TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pregação Sobre O sábado

Artigos Científicos: Pregação Sobre O sábado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

Sobre o sábado

A primeira vez que aparece o sábado é em Gn 2.2-3. NO SÁBADO NÃO É QUE DEUS SE CANSOU, MAS QUE SUSPENDEU SUAS ATIVIDADES DA CRIAÇÃO.

I – O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O SÁBADO

“A palavra “sábado” vem do vocábulo hebraico “shabath”, e significa, literalmente “folgar”; “descansar”; “parar”; “cessar”. Logo, o termo não significa “sétimo dia” como alguns pensam, e sim, “descanso”. O verbo é encontrado mais de setenta vezes no AT, e, como substantivo, aparece 111 vezes” (REIFLER, 2007, p. 88).

1.1 A guarda do sábado foi instituída por Deus para o povo de Israel. O sábado foi instituído por Deus no momento em que os filhos de Israel receberam o maná (Êx 31.12-17). Este mandamento deveria ser observado pelos judeus como um cerimonial, no qual a sinceridade e a pureza do coração tinham de estar presentes quando o mesmo fosse observado (Lv 26.14-16; Ez 20.12,20). Do contrário, não passaria de uma prática religiosa vã (Is 1.11-17).

O sábado era um sinal, como o foi a circuncisão, entre Deus e os filhos de Israel, assim como o arco era um sinal do pacto com Noé. Vejam a similitude que há nessas ordenanças:

Arco: “Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas... será por sinal entre mim e a terra” (Gn 9.12-13).

Circuncisão: “Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti... e circundareis a carne do vosso prepúcio, e isto será por sinal da aliança entre mim e vós. E o homem incircunciso... será extirpado do seu povo” (Gn 17.10,11,13).

Sábado: “Tu, pois, fala aos filhos de |Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados, porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações, para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto, guardareis o sábado...aquele que o profanar, certamente morrerá” (Êx 31.13-14).

A instituição do sábado está associada à lembrança da libertação da escravidão egípcia (Dt5.15; Ez 20.10-20).

Tais leis foram sombras das coisas futuras. Embora estabelecidas como estatuto perpétuo, como também a páscoa, a queima de incenso, o sacerdócio levítico e ofertas de paz, vigoraram até o estabelecimento do novo pacto em Cristo Jesus. Vejamos:

Cl 2.13 “E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas”.

Rm 6.14 O homem não pôde, pela lei, livrar-se da morte do pecado. Ninguém, até hoje, conseguiu cumprir fielmente toda a vontade de Deus expressa na lei. Cristo veio para nos livrar das penalidades da lei, visto que estamos não debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Cl 2.14 “Havendo riscado a cédula que era de alguma maneira contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”.

“O consenso unânime de comentaristas é que essas três expressões [“dias de festa”, “lua nova” e “sábados”] representam uma lógica e progressiva sequência (anual, mensal e semanal). Este ponto de vista é válido pela ocorrência desses termos...Um outro significativo argumento contra os sábados cerimoniais é o fato de que estes já estão incluídos nas palavras dias de festa (ou festividades – no original)... esta indicação positivamente mostra que a palavra Sabbaton como é usada em Cl 2.16 não pode referir-se aos sábados cerimoniais anuais. Leiam a seguinte promessa: “E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades” (Os 2.11; cf. Cl 2.14,16).

Vamos ver o que mais a Nova Aliança diz a respeito da anterior:

“O mandamento anterior é anulado por causa da sua fraqueza e inutilidade. Pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma, e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus” (Hb 7.18-19). Só chegaremos a Deus pela aceitação dos termos da Nova Aliança, isto é, pela graça, mediante a fé em Jesus (Jo 3.15-18; Rm 10.9; Ef 2.8-9). A salvação do ladrão na cruz é exemplo. Foi salvo não pelo cumprimento da lei, mas por graça e fé (Lc 23.46).

O Novo Testamento diz que Cristo “alcançou ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto que está confirmado em melhores promessas. Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. Dizendo Nova Aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar” (Hb8.6,7,13).

​Mas, se a lei foi abolida em Cristo, então podemos matar, cometer adultério, desobedecer a nossos pais? A resposta precisa ser encontrada no Novo Concerto, que ratificou os Dez Mandamentos, exceto a guarda do sábado. Em nenhuma parte do Novo Testamento encontraremos a ordem para reservar o sétimo dia. Vejamos o Decálogo e a correspondente instrução na Nova Aliança:

“Não terás outros deuses diante de mim” (At 14.15);

“Não farás para ti imagem de escultura” (1 Ts 1.9; 1 Jo 5.21);

“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” (Tg 5.12);

“Lembra-te do dia do sábado para o santificar” (não mencionado no NT);

“Honra teu pai e a tua mãe” (Ef 6.1);

“Não matarás” ,

“Não adulterarás”,

“Não furtarás”,

“Não cobiçarás” (Rm 13.9);

“Não dirás falso testemunho” (Cl 3.9).

SE ALGUÉM QUER GUARDA O SÁBADO

Se alguém deseja guardar o sábado, que o faça segundo prescreve o Antigo Testamento, assim: não ferver ou assar comida (Êx 16.23) Deus dava o mana por dois dias Ex 16.29,30; não sair de casa nesse dia (Êx 16.29); não acender fogo " a lâmpada foi inventada em 1879, 24 de outubro por Thomaz Édison.(Êx35.3); não viajar (Ne 10.31); não carregar peso (Jr 17.21); não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com