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RELAÇÕES ENTRE CAMPEONATURAS DA IGREJA

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Por:   •  24/6/2014  •  Tese  •  4.541 Palavras (19 Páginas)  •  171 Visualizações

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O RELACIONAMENTO ENTRE OS MEMBROS DA IGREJA

Pedro, após ter tratado do porte da liderança na Igreja, dá instruções sobre o relacionamento entre os membros da Igreja, notadamente no que respeita ao "conflito de gerações", ao relacionamento liderança-liderados e no posicionamento de todos ante a vontade de Deus.

I - O "CONFLITO DE GERAÇÕES" E A IGREJA

- A Igreja é universal, abrange a todo o tipo de pessoas e, portanto, abarca todas as faixas etárias - Ef.2:11-19; Gl.3:26-29; I Pe.2:9,10.

- Sendo de índole universal, a Igreja tem de se preocupar em atender e suprir as necessidade de todas as faixas etárias, sob pena de não poder cumprir seja a sua missão evangelizadora (Mc.16:15), seja a sua missão educadora (Ef.4:11-16) - I Jo.2:12-14.

OBS: "... Através das funções que Cristo deu à Igreja: Evangelismo e Missão, O Social e A Educação, ela tem obrigação de fazer sua parte contribuindo para o bem da Humanidade..." (Osmar José da SILVA, Reflexões filosóficas de eternidade a eternidade, v.6, p.148).

- A cultura humana, através dos séculos, sempre tem sido um obstáculo para a realização deste objetivo divino - Mt.19:13-15; II Cr.36:17; Lm.5:12; At.6:1; Mt.15:3-6.

- O "conflito de gerações" é algo inevitável, ínsito à própria natureza humana decaída. Como diz conhecido provérbio "se o jovem soubesse e o velho pudesse, não haveria no mundo o que não se fizesse". Mas este "conflito" é algo que pode e deve ser administrado pela Igreja, pois ela é o refúgio da paz neste mundo - Jo.16:33; Mt.5:9; Sl.91:1; Gl.5:22; Lc.2:14; I Co.7:15b; Rm.14:19; I Co.14:33; Ef.2:14; Hb.12:14.

- O "conflito de gerações" deve ser administrado primeiramente nas famílias, onde se encontra o seu nascedouro. E como deve ser tratado este "conflito" ?

a) mediante a instrução da Palavra de Deus dos pais aos filhos - Dt.4:9; 6:6,7; Sl.78:3-8.

OBS: " Se a felicidade da família judaica girava em torno de uma relação harmoniosa entre marido e mulher, o objetivo principal era o de educar filhos retos e devotos, especialmente os do sexo masculino.(...) A importância primordial que o judaísmo rabínico deu à missão de educar filhos e filhas no caminho da virtude era exemplificada na seguinte parábola talmúdica. Quando os israelitas estavam reunidos no Monte Sinai para receber a Torah das mãos de Moisés, Deus exigiu deles: 'Primeiro deveis oferecer-me uma garantia de que observareis os mandamentos da Torah".(...) Os israelitas ficaram desanimados. Timidamente sugeriram: 'Talvez os nossos filhos pudessem ser nossa garantia ?'' Vossos filhos!' exclamou o Criador alegremente, 'a eles Eu aceitarei !' e então Ele deu a Torah para os israelitas.(...) O mérito de um pai era julgado, dentro da comunidade judaica, pelo tipo de filhos que houvesse educado e pelos objetivos aos quais estivessem orientando as suas vidas..." (Enciclopédia Judaica, v.6, p.708-10).

b) mediante a honra e obediência dos filhos aos pais - Ex.20:12; Dt.5:16; Mt.15:3-6; Ef.6:1-3.

OBS: " ...Está escrito no Talmud: 'Se honrares e venerares teu pai e tua mãe (diz Deus), também honras e veneras a Mim. Se os aborreces e provocas-lhes o sofrimento, também aborreces e atinges a Mim..." (Enciclopédia Judaica, v.6, p.711)

c) mediante o comportamento amoroso e o testemunho exemplar dos pais aos filhos - Ef.6:1,4; Dt.6:5,6; Mt.7:9,10.

- A Igreja, que nada mais é que a reunião das famílias (Rm.16:5a), deve, sempre, ajudar a administração do "conflito de gerações" na vida familiar, a fim de que não haja a sua reprodução na obra do Senhor. Como deve ser esta ajuda ?

a) através do estabelecimento de uma evangelização e de uma educação dentro das peculiaridades de cada faixa etária - I Co. 9:16-23.

b) através da orientação da liderança aos liderados para o casamento e para os pais - At. 5:42; 6:4; I Co.7:1a,6,10,25,35; I Jo.2:12-14; I Pe.5:5.

c) através do exemplo da liderança em sua própria casa - Tt. 1:5,6; II Tm.3:4,5.

OBS: " ...moralmente os indivíduos estão fraquejando horrivelmente; a taxa de criminalidade sobe cada vez mais; a pobreza vai se generalizando; a corrupção e a violência vão dominando; a profanação e a vulgaridade têm-se tornado coisa comum ao público; a cultura das drogas tem sido assustadora.(...) Os governos(...) têm reduzido o investimento na educação, e como resultado está aí um mundo insuportável para os cidadãos de boa conduta. Há momento em que pessoas moralistas sentem-se cercados por uma terrível lama de imoralidade, que acabam por envergonharem-se de serem honestas. A educação que começou dentro de casa, com os próprios pais, tem-se tornado coisa de segundo plano. Pais que, ocupados com seus afazeres, por trabalho ou por divertimento, pouco ou nada conversam com os filhos, e a falta de diálogo tem como resultado o desrespeito e a desobediência(...)Muitos filhos são lançados pelas ruas das grandes cidades, por pais irresponsáveis, e passam a ser escravos do sub-mundo sem qualquer ensino de moralidade, tornando-se bandidos e vítimas dos vícios, e este abandono da educação familiar acaba por oferecer uma geração desprovida de responsabilidade, revoltada contra a própria sociedade, e por vezes, capaz de odiar os próprios pais. Cabe a cada denominação religiosa, sem sectarismo religioso, fazer sua parte na difícil tarefa de reverter este quadro desastroso, que colocou o mundo numa terrível miséria por falta de sabedoria..." (Osmar José da SILVA, Reflexões filosóficas de eternidade a eternidade, v.6, p.131-2).

- A Igreja deve conciliar o vigor do jovem, que é a força motriz da Igreja, a fonte do entusiasmo e do movimento, com a experiência e a maturidade dos mais idosos, que é a fonte do equilíbrio e da sobriedade na obra do Senhor - I Jo.2:12-14.

OBS: " ...Há uma grande potencialidade nos jovens de ambos os sexos, quando se tornam servos de Deus(...) Os jovens, geralmente, são acusados de pouco juízo e de muitas infantilidades, e isso, na maioria das vezes, com toda a razão. Sabedor desse fato foi que Paulo recomendou a Tito: 'Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as cousas, sejam criteriosos' (Tito 2:6). Mas, se for vencida essa tendência para a falta de sobriedade mental, um jovem pode ser de grande utilidade no reino de Deus. De fato, todas as melhores qualidades de caráter podem chegar

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