TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pti - Administração - Produção Textual Individual

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.999 Palavras (16 Páginas)  •  2.073 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL.................................................4

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM..........................................................................6

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE ....................................................................8

2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ..........................................................12

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................15

1. INTRODUÇÃO

Desde que o mundo existe os seres humanos trabalham e buscam aperfeiçoar seus métodos, técnicas, desenvolver avanços e novas tecnologias.

Observaremos nesta produção textual, como isso vem se desenvolvendo a partir do Taylorismo, onde Frederick W. Taylor (1856-1915) desenvolveu um método científico de organização do trabalho, que se baseava na racionalização da produção, economia de mão-de-obra, aumento da produtividade no trabalho e em acabar com qualquer desperdício de tempo. E passando por Henry Ford que era seguidor de Taylor, mas buscou melhorar as condições de trabalho do operário para aumentar a produtividade.

Veremos, que na verdade até hoje as empresas ainda utilizam esse método buscando os mesmo objetivos, e citaremos como exemplo a empresa McDonalds University. E até trabalhadores informais que utilizam desse método com o objetivo de vender.

Veremos ainda as mudanças que ocorreram tanto no sistema, como nos trabalhadores, avanços na tecnologia, e como isso influencia a vida do homem contemporâneo, a relação do homem, enquanto empregado trabalhador, com o trabalho e o mundo, a sua realidade. E, também da visão do homem, enquanto empresa, da perspectiva do empresário ao que se refere ao funcionário. Como a cultura influencia em nossa vida profissional. As necessidades do trabalhador e da empresa.

Em suma, o objetivo desta atividade é desenvolver um texto onde se encontre a aplicabilidade de um modo geral das teorias de Taylor e Ford, de seus avanços, das teorias que nasceram através das idéias dos mesmos, para que possamos utilizar, e a cada dia mais melhorarmos nossas condições enquanto gestores e as condições dos demais funcionários, sem deixarmos de buscar sempre alcançar os objetivos da empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

2.1.1 O Taylorismo e o Fordismo visam a racionalização da produção em massa, com aumento da produção, com baixo custo em um tempo menor.

Tanto Taylor quanto Ford visavam um modelo de produção capitalista em que os trabalhadores somente executavam tarefas pré-definidas pelo patrão, não tomando qualquer iniciativa, nem necessariamente precisavam de pensar para executar seu serviço, e que o mesmo era Homo Economicus, sendo ele individualista e movido por recompensas financeiras.

Porém como o tempo, foi observado que esses movimentos e as demais condições de trabalho estavam causando danos aos trabalhadores. E Ford, embora aplicasse os mesmos métodos de Taylor, começou a se preocupar um pouco mais com as condições de trabalho dos funcionários, até mesmo para a melhoria na produção.

Como na época em que se iniciou o sistema taylorismo e fordismo de produção, os propósitos de Taylor e Ford ainda permanecem fortemente nas empresas. No entanto, algumas delas, em busca de lucros máximos, não obedecem a legislação em vigor, desrespeitam os direitos trabalhistas, ignorando princípios fundamentais da teoria, desconsiderando a importância dos conceitos, diante do método de produção adotado.

Taylor foi o responsável pela aplicação do conceito e eficiência e produtividade na Administração. Por meio da análise das tarefas de cada operário foi possível perceber que os seus esforços não eram bem aproveitados, então ele propôs a substituição dos métodos empíricos utilizados até então, pelo método científico denominado Organização Racional do Trabalho, para extrair o potencial máximo dos operários, e assim, conseguir a produtividade máxima.

A função de operador de produção que os trabalhadores das fábricas exercem hoje, reflete o desenho de cargos e tarefas instaurados por Taylor, para atender a concepção de divisão de trabalho e especialização do operário, a partir da análise do trabalho e dos estudos de tempos e movimentos, com o intuito de aumentar a produtividade dos operários.

Para intensificar a especialização dos empregados, algumas empresas, utilizam – se do sistema de linha de montagem ou linha de produção em série, introduzido e aperfeiçoado por Ford no início do século XX. Essas organizações empregam – se princípios fundamentais para o funcionamento da linha de montagem, como simplificação e padronização, o que consequentemente gera a rotina de trabalho, com repetição de movimentos sistemático para execução de tarefas simples em tempo determinado.

Ford adotou três princípios básicos que ainda hoje são observados nas organizações:

2.1.1.1 Princípios de Intensificação: consiste em diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima e rápida colocação do produto no mercado.

2.1.1.1.1 Princípios de Economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Por meio desse princípio, conseguiu fazer com que o trator ou o automóvel fossem pagos à sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida, bem como do pagamento de salários. A velocidade de produção deve ser rápida. Diz Ford, em seu livro: “O minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de um carro, ao consumidor, na terça feira, à tarde”.

2.1.1.1.1.1 Princípio da produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com