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PRESEVAÇAO PELA GRAÇA SALVADORA

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Por:   •  12/11/2013  •  11.123 Palavras (45 Páginas)  •  648 Visualizações

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FEST- FILEMON ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA

A PERSEVERANÇA DOS SANTOS SALVOS PELA GRAÇA

ALUNO MARCIO SATIRO DA SILVA

MATRÍCULA: 04882/2146

CARUARU

2013

FEST- FILEMON ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA

A PERSEVERANÇA DOS SANTOS SALVOS PELA GRAÇA

MARCIO SATIRO DA SILVA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado

Como requisito final no curso pós-graduação no novo testamento

seminário filemom

CARUARU

2013

Agradeço de coração

A DEUS E MEUS QUERIDOS AMIGOS

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

SUMARIO

1-PERSEVERANÇA DOS SANTOS SALVOS PELA GRAÇA

1.2- Exposição de Romanos 8:31-39

1.3- Resultados Práticos da Doutrina da Perseverança dos Santos SALVO PELA GRAÇA

1.4-FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA DA PERSEVERANÇA DOS SANTOS SALVOS PELA GRAÇA

2.1- Agostinho

2.2- Pelágio

2.3- Thomás de Aquino

2.4.1- Martinho Lutero

2.4.2- João Calvino

2.4.3-JACOBUS ARMINIUS

2.5.1 Remonstrantes Após a morte de arminius

2.6- A Posição dos Puritanos.

2.7- A Posição Metodista Wesleyana

2.8- A doutrina nos Dias Atuais.

2.9- As Confissões Histórica

2.9.1- O Sínodo de Dort

2.9.3- O Concílio de Trento. 1545 -1563

2.9.2- Confissão de Fé de Westminster

2.9.3-BENEFÍCIOS PRÁTICOS DA PERSERVERANÇA DOS SANTOS PELA GRAÇA NA VIDA DA IGREJA HOJE

3.1 – Gratidão

3.2- Segurança de Salvação PELA GRAÇA

3.3- Conforto nas Provações.

3.4- Santidade

BASE DOUTRINÁRIA DA PERSEVERANÇA DOS SANTOS SALVOS PELA GRAÇA

No presente capítulo, apresentaremos de forma resumida a doutrina da Perseverança dos Santos, através da definição dos termos: “Perseverança” e “Santos”, veremos o sentido que empregaremos em nosso trabalho, pela exposição do texto de Romanos 8.31-39, faremos a apresentação da base bíblica da doutrina e culminaremos então com os resultados práticos da doutrina na vida da Igreja Hoje.

1.1- Definição de termos:

As palavras que formam esta frase “Perseverança dos Santos salvos pela graça”, expressam o sentido desta doutrina do ponto de vista teológico . O nome desta doutrina é dado pela maioria dos escritores como “Perseverança dos Santos”. Para alguns, este título justifica o ponto de vista teológico, de modo melhor. Embora, outros escritores preferem dar a esta doutrina outros nomes como: “Segurança Eterna”, “Preservação”, “Segurança dos Crentes”. Outros, preferem desenvolver o assunto, respondendo à pergunta: “ É possível o crente salvo pela graça poderá perder a salvação?”.

A maioria dos teólogos entendem que o título “Perseverança dos Santos” é melhor.

O termo “perseverança” vem do grego “upomoné”, que significa: permanecer, resistir, constância. Esse vocábulo grego denota a resistência paciente, sob circunstâncias adversas, com base na idéia de alguém que leva aos ombros uma carga pesada, mas da qual não desiste. Sugere a disposição para continuar, em face da esperança de algum galardão ou prêmio que fora prometido”.(CHAMPLIM,1997,P.246).

Na presente monografia a frase estará sendo empregada no sentido de que aquele que foi alcançado pela graça de Deus, permanece firme pela fé em Cristo, desde o momento da conversão, até a Segunda volta de Cristo, quando se dará sua glorificação. É o momento em que o crente transpõe os umbrais da eternidade com o Senhor Jesus Cristo.

O termo “Santos” não poderia designar outros, senão aqueles que não são santos porque creram, mas porque foram separados desde a eternidade para a salvação, manifestada em Cristo, na “plenitude dos tempos”. (Ef. 1.10).

A doutrina da “Perseverança dos Santos” tem o sentido de que aqueles que foram chamados e regenerados pelo Espírito Santo, justificado por Deus. Estes sim, são santificados por Deus, para o Seu uso e para a Sua glória. Hão de ser glorificados porque o Espírito Santo estará continuamente operando em seus corações. Foi isto que Paulo afirmou ao dizer: “E aos que predestinou, a esses também chamou (pela pregação: “e assim a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo.”) a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”.(Rom. 8:30; 10:17). Os santos aos quais

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