TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é sensibilização turística?

Por:   •  15/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  1.405 Visualizações

Página 1 de 3

O que é sensibilização turística?

Para que uma cidade seja verdadeiramente turística, a atividade deve ser construída com o envolvimento de toda a população, os estudantes, comerciantes, entre outros. No geral, a comunidade em si.

A sensibilização é o ato de ser sensível, de oferecer às pessoas da comunidade/região, recursos e procedimentos que as levem a enxergar novas variáveis e possibilidades que os permitam a enfrentar mudanças e transformações que sejam necessárias ao adotar uma nova postura frente ao turismo. Faz com que todos percebam que são capazes de contribuir para a melhoria da vida da comunidade.

Estratégias da Sensibilização

A sensibilização é capaz de fazer com que os envolvidos tenham a capacidade de enxergar com mais profundidade/precisão as impressões, estimulando o conhecimento, participação e intervenção sobre aquilo que está a sua volta.

A sensibilização turística é de suma importância, visto que é a partir dela que os moradores percebem a importância de seu município frente ao turismo, e assim levando-os a defender e realizarem o desenvolvimento turístico do local.

Uma outra estratégia de sensibilização é criar parcerias, reforçando a ideia de que em grupo se é mais forte e eficaz, pois como bem sabemos, quem faz o turismo é o conjunto da sociedade.

Compartilhar os conhecimentos teóricos e as vivências práticas para examinar situações que se apresentem, como forma de conscientizar as pessoas da importância de suas atividades profissionais para o desenvolvimento do turismo, também é uma estratégia utilizada pela sensibilização turística.

Educação transforma as pessoas, a educação formal, não formal e informal são belos exemplos, através delas, as pessoas conhecem seus valores e os valores de sua comunidade, passam a enxergar que são capazes de ajudar sua localidade a evoluir.

Tomam conhecimentos sobre o quão importante pode ser a atividade turística para suas comunidades,  e como participantes da mesma, através da sensibilização, eles começam a ter uma visão diferente sobre o entorno de sua localidade, começam a enxergar tamanho potencial existente e que eles tem o poder de implementar melhorias na comunidade, para todos.

Para que se torne uma atividade onde traga contribuição para as comunidades onde ocorre e poderá vir a ocorrer a atividade turística, é de tamanha importância ter uma comunidade amigável em questão de poder oferecer uma boa dinâmica para com os visitantes.

Função e contribuição da Sensibilização para o planejamento do turismo

Sendo assim, a sensibilização turística contribui para o planejamento do turismo, pois além de inserir a comunidade no meio turístico, faz com que a mesma desenvolva seu entendimento sobre o turismo e com isso, a comunidade enxerga seu grande potencial de poder ajudar a implementar a atividade, desenvolver e ajudar para que haja melhorias, não só para os que visitam mas para os que residem no entorno turístico.

A sensibilização turística contribui tanto que, sua função é ser um meio multiplicador e disseminador no que diz respeito ao turismo, pois impulsiona e motiva a atuação da comunidade local no desenvolvimento da mesma, ajudando a tornar o local mais estruturado para que aumente o fluxo de turistas. Dessa forma, a sensibilização turística possui de grande contribuição para o planejamento e desenvolvimento do turismo, pois a mesma faz com que se amplie o horizonte das pessoas de determinadas localidades sobre o local em que vivem e fazendo com que as mesmas reconheçam o potencial de seu lugar habitual, percebendo que pode contribuir para a fomentação da atividade turística e assim qualificar o local para que haja uma demanda maior, trazendo assim, benefícios para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (216.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com