TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: A importância da leitura em nossa vida

Artigo: ATPS: A importância da leitura em nossa vida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Artigo  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

A importância da leitura em nossa vida

A leitura esta presente na vida de todos desde em uma simples passada de olhar em um anunciado ou na interpretação de livros, jornais, revistas entre outros, conforme se faz necessário. Hoje em dia, muitos idosos que não foram alfabetizados na infância estão recorrendo ás escolas para conseguir ao menos aprender á ler e á escrever. Depois que aprendemos á ler, nada passa despercebido aos nossos olhos, estamos em constante leitura.

Ler não é somente decodificar símbolo, mas sim, interpretar e compreende o que esta sendo lido, pois é um processo interativo, no qual o leitor deve entender e absorver as informações que esta sendo passadas. A partir do momento em que o leitor consegue interpretar facilmente, ele pode ser considerado um leitor completamente alfabetizado.

É indispensável lembrar que para uma criança crescer lendo com facilidade e entendendo o que esta sendo lido, é necessária antes de tudo ser alfabetizada e letrada. Na alfabetização é a criança aprender á ler e á escrever de acordo com as normas da língua português, e o letramento é o entendimento do que a pessoa esta lendo ou do que esta ouvindo, esta por sua vez, tem vários níveis, na educação infantil deve ser trabalhando a leitura relacionando com o meio em que se vive, por exemplo: A CRIANÇA APRENDE Á LER A PALAVRA “PATO”, ela deve saber relacionar que a palavra “pato” que ela acabou de ler, é o “pato” que ela conhece no qual vive nos lagos. Conforme esta criança vai crescendo, a professora vai incentivando e ensinando á ler.

O letramento e a alfabetização andam lado á lado, caso apenas um desses for realizado a criança sofrerá com déficit de entendimento do que esta sendo lido por ela mesma e consequentemente no futuro terá sérios problemas, cabem ao professor ensinar e incentivar á ler e á entender cada palavra dita pelo seu aluno com um pensamento crítico.

Nosso cérebro é estimulado através da leitura, assim como uma musculação estimula nossos músculos, um livro, um jornal, ou ate mesmo uma revista é uma “academia” para o cérebro. Além de exercitar esse órgão tão importante, a leitura ajuda-nos a prevenir á ter doenças futuras, como a amnésia, sem contar que com a leitura frequente

você se torna uma pessoa formal, com um pensamento crítico e superintendente de tais assuntos.

Existem vários incentivos á leitura, atualmente as escolas estão cada vez mais incentivando a leitura dos alunos, não só as escolas fundamentais e de ensino médio, mais também nas universidades, para que os alunos cheguem ao mercado de trabalho mais preparados.

"[...]A criança, o jovem que estuda - e também o adulto - , todos gostam de ler e lêem razoavelmente. Mas, salvo exceções, não suportam ler na escola, já que os textos que lhes são propostos quase nunca despertam, mesmo sendo textos considerados clássicos, o necessário prazer que deve presidir toda a atividade do leitor. Lêem mais por exigência de uma avaliação...” (site: http://asociedadecivil.blogspot.com.br/2012/03/unicamp-lanca-projeto-de-incentivo.html. Disponível a partir do dia 07/04/2012 )

Infelizmente com o avanço da tecnologia, á muitos resumos de livros na internet, isso faz com que a “preguiça” de ler um livro aumente principalmente nos adolescentes que preferem ler os resumos a folhear um livro publicado.

A leitura não deve apenas ser cobrada depois que a criança aprende á ler e á escrever, desde a educação infantil, devem estar presentes as práticas de uso da escrita e da leitura se tornam muito importante, pois estimula a criança se interessar por livros.

É indispensável lembrar que para uma criança crescer lendo com facilidade e entendendo o que se é lido, é necessário antes de tudo ser alfabetizada e letrada. A alfabetização é um complemento do letramento, caso apenas um desses for realizado a criança sofrerá com déficit de entendimento do que esta sendo lido por ela mesma e consequentemente no futuro terá sérios problemas, cabe ao professor ensinar e incentivar.

“[...] “A ideia do projeto é estimular a leitura dos estudantes para além das disciplinas que estão cursando”, explica o pró-reitor de Graduação, Marcelo Knobel. “Uma leitura mais diversificada, com obras da literatura nacional e mundial, certamente contribui para uma formação mais abrangente”, completa.” ( site http;//www.sociedadecivil.blogspot.com)

No Brasil hoje esta sendo feito projetos para incentivar crianças, jovens e adultos á ler cada vez mais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com