TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo e Sociedade.odt

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 01 (Aulas 12 e 13) – Discorra sobre o surgimento e a regulamentação do chamado “tempo livre” e a sua importância para a compreensão do lazer a partir da perspectiva das lutas e conquistas sociais. Mínimo de 15 linhas. (Valor 4,0 pontos)

Resposta:

As transformações sociais provenientes da modernidade estão diretamente ligadas com as mudanças da relação do homem com o trabalho e seu tempo.

O nascimento da sociedade industrial foi um marco das mudanças significativas nos modelos de organização do tempo e das atividades diárias. Essa nova sociedade se desenvolveu no movimento da Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, na Inglaterra, e marcou o período dos tempos modernos. É nesse período que ocorreu, entre diversas mudanças, a mecanização dos meios de produção, uma real oposição ao meio de produção artesanal conhecido e vivido na Idade Média.

Essas mudanças dos meios de produção promoveram profundas alterações nas relações do homem com seu trabalho, a partir delas, novos laços e modelos surgiram para guiar as relações entre as pessoas e construir uma nova cultura.

A Revolução Industrial trouxe para o homem uma carga muito grande de trabalho diário que era repetitivo, exigindo maior rapidez e sincronismo, o que causava uma fadiga mais acentuada do que a atividade artesanal ou agrícola.

Este fato provocou uma reação por parte dos operários, na forma de greves e reivindicações, o que levou a reflexões sobre trabalho e o tempo, com exigências de maiores períodos determinados para descanso.

É a partir desse momento histórico, que foi estabelecida a rígida divisão do tempo de trabalho. Consequentemente, também nessa época, as novas rotinas diárias passaram a ser demarcadas obrigatoriamente pela jornada de trabalho, o que determinaria claramente a distinção entre o tempo que o trabalhador dedica à produção e o tempo de não-trabalho.

O lazer só conseguiu espaço a partir do Século XIX, com a mudança de comportamento de toda uma sociedade com relação ao trabalho, tendo início nos países europeus.

Essa mudança, foi motivo de discussão sobre a visão de alguns sociólogos onde cada um tinha sua interpretação sobre o lazer.

Com o passar do tempo o lazer passou a ser percebido não só como algo que simplesmente passa a existir como consequência da rígida delimitação da jornada de trabalho.

São muitas as definições e conceitos de lazer, suas dimensões de tempo e atividade, função, importância, a maneira como é usufruído e sua participação na vida do homem.

Nesse aspecto, vale destacar o conceito mais aceito a respeito do lazer que é o do sociólogo francês Joffre Dumazedier: “Um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais”.

______________________________________________________________________Questão 02 (Aulas 14 e 15) - Considerando a noção do lazer como agregador de valores sociais e de melhoria da qualidade de vida das pessoas pondere sobre: a) a posição periférica que o lazer ocupa nas políticas públicas brasileiras; e b) as ações de ‘Turismo Social’ que buscam promover a inclusão de segmentos sociais menos favorecidos no universo do lazer turístico, assinalando em que medida essas iniciativas favorecem as possibilidades do lazer. Mínimo de 15 linhas. (Valor 6,0 pontos)

Resposta:

a) Atualmente o lazer tem alcançado espaço e valorização social com melhoria da qualidade de vida.

Na constituição brasileira ele aparece como um direito social, mas ainda exitem muitas dificuldade para garanti-lo.

Nos últimos anos, essa discussão vem ganhando maior notoriedade, existindo várias explicações para que o lazer se torne um dos mais estudados, discutidos e reivindicados direitos sociais. Entre os motivos, pode-se destacar a redução da carga horária de trabalho, e um estilo de vida saudável. Entretanto, apesar do conhecimento por parte dos governantes sobre a importância do lazer para a população, estes geralmente não implementam políticas públicas de lazer acessíveis a todos os cidadãos. A tendência iniciada com a Constituição Federal de 1988, assiste um crescimento da perspectiva comercial de formas de expressão cultural e principalmente do esporte, lazer e entretenimento. Se, por um lado, essa tendência de mercantilização causa certa desigualdade no acesso das pessoas às práticas de esporte e lazer, por outro lado, neste período existe uma abertura maior dos órgãos públicos à participação popular em tomadas de decisão em políticas públicas.

A sociedade não deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com