TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peça Teatral De Natal

Artigos Científicos: Peça Teatral De Natal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 7

O JEITO INCRÍVEL DE JESUS NASCER

Frei Bernardo Cansi - OFM

Cenário- Preparar flores, bandeirinhas, ramos, brinquedos, imagem de Maria, do Menino Jesus, crucifixo, suco e bolinhos; uma vela e fósforos.

Convida-se para a celebração uma família pobre da redondeza.

Mãe - Estamos reunidos para celebrar um fato muito importante para a comunidade. O Natal de Jesus levanta muitas perguntas para todos . Ele quis vir até nós para mostrar como há possibilidade de sermos todos amigos, fraternos e familiares. Podia ter nascido numa casa com tapetes e lâmpadas de azeite acesas. Mas nasceu como um pobre. Vamos cantar, como gesto de alegria e de fé, pela sua presença viva em nossa casa.

(Canto) Noite feliz, noite feliz, ó Senhor, Deus de amor, pobrezinho nasceu em Belém. Eis na lapa Jesus nosso bem. Dorme em paz, ó Jesus. Dorme em paz, ó Jesus...

Pai - José, o pai adotivo de Jesus, era operário. Um simples carpinteiro. Amigo de muita gente, ele e Maria foram os encarregados da educação de Jesus. Foi uma honra. Mas não deixou de ser uma responsabilidade. Deus podia escolher doutores, com muitos diplomas e medalhas, para educar o Salvador do mundo. Preferiu um casal modesto, pobre, cheio de fé e união. (Traz a imagem de Jesus.) Vamos acolher com alegria e festa a imagem de Jesus criança entre nós com uma salva de palmas bem forte. Vamos beijar esta imagem como se déssemos um grande carinho a Jesus. Beijar Jesus significa ser um ótimo e fiel amigo dele.

Filho - Observem como aconteceu o nascimento de Jesus: "Era noite escura. Todos diziam: 'Amanhã vai cair neve'. Não havia lâmpada acesa, nem fogo, nem cobertor grosso, nem travesseiro de penas, nem lã, nem remédios. Imaginemos como Maria ficou preocupada no parto e durante a noite toda. Por quantas dificuldades passou José! Jesus podia ter morrido. A sorte foi que tudo correu bem! E foi a noite mais importante da terra toda!"

Crianças - (Colocam ao redor de Jesus seus brinquedos.) Queremos oferecer a Jesus nossos brinquedos. Ele sofreu muito por nós. Será que ele tinha brinquedos como nós? Há muita criança no Brasil que sofre como Jesus!

Todos - (Canta-se "Parabéns a você".)

Pai – Estamos celebrando o nascimento de Jesus. Então que nos preparemos dignamente para esse acontecimento, com mais justiça, solidariedade e paz entre nós.

Mãe - Em Belém não havia um quarto para Maria dar à luz o nenê. Todo mundo estava acomodado debaixo dos cobertores, em seus quartos quentes. Quais foram as pessoas que se apressaram em visitar e perguntar se Maria e José precisavam de alguma coisa? Foram pessoas bem pobres, as mais desprezadas da redondeza: os pastores. E quando chegaram perto da estrebaria, onde estavam Jesus Menino, Maria e José, pararam e olharam. Devagarinho, dobraram seus joelhos. Corações e rostos se encheram de uma extraordinária felicidade. Adoraram Jesus como rei do mundo. Vamos também ajoelhar diante de Deus que mora entre nós. Voltemos nosso olhar para a imagem de Jesus. Sua casa somos todos nós. Ele ama de preferência os pobres e sofredores. Se alguém quiser dizer algumas palavras a Jesus, diga-as em voz alta. Demonstremos nosso amor a ele.

Pai - Pensemos nas crianças que nesta noite estão nascendo. Estamos certos de que a maioria delas está nascendo no abandono, em camas apertadas. Quantas mães morrem dando à luz. Belém é o Brasil. Muitas mães estão cuidando de filhos em casas sujas como estrebarias, porque não têm melhores condições. Lutam a vida inteira e nada conseguem. Belém é a favela. Belém é o barraco coberto de papelão. Quanto sangue derramado de mães que dão à luz filhos e filhas! O Brasil é uma vasta Belém abandonada e explorada pêlos gananciosos! Rezemos!

Todos - Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por nós!

Mãe - Rezemos às mamães que sofrem, que choram, que molham o avental de tanta lágrima e tanta dor! Rezemos!

Todos - Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por nós!

Filha- Quando vamos ao cemitério, vemos lá no fundo, naquele canto, túmulos pequeninos. São covas abertas na superfície da terra. São centenas! Sobre elas há uma flor e uma cruz. São de crianças que morreram cedo e não puderam ir à escola nem fizeram a primeira comunhão. Ninguém pode cantar-lhes "Parabéns a você!" Rezemos!

Todos - Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por nós!

Filho - Gastam-se milhões em coisas inúteis no Brasil. Os que têm dinheiro só pensam em si e exploram os operários e lavradores. Os que não têm terra, gado, carro acabam morrendo como animais. Ninguém pensa neles. E são as jóias mais estimadas por Jesus. Enquanto as autoridades enganam o povo com promessas, Jesus vai ao encontro dos pobres para valorizá-los e libertá-los da miséria. Rezemos!

Todos - Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por nós!

Filha - Os que pedem esmolas estão enchendo a cidade. Há muita gente bêbada, drogada e triste. Os morros estão cobertos de casas. Quando vem a chuva é um desalento,e motivo de grande preocupação. Rezemos!

Todos - Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por nós!

Mãe - Os animais vieram para aquecer o corpo de Jesus. Hoje, há crianças que nascem no meio de baratas, ratos, mosquitos e perigos. Muitos sabem disso e nada fazem. Querem, ao contrário, que as mães pobres tomem remédio ou façam operação para nunca mais ter filhos. Assim, aqueles que possuem riquezas querem viver sempre mais no gozo e no egoísmo. Eles sabem que têm muita culpa diante dos pobres do Brasil. Rezemos!

Todos - Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por nós!

(Canto) Maria de Nazaré, Maria me cativou. Fez mais forte a minha fé, e por filho me adotou...

Pai - A fim de que tenhamos um Brasil mais unido e justo, rezemos:

Todos - Maria, dai-nos a paz em nossa terra.

Pai - Para que haja mais respeito aos pobres, rezemos:

Todos - Maria, dai-nos a paz em nossa terra.

Mãe - Para que os jovens e as crianças sejam ajudados a ser seguidores de Jesus, rezemos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com