TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 Turismo e Sociedade

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Talyta Cristina de A. Oliveira

Inscrição: 14115100175

Pólo: Resende

1)

Segundo o sociólogo francês Joffre Dumazedier, existe quatro definições sobre o tema lazer.

 Definição 1: O lazer não é uma categoria definida de comportamento social e sim um estilo de comportamento, podendo ser encontrado em qualquer atividade. Assim, mesmo no trabalho profissional, podemos encontrar comportamentos de lazer. Muitos sociólogos defendem a idéia de que essa perspectiva de entendimento sobre o lazer está mais próxima da Psicologia do que da própria Sociologia, pois não permite definir um campo específico entre as diferentes atividades que assumem distintas funções na sociedade.

Definição 2: Situa o lazer somente com respeito ao trabalho profissional em oposição a este último. Neste caso, o lazer é resumido ao não-trabalho e possui adeptos, sobretudo, entre os economistas. Na Sociologia, os autores que estudam o lazer sob essa perspectiva estão localizados dentro da denominada Sociologia do Trabalho.

 

Definição 3: Exclui do lazer as obrigações domésticas e familiares, mas coloca como possibilidade de lazer as atividades sociopolíticas e socioespirituais.

Definição 4: Entende que o lazer faz parte do conteúdo do tempo orientado para a realização da pessoa com fim último. Este tempo seria permitido ao indivíduo pela sociedade quando este já se desincumbiu de suas tarefas e obrigações profissionais, familiares, espirituais (religiosas) e políticas. O tempo disponível para ser preenchido com atividades de lazer não seria resultado de uma decisão do indivíduo e sim da evolução da economia e da sociedade. Nesta linha de raciocínio, teríamos quatro períodos de lazer: o lazer do fim do dia, o do fim de semana, o do fim do ano (férias) e o do fim da vida (aposentadoria).

A)Pode-se definir o lazer atualmente como o conjunto de atividades desenvolvidas pelos indivíduos seja para descanso, seja para divertimento, seja para seu desenvolvimento pessoal e social, após cumpridas suas obrigações profissionais, familiares e sociais. Um conjunto de ocupações não obrigatórias, de livre escolha do indivíduo que as vive e cujos valores propiciam condições de desenvolvimento pessoal e social.

B) Devido ao momento histórico denominado Revolução Industrial, a sociedade ocidental chegou à delimitação de um tempo destinado à reposição das forças físicas, intelectuais e emocionais, desgastadas com as intensas jornadas de trabalho. A super exploração salarial, horas excessivas de trabalho, condições subumanas de alimentação e moradia levaram os operários a buscarem uma reação e assim surgiram as lutas entre as duas classes: empresariado e operariado, dando início dos movimentos de luta entre os donos do capital e os que viviam da venda de sua força de trabalho. Os empresários tentavam preservar sua posição como classe dominante e os operários buscavam a solução de seus problemas de fome e emprego.

Por meio da luta da classe operária foram responsáveis pela melhoria relativa das condições de trabalho e salário do proletariado. As pressões exercidas por parte dos sindicatos e partidas operários sobre o empresariado favoreceram o alcance de várias conquistas como repouso remunerado, férias remuneradas, décimo terceiro salário, entre outros

2- O lazer tem ocupado posição periférica no que se refere a políticas voltadas para o fomento e desenvolvimento do mesmo, pois não encontramos um órgão governamental responsável pela elaboração e execução de políticas destinadas ao lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com