TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ida Terrena

Casos: A Ida Terrena. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

Antes de Robert Koch e sua equipe introduziram os meios de cultura sólidos, introdução do ágar, os microrganismos eram cultivados somente em meios líquidos ate que com a introdução de meios sólidos permitiram o estudo de espécies isoladas (culturas puras), separando-as de espécies contaminantes (NOBEL LECTURES, 1967).

Segundo a ABRAPPA e a ISO os meios de cultura são formulações de substâncias em forma sólida, líquida ou semi-sólida que contêm constituintes naturais ou sintéticas para promover a multiplicação, crescimento e manter a viabilidade dos microrganismos (ABRAPPA, 2010; ISO 11133-1/2009; 11133-2/2004).

Meios de cultura consistem da associação qualitativa e quantitativa de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento, neste caso cultivo, de microrganismos fora do seu meio natural. Tendo em vista a ampla diversidade metabólica dos microrganismos, existem vários tipos de meios de cultura para satisfazerem as variadas exigências nutricionais. Além dos nutrientes é preciso fornecer condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento dos microrganismos, tais como pH, pressão osmótica, umidade, temperatura, atmosfera (aeróbia, microaeróbia ou anaeróbia), dentre outras (CRPHF/ENSP/FIOCRUZ, 2009).

Os meios de cultura podem ser classificados quanto à procedência dos constituintes em naturais ou complexos, quando usa ingredientes com composição química não definida, tais como extratos de vegetais (malte, tomate, amido de tubérculos, peptona de soja, etc.) de animais (carne, cérebro, fígado, caseína, etc.) e de microrganismos (levedura) e artificiais sintéticos ou ainda quimicamente definidos quando a composição química é conhecida (usados para trabalhos de pesquisa) e seus componentes servem para suprir as exigências nutritivas dos microrganismos, em fontes de carbono, nitrogênio, vitaminas, energia, sais minerais, dentre outros, quando então são conhecidas as necessidades nutricionais específicas. Quanto à composição química podem ser simples (meios básicos) ou complexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com