TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Magna Carta

Resenha: A Magna Carta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Resenha  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  327 Visualizações

A Magna Carta foi criada para os Ingleses ou declarada e considerada Universal?

Resposta:

Para mim, a Magna Carta foi criada para os Ingleses, pelos barões ingleses Os barões ingleses estavam muito insatisfeitos com a gestão do reinado do Rei João, mas tinha por finalidade limitar os poderes do Rei e assim garantir algumas liberdades políticas e também oferecer garantias civis a igreja e aos nobres da Inglaterra, pois seria a primeira parte de um demorado avanço histórico que iria levar o surgimento do Constitucionalismo.

Então podemos dizer que a Magna Carta é parte básica da Constituição Inglesa e de todo o constitucionalismo em geral, pois serviu como modelo para as demais declarações. Mas apesar disso, este fato não a tornou universal, pois não foi declarada dessa forma e para essa finalidade.

Todavia, em virtude do seu conteúdo e a preocupação com os direitos fundamentais, com o passar dos tempos, ela serviu também para a declaração dos direitos humanos e constitucionais de nações da terra e também foi considerada a primeira declaração histórica de direitos do homem, reconhecida formalmente.

A Magna Carta foi formada pela enumeração das prerrogativas a todos os súditos da monarquia inglesa, ela garantia certas liberdades políticas aos ingleses e tinha disposições que tornavam a igreja livre da intervenção da monarquia, reformavam o direito e a justiça e controlavam o comportamento dos funcionários da realeza.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com