TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racismo

Resenha: Racismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Resenha  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

RACISMO

Não como uma tentativa de etnias humanas o racismo pode ser definido. O que é o objetivo da Antropologia Física e da Sociobiologia. Mas como uma ideologia que busca explicar pela sua origem racial o comportamento humano. Do ponto de vista político, o racismo visa, apoiando-se em fundamentos pseudocientíficos, promover a crença da superioridade de uma raça sobre as demais.

O temor e o ódio em relação ao outro, o etnicamente diferente, infelizmente sempre foram um componente da consciência humana. Mas, na ausência de uma perspectiva dita científica, o racismo, foi uma ideologia informe e sem grande impacto político ao longo dos séculos.

Fortalecido pelo mito do arianismo, adquiriu uma poderosa dimensão político-social somente no século XIX. Que de fato, interrompia noção mítica de uma raça nobre, deslocada para a Europa e privilegiada, onde teria fecundado uma criatura superior. No século XX especialmente após a Primeira Guerra Mundial 91914-1918) o racismo tornou-se, um fenômeno essencial político.

No Brasil

No Brasil, as relações raciais podem ter diversas definições e conceitos. Ainda assim, existe uma serie de estudos, relatos e publicações semelhantes que falam da questão do negro e de suas relações com a sociedade. Com isso se abre um leque de oportunidades para se falar no assunto, contendo varias abordagens e interpretações. E imprescindível ressaltar as caracterizações das categorias de analises que serão o ponto de partida no conceito de estudo para este projeto. Destacamos que serão consideradas negras todas as pessoas que se julgam pardas ou pretas nos censos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE.

Notamos que o número de pessoas da raça negra é reduzido no nosso meio acadêmico. Preconceito esse que se apresenta diversas vezes de forma camuflada no nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com