TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento de Barro Branco

Relatório de pesquisa: Treinamento de Barro Branco. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/1/2015  •  Relatório de pesquisa  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Formação Barro Branco

Com uma grade curricular que ultrapassa 6.200 horas/aula, a Academia de Polícia Militar do Barro Branco busca por meio de variadas técnicas de ensino aliadas as mais diversas metodologias de aprendizagem, formar indivíduos capazes de exercerem de maneira profissional, íntegra, eficiente, legal, ética e moral as funções advindas do oficialato, as quais vão ao encontro com a ideologia de suprir as necessidades sociais e resguardar o interesse público de manutenção da ordem pública.

Tal objetivo é desenvolvido através da excelência, já vista na organização do corpo docente que, desde o período de formação dos profissionais de segurança pública, conta com especialistas da própria área de segurança, bem como de profissionais do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Técnico-Científica e outras áreas de conhecimento, como filosofia, sociologia, informática e administração.

A escolha dos docentes civis se faz através de concurso público, no qual os melhores classificados passam por entrevistas e realizam palestras a fim de que se possa mensurar o grau de conhecimento dos mesmos e assim verificar, dentre eles, quais que melhor se encaixam no perfil de futuro instrutor do cadete.

Por meio de diversas etapas de testes, das quais mais notoriamente o vestibular da FUVEST, o indivíduo que conquistou sua vaga dentro do limite de vagas estabelecidos, passa então por uma árdua fase de adaptação, onde será testada sua capacidade de resistência à frustração, sua força de vontade, sua destreza, sua coragem ao se deparar com novos desafios e ainda seu companheirismo ao ver-se lado a lado com pessoas as quais terá de conviver pelo resto de sua carreira.

Transcorrido o período de adaptação, iniciam-se as aulas, que ministradas pelos docentes acima mencionados, terão como enfoque a especialização do cadete, nutrindo-o com o embasamento jurídico necessário para a realização de suas futuras funções como Oficial da Polícia Militar.

O embasamento jurídico ensinado aos alunos é variado, no que tange a utilização de diversos doutrinadores de elevado renome no meio jurídico nacional e internacional , além de cientistas políticos os quais fornecem diversas linhas de raciocínio a serem discutidas a fim de gerar no aluno o espírito crítico, necessário para o estabelecimento funcional do contato social com as diversas camadas da sociedade.

Além de todo o conteúdo jurídico, é cadete aprende sobre a estrutura da instituição Polícia Militar, a fim de que o mesmo entenda o seu papel dentro da instituição e quais as eventuais possibilidades de melhoria o futuro comandante pode fornecer para a evolução de toda a milicia bandeirante.

Tendo então o conhecimento teórico, jurídico e organizacional, o cadete passa a ter contado com aulas práticas de policiamento, aplicando, assim, todo o conhecimento adquirido em aulas temáticas e em simulações do cotidiano social, procurando dirimir eventuais dúvidas a fim de evitar a má realização de suas atividades futuras.

Ainda é visto em tais aulas que todos os procedimentos ministrados possuem seu próprio ordenamento previsto pela administração pública, mais nitidamente na Polícia Militar, o que traz um alto grau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com