TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

A Globalização é um processo de aprofundamento das relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos espalhados pelo mundo. Na obra de Milton Santos a Globalização não perde esta definição, o autor apenas expõe durante sua obra aspectos que muitas vezes são contra ao processo de globalização. Como por exemplo a ideia do “Mundo como fábula”, que culpa os meios de comunicação por tornarem o mundo fantasioso para os indivíduos, expondo a ideia de que a comunicação contempla a todos as pessoas ao redor do mundo, criando assim pontes e trocas informacionais entre diferentes pontos no globo.

        Por trás da suposta integração mundial mostrada pela Globalização, existem muitas pessoas sofrendo com problemas causados por este fenômeno. Problemas, como por exemplo: O desemprego crescente, pobreza aumenta e as classes médias perdem em qualidade de vida, o salário médio tende a baixar e a fome e o desabrigo presente em todos os continentes.

        Porém, ao mesmo tempo a Globalização tornou mais fácil o câmbio de informações entre as pessoas do planeta. Desta forma um brasileiro consegue em questão de segundo se comunicar com alguém que more no Japão por exemplo. Sendo assim é possível concluir que a Globalização apresenta características que beneficiam e características que prejudicam a população mundial.

        Na Globalização está presente um grande número de empresas transnacionais que mobiliza um mercado mundial gigantesco, porém os impactos causados por essas empresas muitas das vezes não são totalmente positivos. Muitas delas liberam resíduos tóxicos e lixo, nos mares e oceanos, o que acaba afetando uma grande parcela da população litorânea mundial. Desta maneira é possível questionar se a globalização tende a prejudicar cada vez mais o planeta e o ser humano.

        A solução para os problemas da globalização é um jeito de se criar uma globalização mais humanizada, visando o progresso e a preservação do meio ambiente. Para isso é necessário que empresas sejam obrigadas a criar formas de oferecer seus produtos e serviços de modo a impactar minimamente o ambiente. Desta forma, órgãos governamentais proporcionem uma fiscalização rígida com essas empresas, para que aquelas que não cumprirem as normas sejam muito prejudicadas.

        Na Globalização Humanitária, é de extrema importância que os meios de comunicação sejam apresentados a todas aqueles povos que ainda não o conhecem, no entanto, o aval para a implementação do meio de comunicação seria dado pelos líderes do povo, para proporcionar a preservação de suas culturas e respeito as suas preferências.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (22.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com