TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADUBAÇÃO VERDE

Por:   •  20/2/2017  •  Artigo  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA – CAMPUS COLORADO DDO OESTE

ADUBAÇÃO VERDE

        

COLORADO DO OESTE

2016

ADELCIZA SARAH LEITE CARDILIQUIO

CAMILA SOUZA REIS

LUCAS YUTAKA KAMIYA GARCIA

ADUBAÇÃO VERDE

[pic 1]

COLORADO DO OESTE

2016

INTRODUÇÃO

A utilização de adubos verde ou adubação verde é a prática de adicionar leguminosas, cobrindo a superfície do solo, com o objetivo adicionar matéria orgânica, reciclagem de nutrientes e fixar o N do ar. Sendo assim, uma prática de cultivo de plantas, com elevado potencial de produção de biomassa vegetal, semeadas em rotação, sucessão ou consórcio com espécies de importância econômica.

Promove vários benefícios, melhora a capacidade produtiva do solo; enriquece com vários nutrientes essenciais, aumenta sua fertilidade e garante maior produtividade e renda para os produtores. Essa prática pode ser realizada com diversas espécies vegetais, porém cada uma delas apresenta características diferentes como: produção de massa verde/seca, tempo de decomposição, velocidade de crescimento, produção de compostos alelopáticos (substâncias químicas liberadas pelas plantas, que influenciam o desenvolvimento de outras plantas).

Além de vários benefícios, a adubação verde controla as ervas daninhas, pois, pela sua grande produção de massa verde, impedem o desenvolvimento daquelas. Contribuem para reduzir o emprego de fertilizantes minerais e defensivos.

A adubação verde, pela cobertura que desenvolve na superfície do solo, protege a terra contra os efeitos da erosão evitando as perdas de nutrientes e matéria orgânica. O cultivo de leguminosas, nas entrelinhas, protege o solo, enriquece-o com matéria orgânica, aumentando a atividade microbiana.

DESENVOLVIMENTO

No presente trabalho, busca se informar de maneira clara e especifica os objetivos da tecnologia de introduzir uma adubação verde como fonte de nutrientes para o solo, através de ciclagem de vários nutrientes essenciais, produção de palhadas, proteção contra erosão no solo, funções alopáticas, sendo algumas como fonte de alimentação para animais.

A adubação verde no entanto, é uma forma alternativa de conservação utilizada geralmente em pequenas propriedades, onde estas contribuem fisicamente, biologicamente, quimicamente para a manutenção do solo.

A escolha da leguminosa na área está ligada ao clima e a finalidade que se deseja obter ao final do processo de produção.

CONCLUSÃO

Podemos concluir que muitos são os atributos que a adubação verde proporciona a todo processo de produção, pois a mesma também contribui para cultura subsequente.

O que garante que o método seja funcional, é a escolha certa da leguminosa sendo adequado com objetivo especifico para determinada finalidade, como produção de massa, forragem, matéria seca, e proteção do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com