TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina Empreendedorismo

Artigo: Oficina Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  2.371 Visualizações

Página 1 de 5

Oficina de Empreendedorismo

Atividade Avaliativa

Question1

Notas: 1

Dornelas (2012, p.25) diz que “(...) o empreendedor é um administrador, mas com diferenças consideráveis em relação aos gerentes ou executivos de organizações tradicionais”. Considerando este tema, qual das alternativas abaixo apresenta diferenças entre o empreendedor e o administrador?

Escolher uma resposta.

a. Ser empreendedor não é profissão, sendo assim, os empreendedores são sempre indivíduos autônomos, enquanto os administradores são profissionais registrados.

b. O empreendedor é o proprietário da empresa, e o administrador é o gestor.

c. Os empreendedores são exímios planejadores, enquanto o ato de planejar não faz parte das atribuições do administrador.

d. O empreendedor possui, além das competências de administrador, a capacidade de saber utilizá-las no momento oportuno, por ter visão de futuro mais apurada.

e. Não existem diferenças entre o empreendedor e o administrador.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

Chiavenato (2008) cita três características principais que demonstram o espírito empreendedor. Quais são estas características?

Escolher uma resposta.

a. Autoconfiança, inconformismo e otimismo.

b. Oportunismo, visão de futuro e liderança.

c. Organização, controle e subordinação.

d. Coragem, determinação e formalidade.

e. Necessidade de realização, disposição para assumir riscos e autoconfiança.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

Em entrevista para uma revista de negócios, o autor Fernando Dolabela disse que “O Brasil é empreendedor em termos quantitativos, mas é um empreendedorismo por necessidade”. Esta avaliação indica que:

Escolher uma resposta.

a. a maioria dos empreendedores no Brasil possui boa capacitação e são empreendedores em série, tendo mais de um negócio, por isto o Brasil é um empreendedor em termos quantitativos.

b. a necessidade no Brasil é de que se empreenda em grandes quantidades.

c. o fato de que o Brasil ocupa a 3ª colocação entre os países com maior número de empresas, indica que há um excelente desenvolvimento da atividade empreendedora no país.

d. ao empreender por necessidade, o brasileiro demonstra que inicia um negócio próprio somente pela necessidade de satisfazer seu ego.

e. é preciso qualificar o empreendedorismo no Brasil, pois ainda existem muitos brasileiros que iniciam negócio próprio como alternativa ao desemprego, normalmente sem capacitação adequada.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

(Adaptado de AEDECCA/FACHUCA, 2010) Referente ao plano de negócios, marque V para afirmativa(s) verdadeira(s) e F para falsa(s):

( ) A elaboração de um Plano de Negócios é fundamental para o empreendedor, não somente para a busca de recursos, mas, principalmente, como forma de sistematizar suas ideias e planejar de forma mais eficiente, antes de entrar de cabeça em um mercado sempre competitivo.

( ) O Plano de Negócios deve ajudar o empreendedor a responder questões importantes, relativas ao seu negócio antes de seu lançamento. Não é incomum mudanças profundas no projeto ou até mesmo o abandono da idéia inicial, quando se começa a pesquisar e checar as suposições iniciais para a montagem do Plano de Negócios.

( ) Para auxiliar na montagem do plano, é importante um modelo que sirva como uma espécie de roteiro na construção do Plano de Negócios.

( ) Caso se pretenda usar o Plano de Negócios para levantar recursos, é essencial que se capriche na apresentação; porém, mais importante que isso é a consistência dos dados que embasarão o projeto. Deve-se ser conservador nas análises e, principalmente, nas estimativas financeiras, pois a fase da euforia já passou.

A sequência correta é:

Escolher uma resposta.

a. V, V, V, V.

b. F, V, F, V.

c. V, V, F, F.

d. F, F, F, V.

e. V, V, V, F.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question5

Notas: 1

(Adaptado de AEDECCA/FACHUCA, 2010) Marque a alternativa que indica um ponto fraco das Micro e Pequenas Empresas:

Escolher uma resposta.

a. Falta de planejamento na gestão dos fluxos de caixa.

b. Contato mais próximo com o cliente.

c.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com