como se vivesse em um mundo encantado do passado, ainda que apenas em parte. Contudo ainda existe a crença em Deus, mas não em mesma magnitude e poder que em tempos antigos.

Embora com o surgimento da ciência tenha acontecido uma queda na quantidade de pessoas religiosas, quando começa o sofrimento e acabam-se os recursos da técnica, nas pessoas começam a surgir curandeiros, exorcistas, benzedores e aqueles que rezam na esperança de dias melhores, ou de uma cura, sem saber direito para quem, levando a perguntas existenciais, o que ocorre com frequência, e estas perguntas são as mesmas de quando Deus “era o centro do Universo”, porém modificadas, mas com a mesma função religiosa. Pode-se considerar também que apenas substituíram Deuses e esperanças religiosas por profissionais como os psicólogos que “vendem harmonia e solução de problemas sociais” e os médicos e nutricionistas, que “vendem saúde”.

A religião está mais próxima da experiência pessoal das pessoas do que desejamos admitir, não é difícil identificar, isolar e estudar a religião como o comportamento de grupos sociais, contudo é necessário reconhece-la como uma presença invisível e discreta no cotidiano, ou seja mesmo em menor quantidade ela ainda permanece viva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com