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Os Samaritanos E O Novo Testamento

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Por:   •  22/10/2014  •  2.406 Palavras (10 Páginas)  •  412 Visualizações

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Os Samaritanos e o Novo Testamento

Sete Erros no Evangelho de João

Por Sha’ul Bentsion

I - Introdução

A motivação para a escrita deste material, que é um pouco distinto do tipo de trabalho

que costumo realizar, ocorre por um motivo muito simples: Nunca havia lido nada

semelhante. O que não é surpreendente, uma vez que pouca gente tem contato com

israelitas do Reino do Norte, atualmente conhecidos como samaritanos.

Durante minha visita a Israel, tive o privilégio de entrevistar Benyamim Sedaka, que é

não apenas o principal acadêmico da comunidade samaritana, autor de vários livros sobre

os samaritanos que são utilizados em universidades, tradutor da Torah Samaritana, e

responsável por todos os artigos sobre o Samaritanismo na Encyclopedia Judaica.

Depois de me debruçar sobre a literatura samaritana por ele indicada, além de dirimir

algumas questões pessoalmente, observei que há vários erros - não sutis, mas erros

bastante básicos - na história da mulher samaritana narrada no evangelho de João, que

aqui gostaria de compartilhar. Para isso, cito o texto neo-testamentário em vermelho.

O texto neo-testamentário que relata o encontro de Jesus/Yeshua com a mulher

samaritana se encontra em João 4:3-42. É interessante que o leitor faça a leitura dessa

narrativa antes de continuar neste artigo.

II - Primeiro Erro: Crenças Básicas

"Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta." (João 4:19)

Aqui ocorre o primeiro erro. Os samaritanos não crêem que existam profetas ao longo das gerações. Os quatro pilares da fé samaritana, cujas origens são datadas

no mínimo da época do Segundo Templo, são descritos abaixo, em documento da A. B. Institute of Samaritan Studies:

"1. Um Elohim, que é o Elohim de Israel

2. Um Profeta, Moshe Ben Amram

3. Um Livro Sagrado, o Pentateuco: a Torah entregue por Moshe

Um Lugar Sagrado: o monte Guerizim

A estes é adicionada a crença no Taheb filho de José (O Retornador, O Restaurador, um profeta como Moisés) que aparecerá no Dia da Vingança e Recompensa nos últimos dias." (Who are the Israelite Samaritans)

A mulher samaritana precisaria ser ignorante quanto à sua própria tradição para

chamar Jesus/Yeshua de profeta, uma vez que os samaritanos só reconhecem um profeta, Moshe (Moisés), e aguardam outro, denominado na tradição samaritana de Taheb.

Pela tradição samaritana, o Taheb, o restaurador, será um líder seja de Efrayim ou

Menashe que irá guiar Israel como nos tempos de Moshe. Porém, em sendo judeu, Jesus/Yeshua jamais preencheria o requisito básico para ser o Taheb.

III - Segundo Erro: A Importância do Monte Guerizim

"Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. O Eterno(*) é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em

verdade." (João 4:20-24 - (*) termo pagão substituído)

Há mais um erro grave também aqui neste trecho.

Pode parecer tentadora a ideia de que Jesus/Yeshua teria corrigido a mulher, afirmando que tempos viriam em que o Eterno seria adorado não em lugar algum, mas "em espírito e em verdade".

Para os que crêem no Tanach, a frase acima já é uma contradição, uma vez que o Tanach fala abundantemente da centralidade de Yerushalayim (Jerusalém) como local de adoração para os tempos vindouros. Por exemplo:

“E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte de Hashem, e casa do Elohim de Ya’akov, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de sairá a Torah, e de Yerushalayim a palavra de Hashem.” (Michah/Miquéias 4:2)

“Exulta, e alegra-te ó filha de Tsiyon, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz Hashem. E naquele dia muitas nações se ajuntarão a Hashem, e serão o meu povo, e habitarei no meio de ti e saberás que Hashem Tseva’ot me enviou a ti. Então Hashem herdará a Yehudah como sua porção na terra santa, e ainda escolherá a Yerushalayim. Cala-te, toda a carne, diante de Hashem, porque ele se levantou da sua santa morada.”

(Zechariyah/Zacarias 2:10-13)

Para contornar passagens tais como as acima, e muitas outras, é comum que o

Cristianismo as espiritualize, uma vez que se tratam de profecias.

Porém, para o caso do monte Guerizim e sua relação com os samaritanos, a

espiritualização não seria uma saída possível.

Porque, diferentemente do que ocorre para nós judeus, a ideia da centralidade do

monte Guerizim para os samaritanos não é profética.

Para os samaritanos, o lugar de adoração faz parte dos Asseret haDibrot (Dez

Mandamentos) na sua versão da Torah. Na Torah samaritana, o não cobiçar a mulher dopróximo e os seus pertences aparecem como um único mandamento. E o décimo mandamento aparece da seguinte forma:

"E será que quando o vosso Elohim vos trouxer à terra de Kena'an, que ireis herdar, vós vos erguereis grandes pedras, e as cobrirão com reboco, e escreverão nelas todas as palavras desta Torah. E será que, quando passares pelo Yarden, colocareis estas pedras,

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