TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importãncia Da Leitura Na Vida Do Ser Humano

Artigos Científicos: A Importãncia Da Leitura Na Vida Do Ser Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

A leitura enriquece a alma, transforma o ser, nos tornam amantes do saber, nos faz flutuar sem tirar os pés do chão e a conhecer um mundo tão distante do nosso, próximo ao passo que damos em direção ao futuro. Assim, como, a água mata a sede a leitura também é uma importante alimentação para a vida de nossa alma. Muitas pessoas não tem o hábito de ler simplesmente por não ter costume ou preguiça, mas, se descobrissem o verdadeiro sentido da leitura faria da sua própria vida um livro em que as palavras pudessem justiçar seus pensamentos.

Acredito que a literatura pode ser vista como um guia para a vida, assim como a bíblia nos faz enxergar Deus. Ler significa conhecer a si próprio, é viajar para dentro de si e conhecer o seu “eu”. É conhecer tudo o que há em nossa volta levando esse conhecimento para logo mais adiante.

Quando conhecemos Castro Alves, quando admiramos Dom Quixote e vislumbramos as belezas de Cantigas de amor e Cantigas de amigo, cria-se um diálogo prazeroso em nossa forma de pensar e de agir tornando-nos filósofos numa teoria praticada e aprendemos dar valor nas experiências de nossa existência. Seria muito importante se as pessoas dedicassem um bom momento para uma boa leitura e levassem esse momento de sabedoria para a vida inteira, trazendo para si a chave da liberdade onde a preguiça, a falta de coragem e as coisas mundanas aprisiona seu ser. Quando lemos, buscamos nossa identidade pessoal e social, passamos a ser um outro alguém. E se somos alguém, passamos a pertencer um determinado ambiente, um lugar, uma família, um grupo, somos capazes de compreender o mundo e o significado que damos à nossa vida.

Precisa-se que as escolas e as famílias trabalhem em conjunto “ensinando o homem para viver com o homem”. Assim, os professores não terão tantos problemas e os pais não precisariam viver frustrados com seus filhos diante das armadilhas que a vida prega. Quando uma criança tem uma boa formação, adulta ela terá mais facilidade para enfrentar os desafios. Essa é a finalidade da literatura, desde criança aprendemos fazer nossas escolhas e uma boa literatura nos dará sustentabilidade em escolher para nós aquilo de bom.

É imprescindível a participação dos pais na vida dos filhos nessa questão de determinar a importância da literatura, afinal, são eles que convivem mais com os filhos que os professores. Para isso o professor tem que ser um desafiador e ensinar o aluno a escrever suas ideias a partir de uma leitura como ponto de partida para a vida adulta. Sendo dessa forma, isso justificará a seguinte frase de um autor que não conheço: “O professor que mais cobrou de mim foi o mesmo que mais me fez aprender e ver o quanto sou capaz de fazer”. Não que se torne uma cobrança, mas, uma maneira de Ajudar a descobrir-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com