TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sacramentos da Igreja

Por:   •  9/9/2021  •  Artigo  •  18.083 Palavras (73 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 73

O Sacramento do Batismo

I – FUNDAMENTAÇÃO TEOLÓGICA

“O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão” (CIC 1213).

  1. O Batismo é o sacramento da fé.

Muitos textos do Novo Testamento mostram a relação íntima entre fé e Batismo (At 2,37-38; 8,37-38). A fé que nasce da pregação da Palavra de Deus é condição para o Batismo. Não é ainda uma fé perfeita e madura, mas um começo, que deve desenvolver-se. Tanto para crianças como para adultos a fé deve crescer depois do Batismo.

No caso do Batismo de crianças, quem recebe o sacramento não pode acolher a Palavra de Deus, nem fazer um ato de fé. Em lugar delas, são os pais e padrinhos que professam a fé. Por isso, é imprescindível a ajuda dos pais e padrinhos para que a graça do Batismo possa desabrochar e produzir frutos. Devem estar comprometidos com Cristo e prontos a ajudar o novo batizado, criança ou adulto, em sua caminhada na vida cristã. A comunidade também tem uma parcela de responsabilidade no desenvolvimento e na conservação da graça recebida no Batismo.

Quando os pais não têm fé para comunicar aos filhos pequenos, também não tem por que batizá-los. Deve-se deixar o Batismo para o momento da catequese.

  1. O Batismo nos torna membros da Igreja.

O Batismo é o sacramento da entrada na Igreja, que nos faz Igreja. Essa é a dimensão essencial do Batismo: o ingresso na família de Deus que é a comunidade de Jesus Cristo, a Igreja. Pelo Batismo passamos a fazer parte da família dos filhos de Deus. “O Batismo faz-nos membros do Corpo de Cristo. ‘Somos membros uns dos outros’ (Ef 4,25). O Batismo incorpora à Igreja. Das fontes batismais nasce o único povo de Deus da nova aliança, que supera todos os limites naturais ou humanos das nações, das culturas, das raças e dos sexos” (CIC 1267).

Muitos textos do Novo Testamento nos falam desta inserção do batizado na família de Deus, no corpo de Cristo (1Cor 12,13; 1Pd 2,5; Ef 4,4-6; At 2,41. 47). Recebemos o dom da fé e a graça do Batismo na Igreja, para sermos Igreja.

Pelo Batismo somos consagrados a Cristo dentro da Igreja, inseridos no mistério pascal de sua morte e ressurreição. Portanto, o Batismo não é um ato isolado, mas evento de toda comunidade eclesial. Pelo Batismo pertencemos a Jesus Cristo e à sua Igreja.

  1. O Batismo nos lava do pecado.

O próprio uso da água já nos diz que o Batismo nos lava, nos purifica, nos liberta dos pecados e da escravidão do mal (1Cor 6,9-11; Ef 5,26-27; Hb 10,22; Rm 6,3-7).

O sacramento do Batismo tira o pecado. Quando um adulto é batizado, todos os pecados que cometeu até aquele momento são perdoados, desde que esteja arrependido. No caso de uma criança pequena, é tirado o pecado original, a raiz do pecado. Na oração sobre a água pedimos ao Pai que “homem e mulher, criados à vossa imagem, sejam lavados da antiga culpa pelo Batismo”.

O Novo Testamento dá testemunho desta fé no Batismo “para a remissão dos pecados” (At 2,38; 22,16; Ef 5,26).

  1. O Batismo nos dá vida nova.

Na bênção da água batismal pedimos: “Que o Espírito Santo dê por esta água a graça de Cristo, a fim de que homem e mulher, criados à vossa imagem, sejam lavados da antiga culpa pelo Batismo e renasçam pela água e pelo Espírito Santo para uma vida nova”.

O Batismo transforma nosso ser e nos faz renascer para uma vida nova, para a vida dos filhos de Deus. Jesus nos fala deste novo nascimento na conversa com Nicodemos: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus” (Jo 3,5).

O Batismo nos faz pessoas novas (2Cor 5,17), filhos adotivos de Deus (Gl 3,26-27; 4,5-7; Jo 1,12-13), participantes da natureza divina (2Pd 1,4), membros de Cristo (1Cor 6,15; 12,27), herdeiros de Deus (Rm 8,14-17), templos do Espírito Santo (1Cor 6,19; 3,16). A vida nova dos batizados é a participação na vida de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

  1. No Batismo celebramos o mistério pascal.

No final da bênção da água batismal se diz: “Nós vos pedimos, ó Pai, que por vosso Filho desça sobre esta água a força do Espírito Santo. E todos os que, pelo batismo, forem sepultados na morte com Cristo, ressuscitem com ele para a vida”.

Pelo Batismo fomos sepultados na morte com Cristo e ressuscitamos com ele para a vida eterna. Morremos para o pecado e ressurgimos para uma nova vida em Cristo (Rm 6,1-11; Cl 2,12).

A nossa vida de batizados é uma vida pascal. Mortos e ressuscitados com Cristo, devemos evitar todo pecado e estarmos a serviço de Deus e dos irmãos e irmãs, vivendo uma vida nova.

  1. Pelo Batismo participamos da missão profética, sacerdotal e real de Cristo.

Pelo Batismo nos tornamos participantes da missão profética, sacerdotal e real (pastoral) de Cristo (1Pd 2,4-10; Ap 1,5-6; Rm 12,1; 1Jo 3,16; Mt 13,57; Mc 6,4; Lc 13,33).

Pela missão profética professamos e testemunhamos a fé, anunciamos o Evangelho, denunciamos a injustiça, a violência e tudo aquilo que destrói a vida.

Pela missão sacerdotal louvamos e servimos a Deus; servimos também os irmãos e irmãs; participamos das celebrações da Eucaristia ou da Palavra, dos sacramentos, dos grupos de família, dos movimentos; vivemos os mandamentos e as bem-aventuranças; rezamos em família e em comunidade.

Pela missão real (pastoral) somos fermento na comunidade e no mundo pela vivência dos valores do Reino; tomamos parte dos grupos, organizações, associações e pastorais que lutam pela vida e pelo bem comum; fazemos de nossa vida um dom a serviço da vida, das pessoas e da comunidade; colaboramos na construção de uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e feliz.

  1. O Batismo é a porta da vida no Espírito.

A bênção da água batismal mostra que no início do ser cristão está o Espírito Santo, o Espírito que já na origem do mundo pairava sobre as águas, o Espírito que se manifestou sobre Jesus quando foi batizado no Jordão, o Espírito que nos faz nascer para uma vida nova no Batismo, o Espírito que nos faz participar na morte e na ressurreição de Jesus Cristo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (114.8 Kb)   pdf (316.5 Kb)   docx (68.7 Kb)  
Continuar por mais 72 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com