TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pti - Ads - 1º Sem - Produção Textual Individual

Trabalho Universitário: Pti - Ads - 1º Sem - Produção Textual Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  3.992 Palavras (16 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

RICELLI PEREIRA ANGÉLICO

ANALISANDO E GERENCIANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

ITAMARAJU

2014

RICELLI PEREIRA ANGÉLICO

ANALISANDO E GERENCIANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interação Humano-Computador; Ética, Política e Sociedade; Segurança da Informação; Sistemas de Computação e Informação.

Prof.(s) Merris Mozer; Sergio de Goes Barboza; Adriane Loper; Marco Hisatomi.

ITAMARAJU

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 OBJETIVO 6

3 DESENVOLVIMENTO 7

3.1 ANALISE DOS WEBSITES 7

3.2 SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES 8

3.3 HUMANIZAÇÃO, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO 11

3.4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 12

3.4.1 – Sistemas de Informação Estratégicos – SIE 13

3.4.2 – Sistemas de Apoio à Decisão - SAD 14

3.4.3 – Sistemas de Informação Gerencial – SIG 15

3.4.4 – Sistemas de Processamento de Transações 16

3.4.5 – Sistema de Automação de Escritório – SA ou SAE 16

4 CONCLUSÃO 17

5 – REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

Pode-se dizer que um sistema de computador, quando estudado como uma função matemática, realiza o simples ato de receber entradas de dados vindas do meio externo e produzir saídas de dados que são enviadas ao meio externo. Poderiamos entender a operação de um sistema simples, conduzido por um software do tipo calculadora ou editor de texto como a computação de uma função mátemática.

Este cenário fica bem mais complexo no momento em que associamos um histórico de informações aos sistemas de computador, criando Sistemas de Informação Computacionais.

Sistemas de informação "representam" a situação de um sistema mais amplo (a organização) que se comunica com o meio externo à esta organização, por exemplo, o sistema físico de uma empresa é maior que seu sistema de informações.

O sistema de informações de uma empresa (tudo que é codificado e manipulado de forma simbólica, não necessariamente pelo computador) é maior do que o sistema de informações computacionais da empresa (todo o simbolismo que é manipulado computacionalmente através de computadores, programas, bases e linhas de transmissão de dados). Nosso corpo é mais extenso do que nosso sistema de informações cerebrais e humorais (hormonais) que o controla.

Considerando que atualmente as empresas utilizam tecnologias para suportar a sua atividade sistémica, podemos considerar os Sistemas de Informação como uma combinação de procedimentos, informação, pessoas, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação, organizadas para o alcance de objetivos de uma organização.

Nesta busca constante pela satisfação do cliente e qualidade dos produtos, que as empresas começam a rever e reestruturar seus conceitos, tentando assim detectar e até mesmo antecipar-se aos possíveis problemas, buscando para isso, soluções imediatas e a longo prazo. Toda empresa deve ter um planejamento, gerenciamento e recursos, para poderem ser disponibilizados de acordo com sua necessidade e capacidade. Deve ter, contudo, apoio de todos os departamentos para que possa desenvolver um trabalho que permita garantir ao cliente um nível de serviço adequado ao que se propõe e ao que o cliente procura.

Entretanto este trabalho foi desenvolvido dentro do cenário proposto, ou seja, uma locadora de livros, mais precisamente, “Nossa Locadora de Livros”: estuda, entre outras características, um sistema adequado de controle de estoque e necessita para isso de um controle rigoroso. Para exercer bem essa função precisamos de um Sistema de Informação adequado, para que a empresa, não comprometa seu capital, muitas vezes com custo alto de armazenagem e com isso comprometendo sua competitividade.

O estudo foi desenvolvido através do sugerido e teve como intuito as seguintes diretrizes: “Pesquisa de dois sites e indicação de dois pontos positivos e negativos em relação à Interação Humano-Computador, elaborar uma análise e solução sobre a segurança das informações, apresentar um texto sobre a humanização, relação interpessoal e ética, tipos de sistemas de informação dentro da empresa ‘Nossa Locadora de Livros’ no intento de aprimorar as suas rotinas”.

2 OBJETIVO

O principal objetivo é ter um alcance das metas de melhoria não importando o tamanho da empresa. Para isso, é importante ressaltar que existem maneiras pelas quais estas metas serão atingidas.

Deste modo, esperamos o melhor para a confidencialidade de clientes, integridade e disponibilidade da informação dentro da empresa. Adequando de maneira necessária para que as informações tenham mais segurança e confiabilidade por parte dos clientes.

Neste tipo de atuação serão feitas sucessivas modificações nos processos atuais da empresa, tais como dar mais treinamento aos operadores, empregar matérias primas de qualidade mais uniforme e aperfeiçoar a forma de utilização de equipamentos e ferramentas, tais como a implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com