TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cincos Forças De Porter

Artigos Científicos: As Cincos Forças De Porter. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  1.376 Visualizações

Página 1 de 3

Em 1979, Michael Porter fez um estudo e elaborou um modelo teorico conhecido como as Cinco Forças de Competitividade e destinou a analisar e verificar caminhos na competição acirrada entre varias empresas de vários segmentos. Segundo Porter, toda força competitiva deve ser bem analisada para que sirva de fonte estratégica para uma empresa ser eficiente e ter um diferencial no mercado tão acirrado hoje em dia.

A força de uma empresa é conceituada como um fator microambiente, sendo fator fundamental num melhor atendimento a clientes e obtenção de lucros. Mudança de força ou de foco dessa força leva uma empresa a um novo processo de pesquisa, avaliação de mercado e planejamento. O modelo de cinco forças de Porter possibilita a análise do grau de atratividade de um setor comercial e industrial, visa identificar as cinco forças que se inserem no sistema de competitividade, uma das forças é interna no setor em uma empresa atua, e os demais são externo ao setor essa força são:

1 - Rivalidade entre os concorrentes: Para a maioria das industria, esse é o principal determinante da competitividade do mercado. Isso evidencia-se na disputa por posições táticas que envolvem preços, propaganda, introdução de novos produtos, aumento de serviços ao consumidor porque ás vezes rivais competem agressivamente, não só em relação ao preço do produto, como também a inovação e marketing , essa intensidade da rivalidade competitiva é forte quando temos Número de concorrentes e repartição de quotas de mercado; Taxa de crescimento da indústria; Diversidade de concorrentes; Complexidade e assimetria informacional; Nível de publicidade; Grau de diferenciação dos produtos; As barreiras à saída .

A situações de elevada rivalidade os concorrentes procuram ativamente captar clientes, as margens são esmagadas e a atuação centra-se em cortes de preços e descontos de quantidade

2 - Poder de Negociação dos clientes: Temos dois lados o da empresa que tem como objetivo de analisar a competição entre empresas, e para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente e a do cliente que é a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas comprado por um preço bom e com qualidade

Por exemplo, ou se é uma pequena indústria vendendo a uma rede de hipermercados – o poder de negociação vai variar muito. O poder depende da barreira de mudança que um cliente tem para migrar para outro fornecedor, ou seja, o quão inconveniente será essa mudança.

3 -Poder de Negociação dos fornecedores: Também descrito como mercado de insumos e fornecedores de matéria-prima, componentes e serviços para a empresa pode ser uma fonte de poder. Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa, ou por exemplo, cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos.

4- Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes: As empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma fatia ou uma parcela de um setor e frequentemente recursos substanciais. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais dificil a sua fixação no mercado: a ameaça de entrada é pequena. Se o concorrente estabelecer-se pode haver perda de rentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com