TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIDA DE JESUS

Artigos Científicos: VIDA DE JESUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 10

A HISTÓRIA, segundo YeHoSHua

(Artigo de Juanribe Pagliarin*)

Cinco dias antes de ser preso e crucificado, Jesus fez um resumo da Historia bíblica e contou, com detalhes surpreendentes, o que aconteceria com Ele naquela Páscoa do dia 9 de abril, no ano 27 d.C.

E tudo isso em uma breve Parábola, o que demonstra o seu alto grau de inteligência e síntese. E mais: na mesma Parábola, contou o que aconteceria com Jerusalém e Israel, depois da Sua morte...

Ler a Parábola da Vinha Arrendada é tomar ciência de que nada ocorreu por acaso ou de forma descontrolada. E que Ele realmente é QUEM a Escritura afirma ser: DEUS SALVADOR, tradução de Seu nome hebraico YeHoSHua.

Quero lembrar que “Parábola” é um estilo de conto em forma de enigma, onde as palavras dizem uma coisa, mas significam outra. A sua interpretação se dá por estudo e comparação. Faço questão de explicá-la miudamente depois, para que você tenha um entendimento mais completo dos fatos.

Vamos a esta impressionante Parábola profética, contada por JESUS:

“Havia um homem, proprietário, que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e edificou uma torre. Depois, arrendou-a a uns lavradores e partiu para fora da terra, por muito tempo.

No tempo próprio, enviou um servo aos lavradores para que deles recebesse do fruto da vinha. Mas estes, apoderando-se dele, o espancaram e o mandaram embora de mãos vazias.

E tornou a enviar-lhes outro servo. E a este, apedrejando-o, o feriram na cabeça e, afrontando-o, mandaram-no vazio.

Então enviou ainda outro e a este mataram. E a outros muitos, dos quais a uns espancaram e a outros mataram.

Depois enviou ainda outros servos, em maior número do que os primeiros. E fizeram-lhes o mesmo.

Disse o senhor da vinha: Que farei?

Ora, tinha ele ainda um, o seu filho amado.

Então, por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: A meu filho terão respeito.

Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e a herança será nossa.

E, agarrando-o, o arrastaram para fora da vinha e o mataram.

(Jesus terminou a parábola e perguntou aos ouvintes)

Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores?

Responderam-lhe eles:

- Fará perecer miseravelmente a esses maus e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe entreguem os frutos.

Disse-lhes Jesus:

- Portanto eu vos digo que vos será tirado o Reino de Deus e será dado a um povo que dê os seus frutos.

E, ouvindo eles isso, disseram:

- Não seja assim!

Mas Ele, olhando para eles, disse:

- Que é isto, pois, que está escrito: A pedra que os edificadores reprovaram, essa foi feita cabeça da esquina; isso foi feito pelo Senhor e é coisa maravilhosa aos nossos olhos? Quem cair sobre esta pedra será despedaçado. E aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.

Os principais sacerdotes e os fariseus, ouvindo essa parábola, entenderam que era deles que Jesus falava. E procuravam prendê-lo, mas temeram o povo, porquanto este o tinha por profeta. E, deixando-o, foram-se.”

Notas do Autor: Você pode conferir cada detalhe em Mt 21:33a, Mc 12:1b, Lc 20:9b, Mc 12:2-4a, Lc 20:11b, Mc 12:5, Mt 21:36, Lc 20:13a, Mc 12:6a, Mt 21:37-38a, Mc 12:7b, Mt 21:39-41, 43, Lc 20:16b-17, Mc 12:11, Mt 21:44-45, Mc 12:12b

Nesta parábola, de forma brilhante, Jesus resume toda a história de Israel com sublime riqueza! E não apenas contou o passado, mas o presente e antecipou o futuro. Vale a pena meditarmos:

UM HOMEM, PROPRIETÁRIO

É Deus: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o Mundo e aqueles que nele habitam” (Salmo 24:1).

QUE PLANTOU

Os descendentes de Abraão foram transportados do Egito e plantados por Deus na terra de Canaã, conforme declara o Salmo 80:8: “Trouxeste do Egito uma videira. Lançaste fora as nações e a plantaste”.

UMA VINHA

Israel: “Pois a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel e os homens de Judá são a planta das suas delícias” (Isaías 5:7a).

CERCOU-A DE UMA SEBE

São os arbustos plantados com ramos entrelaçados que servem para cercar terrenos. Na parábola, os muros de Jerusalém.

CAVOU NELA UM LAGAR

As uvas são lançadas numa espécie de tanque com escaninhos, onde são pisadas para que produzam o suco e o vinho novo. O objetivo de Deus ao plantar Israel era que a Sua “Vinha” produzisse frutos e servisse a todas as Nações (Gênesis 12:1-3).

EDIFICOU UMA TORRE

A torre servia para que o vigia enxergasse além da sebe e avisasse sobre os perigos iminentes. A “Torre” é o Templo de Jerusalém, edificado no território de Judá, “a delícia da Vinha”.

ARRENDOU-A A UNS LAVRADORES.

Todo arrendamento é feito mediante um contrato – no caso, “a Lei e os Profetas”, onde a coisa fungível – “a Vinha” – é usada por certo tempo. Os arrendatários devem pagar um preço pela fruição da coisa. Qual era o fruto que o proprietário esperava? “Juízo e Justiça”.

Aqui também fica claro o princípio da mordomia: Deus é o proprietário de tudo, e nós, os seus mordomos. Cada um tem de ser fiel na porção que recebeu, para que possa ser honrado com posses definitivas: “Se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?” (Lucas 16:12).

PARTIU PARA FORA DA TERRA, POR MUITO TEMPO

Depois do contrato celebrado no Monte Sinai e tendo entregado a “Vinha” aos “lavradores”, o Senhor se ausentou para fora da Terra, “por muito tempo”.

NO TEMPO PRÓPRIO

Jesus disse que Deus “reservou tempos e épocas à sua própria autoridade” (Atos 1:7), conforme está poeticamente descrito em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com