TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Dimensionamento do Canal de Fuga

Por:   •  1/10/2018  •  Tese  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 5

Dimensionamento do Canal de Fuga

    Para o dimensionamento do canal que devolve a água turbinada de volta ao rio devem ser utilizadas equações que relacionam as propriedades do meio onde a água corre com  a velocidade que a  mesma pode adquirir. Veja as equações a seguir.

  • Equação da resistência

                 [pic 1]

  • Equação da continuidade

                    Q = A.V

Onde:

  • Q = Vazão (m³/s);
  • A = Área da seção molhada (m²);
  • n = Coeficiente de rugosidade de Manning;
  • V = Velocidade de escoamento (m/s);
  • R = Raio hidráulico (m)  R = A/P (P = Perímetro molhado);
  • I = Declividade do fundo (m/m).

     Para a configuração do canal de fuga dessa estação hidrelétrica que atende à demanda de uma vazão Q = 576m³/s, o principal critério adotado foi o custo para a sua realização. Ou seja, o ponto de partida foi dar preferência aos materiais e procedimentos que possuíam um melhor custo benefício.

ESCOLHA DO FORMATO DO CANAL

    O problema inicial foi definir a forma geométrica do canal. Este poderia ter a seção transversal circular, quadrada, triangular ou trapezoidal. O formato circular pode ser descartado logo de início, pois sua construção não é tão simples de ser executada e o mesmo não apresenta uma estabilidade junto ao terreno. O formato quadrado só pode ser utilizado caso o material das paredes seja de concreto ou assemelhados - o que pode aumentar o custo da obra -, por isso descarta-se essa alternativa.

    Os formatos triangular e trapezoidal são muitos semelhantes, podem ser utilizados com qualquer material e também apresentam uma estabilidade consideravelmente satisfatória junto ao meio de sua construção. O segundo, no entanto, apresenta um menor valor de comprimento da altura em relação ao comprimento da base superior. Por isso definimos o formato trapezoidal como a melhor escolha.

    Sendo assim, discriminamos as equações para o cálculo da área, perímetro molhado, raio hidráulico e largura do topo para o formato escolhido conforme a figua a baixo.

[pic 2]

  •  Área da seção em m²

A = (b + mh)h

  •  Perímetro molhado em m

P = b + 2h(1 + m²)½

  •    Raio Hidráulico em m

R = A/P

  •     Comprimento do Topo

B = b + 2mh

ESCOLHA DO MATERIAL E CÁLCULOS

    O problema agora será escolher o material que revestirá as paredes  do canal de fuga. Para tal será importante levar em consideração alguns fatores tais como a inclinação máxima do talude e a velocidade limite do líquido que o referido material suporta.

    Veja na tabela a seguir a relação dos principais materiais utilizados na cobertura da superfície do canal com a inclinação limite aconselhada e a velocidade máxima com que o fluido pode o atravessar.

                   

Material das Paredes

Inclinação dos Taludes para canais profundos

(Valor de “m” em metros)

Velocidade máxima

(em m/s)

Areias Soltas

3

0,76

Terreno Argiloso

1 ou 1,5

1,14

Cascalho Grosso

1

1,83

Alvenaria

0,25

3

Concreto

0,25

6

    Para diferentes tipos de materiais existe um respectivo valor do coeficiente de rugosidade Manning (n). Observe na tabela a seguir.

[pic 3]

    Como já mencionado, partiremos dos materiais mais baratos. Assim, a escolha inicial fica entre areias soltas e terreno argiloso. A melhor opção parece bastante óbvia. O terreno argiloso possui um menor valor de m o que acarreta em um menor valor da base superior B em relação às areias soltas. O terreno argiloso também possui uma velocidade limite maior, permitindo assim uma menor área da seção A ou uma maior inclinação I. Seleciona-se, portanto, o material de terreno argiloso como escolha inicial para o projeto.

 

CÁLCULO DAS DIMENSÕES - TERRENO ARGILOSO

    Dados iniciais

  • Q = 576m³/s
  • m = 1m
  • n = 0.017 (terra retilíneo e uniforme)

    Para termos uma noção das dimensões do trapézio para esse sistema, fixaremos um valor inicial da inclinação I = 0,0001m/m e b = 10m. Com o auxílio das fórmulas acima calcularemos os valores da altura h, do comprimento do topo B e a velocidade do fluído V.

Veja na tabela a seguir os resultados obtidos.

MEDIDA

VALOR

h

12,69m

h + 20%

15,23m

b

10m

B

35,38m

B para 1.2h

40,46m

n

0.017

m

1

I

0.0001m/m

A

287,94m²

P

45,89m

R

6,67m

Q

576m³/s

V

2m/s

    Podemos verificar que esse sistema possui uma velocidade V que ultrapassa o limite que o material pode suportar (1,14m/s). Aumentar o valor de b para aumentar a resistência e com isso reduzir a velocidade V foi desconsiderado, pois o canal ficaria muito largo. Reduzimos então a inclinação I pela metade duas vezes mas a velocidade V pouco foi reduzida. Além do mais, I ficaria muito pequeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (255.3 Kb)   docx (630.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com