TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

É A BÍBLIA UM LIVRO DIGNO DE CONFIANÇA?

Trabalho Escolar: É A BÍBLIA UM LIVRO DIGNO DE CONFIANÇA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 8

É A BIBLIA UM LIVRO DIGNO DE CONFIANÇA.... SERÁ UM LIVRO INCOMUM... A PALAVRA DE DEUS OU UM LIVRO COMO OUTRO QUALQUER?

A bíblia expressa conceitos sobre deus, o homem, a vida, a morte, o pecado, a salvação, Israel, a igreja, a criação e sobre a consumação de tudo, o fim de tudo ou seja assuntos que dizem respeito a humanidade, a nós e nosso destino.

Jesus Cristo é o coração da bíblia. o personagem principal. o at descreve uma nação: Israel estabelecida e nutrida por deus para que desse ao mundo o homem: Jesus Cristo. O N.T o descreve.

o próprio deus tornou-se homem para que a humanidade tivesse uma idéia concreta definida de palpável do que seja a pessoa que devemos ter em mente quando pensamos em deus.

sendo que ela trata de assuntos tão vitais pra nos pra humanidade fara uma grande diferença definirmos logo nossa posição a respeito deste livro, tão antigo e tão polemico, tão combatido.

* a tabuada

se for um livro como outro qualquer então não fará mal ignorar o seu conteúdo, não levar a serio o seu conteúdo, mas se for realmente um livro digno de confiança e o principal se for realmente a palavra, a revelação especial de um deus que criou e sustenta todas as coisas, dando vida e respiração e tudo mais a você e a mim, um deus diante do qual todos deverão comparecer um dia para prestar contas então ignorar, desprezar o conteúdo deste livro será o mesmo que desprezar o próprio deus, e duvidar do seu conteúdo será o mesmo que chamar deus de mentiroso.

se a bíblia não e um livro digno de confiança então não tem autoridade .

se e um livro digno de confiança , a palavra de deus então tem autoridade e ai ignora-la seria simplesmente loucura, loucura,, loucura como diz o hulk

*a rosca de hamburgo- o mesmo fazem muitos com a bíblia. dizem bem a bíblia é um livro antigo, ninguém sabe bem quem escreveu, esta cheia de contradições etc .

então como saber se a bíblia é ou não um livro digno de confiança?

alguns dizem eu creio e pronto isso é suficiente.

A epistemologia ( platão ) ou teoria do conhecimento é um ramo da filosofia que trata dos problemas relacionados a crença( ponto de vista subjetivo acerca de algo) e do conhecimento ( crença verdadeira e justificada acerca de algo)

a epistemologia é estuda as evidencias ( que não são um mero sentimento acerca da verdade, mas sim provas para se reconhecer a verdade)

A epistemologia é o estudo de como chegamos a saber das coisas.

Como é que eu e você podemos saber que a bíblia é digna de confiança? que é á palavra de deus? como e que sabemos que um profeta foi enviado da parte de deus? pelas evidências

a historiografia tem princípios básicos para julgar documentos históricos

- o teste bibliográfico

- o teste das evidências internas

- o teste das evidencias externas

O teste bibliográfico

consiste num exame da transmissão textual pela qual os documentos chegaram ate nos, não existindo o documento original qual o índice de fidelidade dos documentos existentes. (relação entre o numero de manuscritos e o tempo decorrente original da cópia)

a bíblia e composta de 66 livros

- 39 do antigo testamentos escritos em hebraico (aramaico)

- 27 do novo testamento escritos em grego

a bíblia foi escrita por cerca de 40 escritores num período de + ou - 1600 anos (= ou - 1500 até + ou - 100 a.c)

ate 1947 os documentos que existiam eram de 900 d.c referentes ao antigo testamento, copia de copia quando um pastor de cabras árabe ( um beduino ) sem querer descobriu uma caverna em qumram, próximo ao mar morto rolos com grandes partes de textos do a.t datados de cerca de 150 a 200 a. c. incrível. so não acharam nestas cavernas o livro de Ester e confirmaram os textos existentes.

Manuscritos do novo testamento - gregos

A) papiros - entre os sec. I e VIIi os escritos eram em paíros, ainda que no sec. IV o pergaminho tivesse substituído os mesmos quase que no mundo todo. há 76 papiros que contem mais de 3/4 do novo testamento.

B) pergaminhos com manuscritos iniciais e equivalentes as nossas letras maiúsculas. + ou -252 desses dos sec. IV a X

C) pergaminhos com manuscritos maiúsculos. 2646 dos sec. IX ate XV na invenção da imprensa correspondem as nossas letras maiúsculas

D) Lecionários em pergaminho são documentos que eram usados para serem lidos nas igrejas divididas em passagens selecionadas com esse propósito. existem 1997 desses com datas do sec. IV ate XV

+ ou - 5000 manuscritos dos textos gregos do novo testamento. é o documento + confirmado dos tempos antigos.

iliada de homero que é a obra não bíblica melhor confirmada esta apresentada em 643 papiros nenhum com datas tão próximas ao da criação da iliada original.

a história de Roma deValleius Partecullus sobreviveu com um único e incompleto manuscrito que se perdeu no sec. XVII.

e - as Ostracas - são pedaços de cerâmica que contem alguns textos do n.t. os mais pobres as vezes usam argila como material de escrita.

há 25 delas com porções breves dos textos do n.t

f - os amuletos ou talismãs de boa sorte com versos no n.t períodos de sec. IV a XIII em pergaminho, papiro, louça de barro e madeira, do tipo com as orações do pai nosso.

g - as versões para o 1º idioma latim - 150 d.c 1000 manuscritos antigo latim vulgata latim. após o sec. IV + de 10.000 manuscritos. fora siriaco, copta, armerio, geogio, etrope, gotico, eslavonico, arabe e persa.

A parábola do crítico musical sem senso de tonalidade que foi contado para uma companhia de música popular para criticar Beethovem so se sabia

relativo que ele apresentaria. ele seria ouvido porque era famoso, conhecido, mas em algum outro campo de conhecimento e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com