TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quetionario A Biblia

Ensaios: Quetionario A Biblia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 7

1. Que significa a palavra bíblia?

R: A palavra grega Bíblia, em plural, deriva do grego bíblos ou bíblion (βίβλιον) que significa "rolo" ou "livro". Bíblion, no caso nominativo plural, assume a forma bíblia, significando "livros". No latim medieval, bíblia é usado como uma palavra singular — uma coleção de livros ou "a Bíblia". Foi São Jerónimo, tradutor da Vulgata Latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é na realidade uma coleção de livros catalogados, considerados pelas diversas religiões cristãs como Divinamente inspirados. É sinónimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus".

2. Ao longo de quanto tempo foram sendo escritos os livros que compõem a Bíblia?

R: O período histórico da formação da Bíblia situa-se entre 1100 a. C. ou 1200 a. C. a 100 d. C. Aproximadamente 1.300 anos.

3. Quais os primeiros fatos que foram relatados antes de serem escritos?

R: Antes de a bíblia escrita existir ela era passada de pai pra filho numa tradição oral. Nos santuários os mais jovens aprendiam sobre a história dos povos antigos, mas como nem todos frequentavam os mesmos templos a algumas divergências na forma de se catequisar.

4. Quem escreveu a Bíblia? Em que língua? Qual a importância dessas informações?

R: A bíblia foi escrita por mais de 40 atores e em três línguas diferentes. O hebraico foi à língua em que foi escrito a maioria do Antigo Testamento. Era a língua falada pelos hebreus e, atualmente, é a língua oficial do estado de Israel.

O aramaico era um grupo de dialetos muito ligado à língua hebraica. Era falado não só em Israel, mas também em vários outros países da época no mundo bíblico Os trechos bíblicos do Antigo Testamento que foram escritos em aramaico são: Ed 4. 8-6, 18; Ed 7. 12-26; Dn 2. 4-7, 28 e Jr 10. 11).

Já no Novo Testamento temos como língua original o grego. Ele não foi escrito no grego clássico, mas em um grego popular que é chamado de grego Coiné.

5. Que significa a palavra testamento (na expressão primeiro/antigo testamento)?

R: É a tradução da palavra hebraica "berite" que significa a aliança de Deus com o povo por Moisés. Na tradução dos 70 a palavra berite foi traduzida por diateke=, que em grego quer dizer aliança, contrato, testamento, acordo.

Pentateuco: Significado da palavra.

R: Pentateuco designa os cinco primeiros livros da Bíblia. Penta-teuco significa cinco tomos, como se fossem cinco volumes de uma mesma obra. Em Hebraico é chamado Tora = orientação ou Lei.

i. Livros que formam esse conjunto

R: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

ii. Tradições de redação. Característica dessas tradições

R: No geral ele descreve a formação do povo de Desus. E cada um dos livros tem um nome que representa um momento da história desse povo. Gênesis significa "origem", Êxodo, "saída" Levítico, "relativo aos levitas" Números, "conta" ou "censo" Deuteronômio, "segunda Lei".

À primeira vista, esta obra nos parece homogênea, isto é, uma só. Entretanto, ela foi escrita por vários autores, é composta de diversas camadas escritas em épocas diferentes.

Apesar da História de Israel ter começado bem antes, vamos tomar como ponto de partida o Século X, porque foi a partir dele que se escreveram as primeiras unidades literárias e também porque foi nele que Isreal começou a ler suas histórias.

Há uma hipótese documentária que diz que a Torah é uma obra composta em cinco partes, baseada em quatro documentos erigidos em épocas diferentes. Esta hipótese é a mais aceita pelos Teólogos e pelos estudiosos da Bíblia. Ela fala que a Torah foi escrita por quatro grupos com Tradições diferentes:

a) tradição Javista (J);

b) tradição Eloísta (E);

c) tradição Sacerdotal (P);

d) tradição Deuteronomista (D).

O documento Javista foi escrito no final do Século X e narra toda a história do Rei Salomão e da Corte de Jerusalém.

O documento Eloísta já foi escrito no final do Século IX ou meados do Século VIII, narra os acontecimentos dos meios proféticos do Reino do Norte, onde encontramos Elias, Eliseu, Oséias...

O documento Sacerdotal narra todos os acontecimentos e as preocupações dos meios sacerdotais saídos de Jerusalém. Foi composto também durante o Exílio da Babilônia, mas por volta do Século VI.

Enfim, o documento Deuteronomista retrata a história de Moisés e a ligação do povo à Lei de Deus. Este documento foi composto no Reino do Norte e doi somente no reinado do Rei Ezequias que sua redação terminou. A edição final se deu no Exílio da Babilônia, entre os anos 587 e 538 a.C., portanto, no Século

iii. Quando foi feita a recopilação dos textos?

R: A divisão da Toráh foi feita no séc. IV a.C., por motivos práticos (facilitar a leitura, transporte, etc). isto foi feito antes dos LXX (350-100 aC).

6. Porque o livro de Ezequiel não pode ter sido escrito no ano -600 AC?

R: Por que Ezequiel foi chamado para profetizar durante o Exílio do povo judeu na Babilônia que começou com a primeira deportação em 598 a.C. ou seja dois anos depois do inicio do cativeiro.

Acredita-se que o livro de Ezequiel tenha sido escrito por volta de 593 e 565 a.C.

7. Quando, a que língua e quem traduziu pela primeira vez os escritos do primeiro/antigo testamento?

R: Septuaginta é o nome de uma tradução da Torá, (Escrituras Hebraicas) para o idioma grego, feita no século III a.C.. Ela foi encomendada por Ptolomeu II (287 a.C.-247 a.C.), rei do Egito, para ilustrar a recém inaugurada Biblioteca de Alexandria.

A tradução ficou conhecida como a Versão dos Setenta (ou Septuaginta, palavra latina que significa setenta, ou ainda LXX), pois setenta e dois rabinos trabalharam nela e, segundo a lenda, teriam completado a tradução em setenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com