TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário teológico bao-pneumático de Pneumatologia do Rio Grande do Sul

Tese: Seminário teológico bao-pneumático de Pneumatologia do Rio Grande do Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  Tese  •  13.092 Palavras (53 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 53

Pneumatologia Seminário Teológico Batista do Rio Grande do Sul

Teologia Sistemática 5

Panorama Geral:

Procura-se neste documento expor o leitor a um resumo de pesquisas referente ao estudo das passagens bíblicas fundamentais na temática do Espírito Santo, bem como um tratamento teológico sistemático dos conceitos pertinentes. O aluno utilizará três livros textos e a apostila, bem como leituras à parte em regime de pesquisa individual.

Os cinco livros textos utilizados serão os seguintes:

ERICKSON, Millard J. Introdução à Teologia Sistemática. traduzido por Lucy Yamakami. São Paulo: Vida Nova, 1997. (Original em inglês, 1992). (páginas 343-364).

EVARISTO, Pedro. A Presença de Deus em Gênesis e Êxodo. Dissertação de Mestrado não publicado. São Paulo: Faculdade Teológia Batista em São Paulo, 1998. (páginas 4-49).

GEORGE, Timothy. Teologia dos Reformadores. Traduzido por Gérson Dudus e Valéria Fontana. São Paulo: Edições Vida Nova, 1994. (Original em inglês, 1988). (páginas 83-84, 128-129, 139-142, 151, 159, 193-201, 222-233, 240-241, 254, 265, 273-274, 277, 312-313).

GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática. Traduzido por Norio Yamakami, Lucy Yamakami, Luiz A. T. Sayão, e Eduardo Perreira e Ferreira. São Paulo: Edições Vida Nova, 1999. (Original em inglês, 1994). (páginas 530-543, 635-653, 859-927).

HARBIN, L. Byron. O Espírito Santo: Na Bíblia, na História e na Igreja. Rio de Janeiro: JUERP, 1995. (páginas 16-195).

O aluno apresentará uma avaliação crítica para cada um dos textos indicados supra, seguindo as instruções do formulário a ser entregue pelo professor. Nesta avaliação, far-se-á um diálogo com cada autor em consideração dos posicionamentos oferecidos e a sua correlação com a apresentação dos próprios texto bíblicos.

Pressupostos Teológicos:

Segue uma lista parcial dos pressupostos interpretativos do autor desta obra. É essencial em todo esforço interpretativo bíblico estabelecer o ponto de partida do intérprete. Estes pressupostos informarão o processo deste estudo e os seus resultados finais:

♦ O autor pressupõe que o enfoque bíblico é por natureza teológico e deve ser lido dentro deste enfoque. ♦ O texto bíblico é a fonte de autoridade para fé e prática (princípio essencial dos batistas). ♦ Um texto deve ser lido dentro do seu próprio contexto, procurando sua mensagem contextual.1

1 Veja KAISER, TaET., 133, 140, 187, 199.

STBRS – Pneumatologia Pr. Chrístopher B. Harbin

Doc: Pneumatologia.doc Impresso: 01/01/2006 15:43 ©Copyright 2002 Chrístopher Byron Harbin página 2 de 28

♦ Somente depois de tratar o que um dado texto diz por si mesmo, deveria-se comparar sua mensagem com a de outro texto. ♦ Um texto difícil não deve receber o peso teológico dado a um texto claro. ♦ A interpretação exata de todo texto bíblico não ficará clara, mesmo com muito estudo detalhado. ♦ O uso de comentários, dicionários, e outros livros é de ajuda no estudo de uma passagem, porém deve sempre tomar lugar secundário ao estudo do texto bíblico por si mesmo.2 ♦ O tipo literário de uma passagem implica na sua interpretação apropriada. ♦ Quando se encontra com um texto que aparentemente não apóia um conceito teológico, o texto está sendo mal-interpretado, ou o conceito teológico deve ser reformulado até que esteja conforme com a mensagem bíblica3. ♦ A teologia é um estudo sempre em andamento, pois o homem é finito e não chega a um ponto de compreender plenamente o infinito. ♦ Não se deve separar teologia do conceito de revelação, pois é somente pela auto-revelação de Deus que se pode conhecer a Deus. ♦ É importante lembrar que as traduções atuais da Bíblia estão, em geral, baseados em tradições de traduções primitivas de homens bem intencionados, mas que estavam apenas começando a estudar a Bíblia e portanto deve-se sempre que possível recorrer às línguas originais. ♦ Não se deve forçar um conceito neotestamentário sobre um texto qualquer que não apresenta o mesmo ensino.4 ♦ Não se deve forçar um texto bíblico dentro de um molde teológico.5 ♦ O texto bíblico apresenta a Deus através do que Deus faz muito mais do que em termos de descrições abstratas e proposicionais. ♦ A fé exige aceitar um compromisso com Deus, mesmo quando não se conhece plenamente todo aspecto das exigências do compromisso, nem de antemão as respostas aos questionamentos teológicos.6 ♦ As perguntas essenciais a serem feitas ao texto bíblico são “Quem é Deus?”, “Quem sou eu?” e “O que Deus quer comigo?”.

Pneumatologia, Definição e Delimitação do Estudo:

Pneumatologia refere-se ao estudo referente ao Espírito Santo, seja, o Espírito do Santo, ou Sopro do Santo.

Tratar-se-á as passagens bíblicas essenciais referentes à temática, bem como os termos ruach (jwr), neshamah (hmvn), pneuma (pneuma), charisma (carisma) e parákletos (paraklhto"), bem como os seus termos derivados.

Bibliografia:

ALLEN, Clifton J., general editor. Broadman Bible Commentary, The: Volume 1, Revised. Nashville: Broadman Press, 1973. (Citações traduzidas por Chrístopher B. Harbin).

2 Veja SILVA, 171. 3 Veja HARBIN, L. ESnBHI., 17. 4 Veja HARBIN, L. ESnBHI., 19 e KAISER, TaET., 133, 187. 5 “A teologia não deve reformular a Escritura, porém a exegese da Escritura sim deve reformular a teologia” (NEUSNER, xii). 6 Veja SCALISE, 17-18.

STBRS – Pneumatologia Pr. Chrístopher B. Harbin

Doc: Pneumatologia.doc Impresso: 01/01/2006 15:43 ©Copyright 2002 Chrístopher Byron Harbin página 3 de 28

BRUEGGEMANN, Walter. Genesis: Interpretation, a Bible Commentary for Teaching and Preaching. Atlanta: John Knox Press, 1982. (Citações traduzidas por Chrístopher B. Harbin).

DAVIDSON, A. B. International Theological Library: The Theology of the Old Testament. Edinburgh: T. & T. Clark, 1904. (Citações traduzidas por Chrístopher B. Harbin).

DAVIDSON, F., editor O Novo Comentário da Bíblia. Editada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com