TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEFARADIM E ASHKENAZIM

Monografias: SEFARADIM E ASHKENAZIM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

SEFARADIM E ASHKENAZIM

Após a destruição do primeiro Templo, os judeus foram exilados para a Babilônia. Após 70 ano de exílio, muitos deles retornaram a Terra de Israel. Contudo, a maioria dos judeus permaneceu na Babilônia. Os judeus que se encontravam na Terra de Israel foram novamente levados a diáspora. O exílio romano criou comunidades na Europa e no norte da África. As comunidades européias estavam concentradas na França, Espanha, Roma, e Alemanha. Os judeus da França e Alemanha ficaram conhecidos como "ashkenazim" (palavra hebraica para "alemão"), e os judeus da Espanha ficaram conhecidos como "sefaradim" (palavra hebraica para "espanhol"). A diferença de costumes entre as comunidades ashkenazi e sefaradi tem origem nas discussões de Halachá entre os rabinos das diferentes regiões, e algumas influências da cultura externa.

Os sefaradim provavelmente estabeleceram na Península Ibérica durante a era das navegações fenícias, embora suas presenças só possam ser atestadas a partir do Império Romano. Sobreviveram à cristianização, invasão visigótica e moura, mas começaram a sucumbir na fase final da Reconquista.

Os judeus fugiram das perseguições que lhes foram movidas na Península Ibérica na inquisição espanhola, onde eram perseguidos pela Igreja Católica, dirigindo-se a vários outros territórios. Uma grande parte fugiu para o norte de África, onde viveram durante séculos. Milhares se refugiaram no Novo Mundo, principalmente Brasil e México, onde nos dias atuais concentram milhares de descendentes dos fugitivos. Os sefaradim são divididos hoje em Ocidentais e Orientais. Os Ocidentais são os chamados judeus da nação portuguesa, enquanto os orientais são os sefaradim que viveram no Império Otomano. Houve importantes comunidades sefarditas nos países árabes, quase sempre conflitivas com as comunidades autóctones, sobretudo no Egito, Tunísia e Síria. São judeus hispânicos que quase sempre se opõem à Qabbala

sefardita e mantêm um serviço religioso bem disciplinado e de melodias suaves. O rito ocidental é conhecido como Espanhol-Português.

Os Sefarditas foram responsáveis por boa parte do desenvolvimento da Qabbala medieval e muitos rabinos sefarditas escreveram importantes tratados judaicos que são usados até hoje em tratados e em estudos importantes.

Os Ashkenazim são descendentes de Judeus, que falam iídiche, alemão, frances, húgaro e Russo. Estas familias começaram a se estabelecer na Inglaterra no meado do seculo XIX, isso após grande fluxo de refugiado entrando na Europa do Leste. No fluxo de imigraçao, os Ashkenazim ultrapassam Safaradim. Na segunda querra mundial o anti-semismo nazista signicou o exterminio a todos os judeus da Europa; divido a toda esta persiguiçao muitos judeus migraram para os Estados Unidos e America Latina, onde ja existiam muitas comunidades.

Hoje a relaçao que existe entre estas duas comunidades é a conciencia de sua propria identidade, é claro que tem modos diferentes, modos de alimentaçao, diferente em tantos outros constumes que nao sao iguais, porem numa coisa eles sao conciente: pertense todos ao Judaismo, sao todos Judeus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com