TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Por:   •  15/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

AVALIAÇÃO – AD2

Período 2020/1º

Disciplina: Cultura Brasileira

Coordenador: Profª Maria Amália S. A. Oliveira

Aluno:

A apresentação e a análise da culinária inserida na atividade turística presentes no artigo, expõem a importância desta para a preservação da identidade cultural de comunidades tradicionais. Comumente relacionada apenas a questões biológicas, a alimentação tem se demonstrado uma das principais características para conhecermos os costumes ligados a um povo.

Os hábitos alimentares e comidas típicas, carregam consigo o saber-fazer de uma comunidade. Hábitos esses que aguçam, talvez como nenhum outro elemento, a curiosidade e atrai a atenção dos visitantes, haja vista estarem intimamente ligados ao sentido de nós mesmos, nossa identidade cultural e social. Transmitem memórias e tradições dos antepassados através do ritual de preparo e degustação. Em relação a comunidade local, fomenta sentimentos de satisfação e orgulho ante a sua cultura. Citações no artigo destacam a importância da culinária e gastronomia tradicionais no resgate, preservação e disseminação da cultura das comunidades, que precisaram lutar pelo reconhecimento de sua tradicionalidade.

O turismo veio a ser um meio eficaz no processo de construção da identidade social nas comunidades locais, fortalecendo os laços com sua cultura, através da busca do turista aos modos de vida tradicionais levados pelo crescimento do Turismo Rural e do Ecoturismo. Destaco o exemplo citado do Parque Natural dos Três Picos, localizado em um distrito que concentra a maior parte da população rural de Nova Friburgo, que devido ao aumento da demanda turística, impulsionou agricultores locais a venda de produtos e serviços, a criação de um circuito turístico que foram o ponto de partida para a mudança da mentalidade, trazendo orgulho de sua cultura, valorizando os hábitos alimentares e a gastronomia tradicionais.

Esse processo vivido nessa comunidade, nos demonstra que a cultura e sua valorização, trazem desenvolvimento social e um sentimento de orgulho e satisfação por sua identidade. Em larga escala, acredito que esse processo de valorização seja uma das chaves para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com