TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião - Testemunhas De Jeová

Artigo: Religião - Testemunhas De Jeová. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 6

As Testemunhas de Jeová, são uma denominação cristã não-trinitária, milenarista e restauracionista que possuem adeptos em 239 países e territórios autônomos, com cerca de 8.000.000 praticantes , apesar de reunirem um número superior de simpatizantes. São conhecidas pelo seu trabalho regular e persistente de pregação de seus princípios e dogmas de casa em casa e nas ruas.

Adoram exclusivamente a um Deus, considerando que seu nome restaurado por pesquisa dos textos em hebraico é Jeová e são seguidores de Jesus Cristo, possuindo um conceito diferente dos demais grupos cristãos que, em sua maioria, acreditam no conceito de um Deus Trino. Afirmam seguir biblicamente as instruções deixada por Jesus Cristo, mas rejeitam a classificação de serem fundamentalistas no sentido em que o termo é comumente usado. Procuram basear todas as suas práticas e doutrinas no conteúdo da Bíblia, que é interpretada exclusivamente pelo Corpo Governante, os líderes humanos máximos da organização. As Testemunhas de Jeová não estão autorizadas a interpretar a Bíblia individualmente e devem reconhecer os líderes humanos da organização, também conhecidos como Escravo Fiel e Discreto/Corpo Governante como os únicos autorizados divinamente para interpretar as Escrituras.

Em uma de suas publicações, a revista A Sentinela de Abril de 2007, lê-se que "as testemunhas de Jeová reconhecem que foram muito beneficiadas pelos esforços incansáveis do escravo fiel em fornecer-lhes alimento espiritual oportuno. Reconhecem humildemente que, se não fosse o escravo fiel e discreto, elas saberiam pouco ou nada sobre verdades bíblicas valiosas". Este trecho demonstra como é importante para as Testemunhas de Jeová seguir de perto e obedecer as diretrizes dos seus líderes humanos supremos, descritos no trecho acima como o Escravo Fiel e Discreto. Outra revista A Sentinela, dessa vez de 15 de Julho de 1987, deixa muito claro que as Testemunhas de Jeová "não podem esperar receber espírito santo (ou a salvação) se desconsiderarem o canal terrestre que Jeová usa hoje, “o escravo fiel e discreto”, representado pelo Corpo Governante das Testemunhas de Jeová. Sem a ajuda deste “escravo”, nem entenderiam o pleno sentido do que leem, nem saberiam como aplicar aquilo que aprendem". Para as Testemunhas de Jeová, portanto, não é possível alcançar a salvação obedecendo diretamente à Bíblia ou a Deus. É preciso reconhecer a autoridade dos líderes humanos, o Escravo Fiel e Discreto/Corpo Governante (os únicos representantes de Cristo na terra), e obedecê-los sem questionamento para que se possa alcançar a redenção divina.

Nos últimos dez anos, mais de três milhões de pessoas foram batizadas, uma média de cinco mil novos membros por semana. Além disso, no ano de 2013, 19.241.252 pessoas assistiram à Comemoração da Morte de Cristo, constituindo um número bem superior aos dos membros ativos, o que sugere que vários outros milhões de simpatizantes participariam de suas reuniões e/ou de seus cursos bíblicos gratuitos semanais. Só é contado como membro quem foi reconhecido pelo responsável pelo grupo, como tendo relevante conhecimento bíblico e atuação por algum tempo com as Testemunhas de Jeová, tendo demonstrado viver segundo as normas de conduta moral aprendidas, participado na obra de pregação pública, se dedicado ao seu Deus Jeová e ser batizado

As Testemunhas de Jeová são bem conhecidas por sua regularidade e persistência na obra de evangelização de casa em casa e nas ruas. Possuem vários parques gráficos pelo mundo visando a impressão e distribuição de milhões de exemplares da Bíblia e de publicações baseadas nela, de acordo com sua interpretação. Assistem semanalmente a reuniões congregacionais e a grandes eventos anuais, onde o estudo da Bíblia, orientado pelo Corpo Governante, constitui a principal temática. São ainda conhecidas por recusarem muitas das doutrinas centrais das demais religiões cristãs(como por exemplo afirmam como base a sua tradução bíblica que Jesus terá morrido numa estaca e não numa cruz, ao contrário de todas as outras confissões cristãs que afirma ser ter morrido numa cruz) e pelo apego a valores que afirmam ser baseados na Bíblia, nomeadamente quanto à neutralidade política à moralidade sexual, e à recusa em aceitar transfusões de sangue.

São considerados por alguns teólogos e sociólogos de propagandistas cristãos, de um novo culto cristão, de uma seita cristã influenciada pelo judaísmo ou de fanáticos que rejeitam tratamento médico. Porém, as Testemunhas de Jeová dizem seguir à risca os preceitos bíblicos. Afirmam que não inventaram uma nova religião ( apenas redescobriram o ensino do cristianismo original bíblico), mas apenas seguem o que está escrito na Bíblia, e que não importa qual seja a situação, ela contém as orientações e os conselhos para suas vidas. Afirmam que suas crenças, ensinos e atividades são baseadas nela, e por isso incentivam a sua leitura diária. Para ajuda ao entendimento bíblico, suas publicações são produzidas e distribuídas em muitas campanhas missionárias ao redor do mundo.

História e Atividade Básica

As Testemunhas de Jeová iniciaram suas atividades a partir da década de 1870 do Século XIX, quando Charles Taze Russell e alguns amigos formaram um pequeno grupo de estudo não sectário da Bíblia, em Allegheny (hoje integrada na cidade de Pittsburgo, Pensilvânia), nos Estados Unidos. Com o fim de publicar as suas pesquisas bíblicas em contraste com erros doutrinais que era encontrado em outras denominações religiosas, Russell começou a publicar A Sentinela, que se assume como a mais distribuída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com