TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cinco Pontos do Arminianismo

Por:   •  2/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Arminianismo

É uma escola de pensamento soteriológica (doutrina da salvação), baseada nas ideias do teólogo holandês Jacobus Arminius (1560-1609) e seus seguidores históricos. Alguns anos depois da morte de Arminius, seus discípulos formularam sua doutrina em cinco pontos principais, que ficou conhecido como Os Cinco Pontos do Arminianismo.

Esses ensinamentos afirmam que cada pessoa tem a capacidade de escolha, ou livre-arbítrio. Essa liberdade para escolher não é total, mas nos dá capacidade para decidir nosso destino e nos torna responsáveis por nossas ações. Com base nisso, o Arminianismo foi resumido nestes cinco pontos principais: 1. Salvação pela Fé - Em Sua soberania, Deus decidiu enviar seu único filho Jesus para nos salvar do pecado e do castigo eterno do pecado. A única forma de recebermos essa salvação é pela fé. Não podemos fazer nada para merecer. A salvação é um presente de Deus, dado de graça a quem crê (João 3:16-18).2. Expiação Total - A morte de Jesus na cruz foi suficiente para salvar toda a humanidade! Graças a ele, todos podem ter seus pecados perdoados (1 João 2:1-2). Deus quer que todos sejam salvos. No entanto, somente aqueles que crêem em Jesus recebem o perdão dos pecados e a salvação.3. Depravação Total - Sozinho nada podemos fazer para nos salvarmos. Tudo que fazemos está manchado pelo pecado e não somos capazes de fazer nada perfeitamente bom. Sem Deus, estamos todos condenados. A fé é um dom que vem de Deus. Somente quando Ele nos dá fé, pela ação do Espírito Santo, é que podemos ser salvos (Efésios 2:8-9). A salvação vem toda de Deus.4. Graça Resistível - Precisamos da graça de Deus para termos fé e sermos salvos. No entanto, Deus ainda nos dá capacidade para escolher. Se quisermos, podemos resistir ao Espírito Santo, rejeitando seu chamado e a fé que nos oferece (Hebreus 3:12-15). Sozinhos não podemos fazer nada para alcançar a salvação mas podemos rejeitar a salvação, se realmente queremos.5. Garantia da Salvação Questionável - O Arminianismo questiona o ensino que um cristão não pode perder a salvação. Algumas passagens da Bíblia parecem sugerir que é possível perder a salvação, dizendo que é preciso perseverar na fé até ao fim (Mateus 10:22). Por isso, alguns arminianos afirmam que é possível perder a salvação, enquanto que outros deixam a questão em aberto, não tomando nenhuma posição categórica.

A Bíblia diz que somos responsáveis por nossas ações, porque temos livre-arbítrio. Nossas escolhas fazem a diferença. Mas, ao mesmo tempo, somos completamente dependentes de Deus. Sem a ação de Deus, ninguém consegue se salvar. O Arminianismo aceita esses dois lados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com