TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo - técnica de comunicação oral e escrita

Por:   •  12/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Curso de Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo

Trabalho de Teoria e Técnica Profissional

[pic 2]

[pic 3]

Curso de Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo

Trabalho de Teoria e Técnica Profissional

Nome do aluno

Ano

        A função do guia de turismo é conduzir os turistas, auxiliando com espírito de liderança e vivificando o grupo que esta sendo acompanhado. Assume o posto de componente facilitador das relações entre o passageiro e administrador de eventualidades que ocorrem durante viagens. O profissional deve ser adepto à linguagem estrangeira de forma clara e dominante. Saber lidar com problema, seja ele qual for, de forma paciente e equilibrada, passando assim, uma imagem profissional ética e moral aos acompanhados.  

        O guia deve englobar:

- Apresentação pessoal;

- Vestimenta adequada ou uniforme para local de trabalho;

- Pontualidade

- Facilidade na resolução de conflitos e na tomada de decisões;

- Responsabilidade;

- Disciplina;

- Iniciativa;

- Comunicação

- Sociabilidade

- Ética

        Para a viagem, deve se destacar que o grupo necessita de um olhar mais específico e amplo quando se trata de comunicação sonora e desenvolvimento de uma relação saudável com os mesmos, que inegavelmente carecem de atenção exclusiva, ainda mais por se tratar de uma viagem relativamente longa.

Providências preliminares junto à agência

Material Pessoal

        O guia de turismo deve possuir como material pessoal quando julgado necessário, apropriado e que faça parte da normativa:

 

- Microfone: é de suma importância ao tratarmos de uma boa comunicação sonora entre guia e turista. Em viagem ferroviária, expostos a ruídos externos, conversas paralelas e entre outros congestionantes sonoros tem-se em vista a larga necessidade de comunicação alta e clara para que tudo seja exposto e entendido por todos que estejam no interior do veículo, o microfone com certeza faz toda a diferença.

- Caixa de primeiros socorros: tais como, algodão, compressa de gaze, água oxigenada 10 vl., álcool iodado, termômetro, vaselina líquida, faixa, pinça, linha, esparadrapo, álcool, polvidine, tesoura, sabão. O guia deve estar preparado para qualquer eventualidade, seja ela emocional ou física, por isso da importância em deter desses materiais de primeiros socorros.

- Material de entretenimento: Para que a viagem não se torne monótona e cansativa, materiais com finalidade de entreter leva a viagem à um nível mais divertido e rápido, uma vez que todos voltariam suas atenções ao colocado em questão.

- Material de bordo: tais como, pano, bandeja, toalha, cesta de vime, bom-ar e entre outros que garantem ao ambiente um clima agradável e aconchegante de maneira a garantir a higiene e a funcionalidade a bordo.

- Prancheta, canivete suíço, lanterna: Os materiais pessoas cujos itens fazem parte trazem aos passageiros e ao guia a funcionalidade em deter utilitários que promovem a funcionalidade do serviço e na resolução de problemas.

Pasta do Guia

        A pasta do guia assegura  organização que tem ampla relevância em viagem.

Lista de passageiros: (telefone, RG, passaporte se necessário, data de nascimento, horário e local do desembarque), os itens citados garantem o controle de informações pessoais, entradas e saídas, enfim, assegura que o guia esteja a par de toda a situação.

Roteiro de viagem com detalhamento diário: é necessário saber toda a programação para tomar os procedimentos cabíveis.

Relação de hotéis e restaurantes com endereços, telefones e serviços inclusos: Para saber designar os horários e distribuir todos os pontos que serão destinos para que não haja atrasos e inconveniências. É importante saber exatamente a localidade e o que será oferecido pelo local.

Notas de pagamentos antecipados: Controle de pagamento, organização.

Etiquetas para mala: Dar segurança aos turistas quanto à organização, por ser fácil o extravio, e desordem dentro do bagageiro. Da mesma forma, quando acontecer a chegada ao destino, tudo já esta designado e organizado garantindo assim a funcionalidade da viagem e melhor aproveitamento de tempo.  

Crachá: A identificação é primordial em qualquer seguimento, quando trata-se do turismo os aspectos tornam-se ainda mais específicos uma vez que os acompanhados dependem do guia por estarem em território diferenciado.

Informa Programação: O guia tem a competência de saber se programar e que tudo ocorra conforme o planejado, o passeio deve ser bem desfrutado e organizado. A programação vai informar os horários e endereços pertinentes ao destino e o que o local tem a oferecer ao grupo, se esta de acordo com o que foi pago. O guia deve dominar toda a programação.

Questionário preventivo: Saber com quem esta se lidando uma vez que há grupos diferenciados, no caso os idosos, se há precauções a serem tomadas, cuidados, exigências entre outros.

Procedimentos relativos ao desembarque

         Antes do Horário Determinado para Embarque é necessário cuidados.

 

Postura do guia: vestimenta (uniforme), linguagem, asseio, pontualidade, responsabilidade,disciplina e ética, comparecer 02 horas antes no local de embarque, se possível com alguém da agência operadora, solicitar “Check-list”, quando houver, ao motorista para verificação do ônibus da agencia operadora;

         Vistorias o meio de transporte quanto às condições de higiene e conforto. Conferir os seguintes equipamentos: toalete, microfone, interfone, toca-fitas, ar-condicionado, material de limpeza, TV, vídeo, geladeira, bancos, armários, descansa-pés, porta copos, verificar documentação do ônibus, e da viagem (nota fiscal da contratação dos serviços, autorização especial para entrada em algumas cidades, seguro dos passageiros, licença do DNER);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (238.6 Kb)   docx (120.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com