TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Satanismo

Artigo: Satanismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  Artigo  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 6

História

O temo “satanismo” quer dizer opositor, adversário. Esse termo era utilizado pelo judaísmo para designar práticas religiosas que consideravam estar em oposição direta a Deus.

O Satanismo tem suas origens no paganismo. Na antiguidade, eram adorados deuses relacionados com a sombra, como o set egípcio, considerado o deus da violência e da desordem. Esse deus que também era visto como o princípio da consciência e inteligência cósmica isolada no ser humano. No livro dos mortos, set era referenciado como o deus egípcio mais poderoso. È baseado nesse deus, que a filosofia satanista tem suas raízes.

Durante a idade média, devido a fiscalização da igreja católica, não existia organizações satânicas. Havia pequenos grupos que se opunham ao cristianismo, como o grupo de monges conhecidos como catars, que foram responsáveis pela liturgia de adoração ao diabo. Com eles surgiu o cristianismo cátaro, que era um sincretismo religioso misturando princípios cristãos, gnosticistas e maniqueítas. Foi considerada uma heresia pela igreja católica.

O primeiro sinal de uma organização satânica surgiu no século XVIII, fundado por sir Francis Dashwood, era frequentado pela alta sociedade. Suas reuniões eram constituídas de orgias sexuais com cultos satânicos e rituais de magia negra. Esse grupo que se encontrava em uma igreja satânica embaixo de uma igreja católica, era uma caverna que se encontrava a 30 metros abaixo da igreja. Dele participaram muitas pessoas influentes da coroa britânica, como John Montagu (Lord Sandwich), e até mesmo o americano Benjamin Flanklin, conforme relato de Cecil B. Há, ainda, a referência ao partido político Whig, onde jovens lordes formariam parte do grupo de Sir Francis. Os repórteres, ao denunciarem “a maneira herege e profana” como se davam as reuniões, levou o Rei George I a exigir a total extinção da ordem.

No final do século XIX e início do XX, começaram a surgir instituições de cunho thelemico, como a Ordem dos Templários do Oriente e Ordem da Estrela de Prata, baseados no princípio da lei de thelema, que é a filosofia religiosa difundida por Aleister Crowley. Essa lei possui dois preceitos fundamentais:

1.Faze o que tu queres, será o todo da lei.

2. Amor é a lei, amor sob vontade.

Contudo, a primeira organização religiosa abertamente satânica foi fundada por Anton Szandor Lavey que foi a Igreja de satanás (church of satan).

Grupos satanistas já existiam nos Estados Unidos e no Reino Unido em 1950, mas foi em 30 de abril de 1966 (ano satânico), quando LaVey anunciou a criação da Igreja, que foi reconhecida a primeira organização religiosa dedicada às filosofias satânicas. Mas a Igreja de Satã recebeu uma atenção muito grande por parte da sociedade e da imprensa americana, logo atingindo uma notoriedade mundial. LaVey passou a ser considerado oPapa Negro e sua esposa Diane Hegarty, foi nomeada Suma Sacerdotisa. LaVey conduziu o batismo de sua filha de três anos, Zeena. Foi o primeiro batismo satânico da história. Zeena vestia um manto vermelho e usava um medalhão com a imagem de Baphomet, enquanto seu pai recitava uma invocação que futuramente foi incluída no livro Satanic Rituals.

Em 1969, a Igreja já contava com 10 mil adeptos em todo o mundo. Anton LaVey publicou The Satanic Bible, que se tornaria a principal referência do Satanismo. Ainda seguiram-se The Compleat Witch em 1970 (posteriormente revisto e editado como The Satanic Witch) e em 1972, The Satanic Rituals.

A Igreja desenvolvia sua estrutura e hierarquia nas décadas de 70 e 80. Em 1984, Anton LaVey separa-se de Diane e sua filha Zeena ocupa a posição de Suma Sacerdotisa. Nesse período, as Missas Negras e outras cerimônias deixam de ser realizadas devido a intolerância de grupos cristãos. Anton LaVey passa a administrá-la apenas através do Boletim Oficial The Cloven Hoof. Em 1988, este informativo foi extinto e algumas publicações independentes tornaram-se a forma de interagir os adeptos em diversas partes do mundo. Ainda houve um grupo que se desligou da Igreja e formou o Temple of Set (relativo à divindade egípcia Set).

Doutrina

Fundamentalmente, o satanismo baseia-se na essência de que cada ser humano, em sua individualidade, é uma divindade capaz de alcançar altos níveis de evolução sem estar preso a uma religião. Na visão satanista, cada indivíduo tem a liberdade espiritual e filosófica de desenvolver seus critérios, sendo ele seu próprio sacerdote, salvador e deus. Também é caracterizado pela busca do hedonismo, que é a busca pelo prazer como o objetivo da vida.

Existem várias divisões do satanismo. Os satanistas discutem entre si se Satanás existe mesmo e se estão adorando a ele ou a si mesmos

É por causa disso que há uma infinidade de ideologias dentro do Satanismo

O ponto em comumbásicoem todos osramosdo Satanismo é uma promoção de si mesmo. Todas as formas do Satanismo afirmamque a vidaexiste para consumir e que o egoísmo é uma virtude. Alguns satanistas afirmam que a única existência que chegarão a conhecer é aqui na Terra. Assim, os adoradores do diabo vivem para o momento e o seu credo é a gula e libertinagem.

O Satanismoprometea sualealdadea Satanás, mesmo quando alguns naIgreja de Satanásacreditam que nenhum Deus ou diabo existam. A maioria na Igreja de Satanás também acredita que não há redentor para eles ou qualquer outra pessoa. Cada pessoa é totalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com