TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamentos Confiáveis - Ester E Mardoqueu

Casos: Relacionamentos Confiáveis - Ester E Mardoqueu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 4

1 – O LIVRO DE ESTER

Dados: Provavelmente escrito em torno de 460 a 470 a.C. por um judeu (alguns historiadores defendem que foi escrito por Mordecai), objetiva explicar a instituição da Festa do Purim.

Único livro na Bíblia no qual o nome de Deus não é citado. No entanto, é possível observar a atuação de Deus de uma forma oculta em todo o enredo.

Personagens

Assuero – historiadores o denominam como Xerxes I, pai de Artaxerxes, que autorizou Neemias a recostruir os muros de Jerusalém ( Ne. 2);

Vasti – a rainha deposta;

Mardoqueu – judeu, primo de Ester que ficou responsável por criá-la após a morte dos pais;

Ester – judia, escolhida para ser a nova esposa de Assuero;

Hamã – agagita (Et. 3:1), descendente de Agague, rei dos amalequitas que deveria ter sido morto por Saul, que desobedeceu ao Senhor (I Sam. 15). Inimigo dos judeus.

Esboço

I – Uma Nova Rainha é Escolhida (capítulo 1 até 2:18)

Assuero ofereceu um banquete aos seus súditos com o fim de apresentar toda a glória e grandeza do seu reino. Sua esposa, a rainha Vasti, também ofereceu um banquete às mulheres. Quando o rei já estava “alegre do vinho em seu coração” (1:10), mandou que se trouxesse Vasti para apresentar diante de seus súditos sua beleza e formosura. Vasti negou-se a apresentar-se. Em virtude disto, ouvindo seus conselheiros, o rei depôs Vasti.

Com isso foram reunidas todas as jovens virgens belas e formosas do reino para que uma fosse escolhida para ocupar o lugar de Vasti. Entre elas estava Ester, uma judia cujo nome era Hadassa e que foi criada por seu primo, Mardoqueu. Ela ficou aos cuidados de Hegai, eunuco do rei, perante quem alcançou favor – era sua predileta. Após doze meses de cuidados de beleza – seis meses com óleo de mirra e seis meses com especiarias e perfumes. Quando chegou o dia de ter com o rei, ele a amou mais do que qualquer outra, a chamou pelo nome e a fez rainha no lugar de Vasti.

II – A Vida do Rei é Salva (2:19 a 23)

Mardoqueu, que ficava sentado à porta do rei, ouviu um plano de Bigtã e Teres, oficiais que guadavam a porta do rei, para matar Assuero. Mardoqueu então informou a Ester que contou a Assuero o plano, que investigou o caso e mandou matar os oficiais. A história foi registrada no livro das Crônicas do Rei.

III – É Feito um Plano contra os Judeus (3)

Hamã, o agagita, foi colocado pelo rei em posição superior a todos os príncipes, como o segundo do reino. Com isso, todos aqueles que mantinham-se à porta do rei prostravam-se perante Hamã, menos Mardoqueu, por ser judeu. Hamã, enfurecido, não achando suficiente tentar tirar a vida de Mardoqueu, criou um plano para matar todo o povo judeu. Tirou sortes, que caíram sobre o mês de adar (décimo segundo mês). Hamã convenceu o rei para exterminar o povo judeu, alegando que era um povo que não cumpria as leis do reino porque tinha suas próprias leis, dizendo ainda que pagaria aos tesouros do rei dez mil talentos de prata àqueles que praticassem o extermínio. Com a autorização e o anel do rei, Hamã redigiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com