TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário teológico sertanejo da missão Juvep

Artigo: Seminário teológico sertanejo da missão Juvep. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

SEMINÁRIO TEOLÓGICO SERTANEJO DA MISSÃO JUVEP

Marta Rodrigues de Lima

Resumo crítico.

Sousa

2013.

Marta Rodrigues de Lima

Resumo crítico

Trabalho apresentado junto ao Seminário

Teológico Sertanejo da Missão Juvep,

Como Requisito da disciplina

Cristianismo contemporâneo

Tendo como orientador:

Prof. Daniel Bovo.

Sousa

2013.

Resumo crítico

Li o livro Cristianismo equilibrado de John Stot

Ele fala da polarização como sendo a grande tragédia que assola o cristianismo contemporâneo. Comenta a respeito da discordância entre os cristãos evangélicos, que apesar de ter como pano de fundo substancial, concordância no cristianismo histórico bíblico, o mesmo fundamente de fé, tais como: doutrina da trindade, nascimento virginal de Cristo sua morte e ressurreição, seu retorno a terra, escrituras inspirada pelo Espírito Santo, justificação pela graça, etc. Estão separados por assuntos de quase nenhuma importância como: batismo por aspersão, ou imersão, dons espirituais, soberania de Deus e livre arbítrio, ministério pastoral da igreja etc.

Do o meu ponto de vista o autor foi feliz ao ressalta o famoso epigrama atribuído a um certo Rupert Meldenius e citado por Richard Baxter. Em coisas essenciais, unidade; nas não-essenciais, liberdade; em todas as coisas, caridade.

Jonh Stot argumenta que nos os cristãos somos separados temporariamente pela: época que vivemos e cultura a que pertencemos. Mostra ainda que a personalidade e temperamento dos indivíduos dá a teologia cores diferenciadas,alguns são mais intelectuais outros mais emocionais,uns são tradicionais conservadores outros extremamente rebeldes as tradições.

Estas polarizações se manifestam na forma de tendências para extremismo e desequilíbrio, porém segundo o autor o mais sábio para os cristãos seria manter-se no “meio”. O que raramente acontece, eu penso que nos seres humanos temos a tendência ao extremismo estamos sempre em busca de uma diferença radical. Temos em nos o desejo de nos distanciar dos demais mortais,estamos sempre achando que sabemos mais temos mais de Deus que os outros.

Depois John Stot discorre sobre quatro exemplos de polarização. Que do seu ponto de vista não tem razão de ser.

Escolhi para comentar a oposição entre intelecto x emoção, concordo com ele nos que diz respeito ao hiper intelectualismo e anti-intelctualismo.

Quanto ao intelectualismo o autor diz que alguns cristãos são tão intelectuais, sem nenhuma emoção que ele chega ao questionamento se não seriam animais de sangue quente. O que concordo plenamente com o autor.

Eu visitei uma igreja no interior do Paraná que me fez sentir desconcertada, com a frieza emocional. Ao entrar logo no corredor da igreja havia alguns painéis com os dizeres: silencio e meditação!Quando me sentei no banco o culto se iniciou e parecia que todos estavam mortos. As pessoas estavam tão silenciosas que não se ouvia nem o respirar de alguém, O pregador discorreu sobre a soberania de Deus no livro de Daniel e foi tão inteligente e relevante a exposição da palavra de Deus que eu me envolvi emocionalmente com cada palavra e esqueci-me dos painéis na parede pedindo silencio e meditação, não consegui ficar em silencio e disse: aleluia, que maravilha!As pessoas a minha volta quase me fulminaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com