TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME SUCESSO A QUALQUER PREÇO NUMA PERSPECIVA DA SAÚDE MENTAL SEGUNDO A PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  5.680 Visualizações

Página 1 de 9

ANÁLISE DO FILME SUCESSO A QUALQUER PREÇO NUMA PERSPECIVA DA SAÚDE MENTAL SEGUNDO A PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO

[pic 1]

        

Sumário

Introdução        

Fundamentação Teórica        

Referencias        


INTRODUÇÃO

Ficha técnica

Título original: Glengarry Glen Ross

Lançamento: 1992 (EUA)

Direção: James Foley

Roteiro: David Mamet (peça e roteiro)

Gênero: Drama

Duração: 100 min

Tipo: Longa-metragem

Elenco: Al Pacino ……………. Ricky Roma

Jack Lemmon …………. Shelley Levene

Alec Baldwin ………… Blake

Alan Arkin ………….. George Aaronow

Ed Harris …………… Dave Moss

Kevin Spacey ………… John Williamson

Sinopse

As primeiras cenas do filme se passam em uma noite chuvosa e a manhã do dia seguinte, em um escritório, com finalidade imobiliária, na cidade de Chicago, quando um grupo de vendedores de imóveis, são convocados para entrar em uma disputa, onde o melhor vendedor ganhará como prêmios de destaque na venda, sendo o primeiro prêmio é um automóvel Cadillac, o segundo um jogo de facas e o terceiro é a demissão.

A noticia é repassada de uma forma um tanto quanto agressiva, pelo representante grosseiro e arrogante da matriz da empresa, localizada em Nova Iorque, sendo que quem efetivar uma última venda no período que se encerra pode sair de carro novo, com uma generosa comissão e com o reconhecimento dos chefes. 

O filme repassa que não será empecilho algum os métodos para se atingir os objetivos de venda, e a equipe se desestruture e a competição vire um tanto quanto selvagem, no ditame popular “salve-se quem puder”. Sendo o fundamento desta trama o próprio titulo “O sucesso a qualquer preço”, mesmo que surja uma luta desesperada e inescrupulosa mesmo que contra a ética social e do trabalho.

As cenas do filme são basicamente entre os funcionários da imobiliária, no escritório e em um bar em frente ao escritório, sendo conversas entre os personagens, sobre as vendas, de como poderão ganhar o premio e de como se mantar na empresa, além das tentativas de vender por telefone, sendo sempre infrutíferas essas. As cenas ainda enfatizam as diversas situações do trabalho, onde este pode enobrecer o homem ou ao mesmo tempo corromper este, ou até mesmo destruir uma carreira e a vida social, podemos observar que o filme mesmo sendo datado de 1992, ainda é atualíssimo na questão da psicopatologia do trabalho.

Na representatividade cênica podemos observar os esforços dos quatro vendedores do escritório imobiliário, ao tentar vender terrenos pouco valorizados, sendo que as principais ferramentas de trabalho são as informações trazidas através de fichas antigas que contêm os dados de pessoas interessadas em comprar terra para construir suas casas ou apenas investir.

Mas percebe-se que os sócios da empresa instituíram que clientes bons, de fichas boas, somente seria repassado a vendedores que obtinham melhores vendas, deixando o restante

No entanto, os sócios do escritório têm a política de só passar as boas dicas para os vendedores que tiverem feito mais vendas, deixando os outros vendedores com dicas antigas e de pouco retorno. Os fracos resultados do escritório levam os sócios Mitch e Murray (que não aparecem no filme, a não ser como nomes sem rosto) a instituírem um concurso interno, onde o melhor vendedor ganharia um carro e o segundo melhor, um conjunto de facas. Os outros dois seriam demitidos. Para anunciar sua nova estratégia, envia Blake, um executivo que, com um discurso absolutamente opressor, deixa clara as novas regras do jogo: sempre fechar o negócio (always be closing).

A partir desse momento, cada um dos vendedores reagirá de acordo com sua necessidade e percepção para enfrentar o desespero do momento. No entanto, eles ainda precisam lidar com a incompetência e a volatilidade do gerente Williamson, escondido atrás das “ordens da matriz” e, ao mesmo tempo, um empecilho aos vendedores.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Cena 1:

02:43 a 04:30- Os trabalhadores estão trabalhando fora do horário normal (trabalho noturno). Não possuem rotina de trabalho, pois é noite e continuam trabalhando, estado de estresse.

Teoria: A explicação para a ocorrência do estado de estresse é biológica e diz respeito a necessidade de adaptação ou ajustamento do organismo frente as pressões do meio com as quais este se depara (CODO, SORATTO E MENEZES, 2004).

Comentários/conclusões: Devido as táticas de trabalho, os personagens para sobreviverem a este ambiente, participam de expedientes desonestos, sem carga horária, apenas com intuito de obter bons negócios. Percebe-se também que sofrem pressões tanto na empresa, quanto fora dela, como questões familiares por exemplo.

Cena 2:

08:22 a 08:55 - Mudança no esquema da empresa para mais lucro, os trabalhadores recebem a missão de em 1 semana realizarem grandes vendas para permanecerem na empresa quem não atingir as metas será demitido.

Teoria: Estudos clássicos da sociologia do trabalho veem as estratégias de gerenciamento e na própria organização do processo de trabalho a presença de mecanismos de controle do disciplinamento.

São identificadas três elementos do controle do processo de trabalho, sobre o direcionamento da tarefa, na avaliação do trabalho realizado e na premiação e disciplinamento dos trabalhadores (SATO, 2003),

Comentários/Conclusões: Muitas vezes é necessário mudar as estratégias de gerenciamento tanto para resolução de problemas, como também para maior obtenção de lucros. Onde podemos perceber no filme, que para obter mais lucros, mudaram as táticas da empresa, estabelecendo mecanismos de competição, para que os personagens internalizassem como forma de jogo “onde só os melhores sobreviverão”, e estes seriam recompensados com prêmios. O chefe da central se usa como modelo para estes, como forma de mito, onde se esforçou e trabalhou tanto, que agora é muito bem sucedido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com