TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jaguariúna

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.473 Palavras (26 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

CURSO DE TURISMO

PROJETO DE CONSULTORIA TURÍSTICA:

MUNICÍPIO DE JAGUARIÚNA

São Paulo

2014

CURSO DE TURISMO

PROJETO DE CONSULTORIA TURÍSTICA:

MUNICÍPIO DE JAGUARIÚNA

Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina de Planejamento e Organização do Turismo do curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Profª. Silvia Rubino Shuy.

Realizado por:

ANA LUIZA F. LOUREIRO - 20051624

BEATRIZ K. SHIMADA - 20317283

MARIA GABRIELA LONGO - 20138606

MICHELLY POLIZEI- 20393860

São Paulo

2014

RESUMO

O Agroturismo, enquanto uma atividade do chamado “novo rural” (CAMPANHOLA e GRAZIANO DA SILVA, 2000), tem despertado crescente interesse de empreendedores e gestores públicos, principalmente em relação ao impacto desta atividade sobre o meio ambiente, sobre os agricultores familiares e sobre o desenvolvimento local. Neste trabalho de consultoria veremos o quanto é rica a parte ambiental de Jaguariúna e quão grande é o potencial da cidade para o Agroturismo.

Palavras-chave: Agroturismo, Área Ambiental, Jaguariúna.

ABSTRACT

The Agro Tourism, as an activity known as "new development" (CAMPANHOLA and Graziano da Silva, 2000), has attracted increasing interest from entrepreneurs and public officials, especially regarding the impact of this activity on the environment, family farmers and local development. In this consulting work, we will see how rich is the environmental part of Jaguariúna and how great the potential of Agro Tourism on it is.

Keywords: Agro Tourism, Environmental Area, Jaguariúna.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

CAPÍTULO 1 - LOCALIZAÇÃO E ASPECTOS AMBIENTAIS 6

1.1 ÁREA 6

1.2 CLIMA 7

1.3 VEGETAÇÃO 8

1.4 RELEVO E HIDROGRAFIA 9

1.5 LOCALIZAÇÃO E ACESSO 13

1.6 USO DO SOLO 15

CAPÍTULO 2 - ATRATIVOS E RECURSOS NATURAIS 22

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS RECURSOS E ATRATIVOS NATURAIS 22

2.2 INDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS, ADOÇÃO DE MEDIDAS CONTROLADORAS E POLÍTICA E PLANEJAMENTO AMBIENTAL 32

2.3 ANÁLISE DO SETOR 35

CONCLUSÃO 36

BIBLIOGRAFIA 38

INTRODUÇÃO

Uma das definições de Turismo no Espaço Rural é que ele é capaz de promover o desenvolvimento local, já que “constitui uma fonte de renda proveniente de impostos e de divisas para as localidades onde ocorre; gera empregos para a mão-de-obra local, fazendo reverter, em certos casos, o processo de êxodo rural dos jovens, que já não precisam migrar para as grandes cidades em busca de emprego” (RUSCHMANN, 2000). O Turismo rural faz com que com que ocorra um conhecimento cultural e a possibilidade de uma integração e convivência de diferentes classes sociais.

Em Jaguariúna, acredita-se que o Turismo Rural é uma alternativa extremamente viável na busca do real desenvolvimento social de uma cidade que apenas está se iniciando Turismo de massa, já que a região é privilegiada pelas características ambientais e naturais, pois além de possuir o clima rustico das fazendas e ranchos, tem o suporte natural de lagos, pesqueiros, além de estar próxima de grandes centros urbanos, especialmente dos municípios de Campinas e região. Com efeito, a cidade de Campinas é a que mais manda turistas para Jaguariúna, onde o Turismo Rural vem sendo apresentado como um caminho de desenvolvimento, gerando recursos não só para melhorar a renda dos agricultores, mas também para resgatar e preservar a herança cultural e histórica da cidade.

Implantado em 2004, o Turismo Rural teve como primeira fase a divulgação junto aos produtores locais, mostrando, de maneira simples, como essa atividade poderá trazer benefícios e um desenvolvimento turístico para as propriedades rurais e também para a área urbana. Uma das alternativas foi a distinção entre as propriedades rurais, tornando a sinalização um fator importante, já que não havia placas e quase todos os sítios tinham o mesmo nome. A distinção se deu, sobretudo, através da instalação de placas de sinalização turística, indicando o caminho da “Rota Rural” em cada propriedade e destacando o nome do proprietário.

A forma como Jaguariúna vem implantando o Turismo Rural nos fez lembrar a assertiva de Graziano (2000), a saber: “A atual crise agrícola – que se traduz basicamente por uma queda dos preços das principais commodities, como suco de laranja, café e grãos, e numa queda do valor dos imóveis rurais – impôs limites à expansão das tradicionais atividades agropecuárias”. E foram esses novos limites que, no caso dos proprietários dos sítios de Jaguariúna, tornaram o Ecoturismo uma alternativa desejável, até porque restou implantado com o apoio da coordenação do curso de Turismo da FAJ - Faculdade de Jaguariúna.

Vale ressaltar que o Turismo Rural deve ser um complemento da renda familiar, não sua principal ou única fonte. Em verdade, as tradições de trabalho do campo devem ser mantidas, pois elas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (178 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com