TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado

Por:   •  17/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Licenciatura em Pedagogia
Avaliação à Distância 2 (2019-2)
Disciplina: Ciências e Educação 2
Coordenadora: Profa. Fátima Branquinho
Tutora a Distância: Profa. Adriana Matias da Silva

Nome:

Matrícula:                                                                                          Polo:

QUESTÕES

Orientação complementar para as questões 4 e 5 dessa AD2

 As respostas às questões 4 e 5 PODEM ser compartilhadas entre os colegas e o mediador presencial de ciências e educação 2, a critério do mediados e dos alunos, em um sábado do mês de outubro, quando está marcada a tutoria da disciplina no Polo. Esse compartilhamento vai tornar a experiência da AD2 ainda mais rica para a formação de todos.

1 – Cada uma das culturas humanas constrói um modo próprio de habitar e viver. Habitamos diferentes espaços púbicos e privados, das cavernas aos edifícios, das aldeias às cidades. Nas casas e comunidades em que habitamos, desde a infância, aprendemos a conviver uns com os outros. E a convivência é uma das condições mais importantes da vida social. Com base na aula 17, (a) cite duas razões para as diferenças que percebemos entre as habitações e a segurança da moradia humana. Considerando o conceito de “dignidade humana” (e não apenas o conceito de “espécie”, próprio do campo da biologia), diga (b) se pertencemos todos a mesma humanidade ou não, e porquê.

2 – Durante a aula 16 (O homem como morada de outros seres: os parasitas humanos. Quem é o “meio ambiente” de quem?), foi comentado em tutoria que o homem precisa de alimento e de local para se abrigar para a sua sobrevivência, o seu corpo serve de morada (abrigo seguro e proteção) e alimento (fonte de energia) para outros seres vivos. Os tecidos que formam os seus órgãos e suas cavidades – também o sangue, a superfície da pele, os cabelos, entre outros – proporcionam a alguns seres um ecossistema que garante sua sobrevivência. Desta forma, é fácil entender e olhar atentamente para o corpo do homem como fonte de nutrientes e abrigo para outros seres vivos. Por que esses seres são considerados parasitas? (0,5 ponto)

 Cite três exemplos e os modos como o homem passa a abrigá-los em seu corpo (1,5 ponto).

3 – Na aula 18, conversamos sobre o uso indevido dos recursos ambientais. Falamos que pode se traduzir em riscos ou prejuízos para todos os seres que constituem a biosfera. Descreva cinco principais atividades humanas e degradações relacionadas a cada uma que podem levar a riscos ambientais no Brasil. (1,5 ponto)

4 – Podemos dizer que a aula, entendida como processo dinâmico, relação de influência e contra-influência entre professor e aluno (DEMO, 2002) é composta dos seguintes elementos: professor, aluno, o conteúdo e os meios ou estratégias (GHIRALDELLI, 2000). Considerando tais assertivas, elabore uma oficina para ser desenvolvida junto aos alunos sobre o tema saúde e/ou meio ambiente. (2,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com