TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A bíblia Fala Sobre O Medo

Trabalho Escolar: A bíblia Fala Sobre O Medo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  4.551 Palavras (19 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 19

Jer. 6:15 (RA) Serão envergonhados, porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que coisa é envergonhar-se. Portanto cairão com os que caem; quando eu os castigar, tropeçarão, diz o Senhor.

O PROCEDER DA VERGONHA

A vergonha, a culpa, e a condenação são parecidas, no sentido de que esses sentimentos estão ligados ao pecado. Contudo, diferem quanto ao seu grau, duração e magnitude.

A vergonha é um sentimento intenso de angústia, que faz com que você queira desaparecer; extrema humilhação e remorso; um desespero intenso devido a um constrangimento miserável.

A culpa é o reconhecimento que você fez algo errado, geralmente por causa de um pecado específico.

Condenação é ser sentenciado (condenado) por se fazer algo errado.

A vergonha é mais profunda do que a culpa. Não é baseada em se fazer alguma coisa errada; é mais um sentimento de dor na alma por estarmos errados no âmago do nosso ser. A vergonha é mais cortante do que a condenação, onde a realidade do julgamento é mentalmente temida, mas vem de um árbitro externo. Quando temos vergonha, sentimos tangivelmente nossa própria depravação, em uma auto-percepção intensa.

Com esta definição, qual é o beneficio da vergonha na vida dos redimidos? A sua presença debilitante não deve ser levada em consideração, ou Deus a utiliza - até mesmo a requere? É uma questão de auto-piedade, ou algo que vem do Espírito Santo?

O CASO A FAVOR DA VERGONHA

1 Cor 15:34 (RA) Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não tem conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa.

1 Cor 6:5 (RA) Para vergonha vô-lo digo...

Eze. 16:63 (RA) para que te lembreis, e te envergonhes...

Salmo 69:5,7 (RA) Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice, e as minhas culpas não te são ocultas... Pois tenho suportado afrontas por amor a ti, e o rosto se me encobre de vexame.

Heb. 12:2 (Phi) ...Pois ele mesmo aguentou a cruz e não levou a sua vergonha em consideração [NVI: desprezando a vergonha] por causa do regozijo que ele sabia que viria após seus sofrimento...

O CASO CONTRA A VERGONHA

Isa. 54:4 (RA) Não temas, pois não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação; pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade...

Joel 2:27 (RA) Sabereis que estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e não há outros; e o meu povo jamais será envergonhado.

1 Ped. 2:6 (RA) Pois isso está na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será de modo algum envergonhado".

É preciso que entendamos que estas e outras Escrituras que são "contra" a vergonha contém promessas futuras - proferidas para mostrar o caminho e dar esperança. Em outras palavras, estes textos prometem que não seremos envergonhados se nos alinharmos com Deus e permanecermos nele até o fim. Mesmo assim, estes versículos existem; não deviríamos nos esforçar para obter estas promessas?

RECUSANDO O TRATAMENTO

A vergonha é boa ou ruim? étil ou destrutiva? Em doses pequenas ou grandes? E qual é a relação entre a vergonha e o amor?

Jer. 3:3 (RA) Pelo que foram retiradas as chuvas, e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de prostituta, e não queres ter vergonha.

Em estudos anteriores, nós falamos sobre convicção e condenação [nota da tradutora: estes dois estudos ainda não foram traduzidos] e como elas levam ao arrependimento. A convicção é mostrada na Escritura como a primeira obra do Espírito, e a condenação é a sentença (justiça) de Deus em nossa natureza pecaminosa. Espero que isto seja claro, pois é um benefício prático de nossos reflexos espirituais, pois nos trazem de volta a Cristo quando nos pegamos "na carne".

Jer 6:15 (BLH) Será que ficaram envergonhados por terem feito essas coisas que eu detesto? Não! Não ficaram envergonhados de jeito nenhum. Eles nem sabem o que é sentir vergonha e por isso vão cair como outros tem caído...

A vergonha pode também ser usada para a nossa santificação, e é bom que entendamos isso. Por exemplo, muitas vezes hesitamos em olhar atentamente para a nossa inclinação ao pecado, porque sentimos um profundo senso de vergonha... e portanto, nos distraímos para que a dor possa ser temporariamente aliviada. O sermão acabou, a sessão chegou ao término e quando nos afastamos do espelho, não lembramos como realmente estávamos.

Pode ser que parte do romance de Deus tenha o objetivo de nos preparar para que sejamos uma noiva que "fique vermelha". Certamente temos muito que ficar vermelhos, se deixarmos que o Espírito nos escrutine.

Mas "a carne" ODEIA este corar de vergonha mais do que qualquer outra coisa! Isto atinge o nosso egoísmo de uma forma muito dolorosa. Então, por que deviríamos aguentar sentimentos tão terríveis?

REAÇÕES DE DEUS

Lucas 5:8 (BLH) Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse: "Senhor, afaste-se de mim, pois sou pecador!"

A reação de Simão Pedro é uma reação comum que ocorre quando temos um encontro real com Deus. Ao ver Jesus, ele ficou "arruinado" por causa da percepção magnificada de sua depravação; ele estava tão longe da glória de Deus.

Uma coisa é brincarmos com palavras e nos enganarmos a respeito de nossa condição diante daquele que é Santo; é bem diferente quando nos deparamos com Sua bondade pura. O que pensávamos que queríamos, agora faz com que nos sintamos como nada. Quando a bondade está entrelaçada com a maldade, é mais fácil de se engolir, mais fácil de se relacionar com ela. Mas quando a bondade é pura, ela se torna estranha a nós. E nós sabemos que Deus é poderoso, mas quando experimentamos Seu poder, nossa própria insuficiência vem à tona. Nossa tendência é de nos afastarmos daquilo que mais desejamos.

Jesus não deixou Simão Pedro sem uma resposta, apesar de sua honesta reação. Ele pronunciou palavras de conforto e o chamou para ser um apóstolo. A força de vontade de Pedro chocou-se com uma vontade maior. Mas a "reação" de Pedro permaneceu intacta, para que ele passasse, futuramente, por um "tratamento" mais profundo. Somos melhores do que Simão Pedro? Temos uma necessidade menor de sermos salvos do que ele? Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com