TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Navegação e Avanço Científico

Por:   •  20/1/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

          No Capítulo 2 do livro Fundamentos de Oceanografia, é possível entender o processo de evolução tanto da navegação quanto do conhecimento científico. De que modo a navegação contribuiu com a Ciência? Cite os grandes acontecimentos, de acordo com seu ponto de vista.

            As grandes navegações representaram uma das maiores aventuras da humanidade. A navegação para a ciência tem inicio com a partida do HMS Endeavour, em 1768, sob o comando de James Cook, da Marinha Real. A principal razão da viagem era garantir a presença Britânica nos mares do sul. Foi o primeiro a circunavegar o mundo em altas latitudes. A necessidade da localização em alto mar ligou o cálculo de coordenadas geográficas às coordenadas de posição de um astro ao céu. Dessa maneira, a possibilidade de determinar a posição de qualquer navio em qualquer paralelo contribuiu definitivamente para a descoberta da "volta do mar". Ele e os cientistas que o acompanhavam recolheram amostras da vida marinha de plantas e animais terrestres, do assoalho oceânico e de formações geológicas. Ele fez descobertas e relatos tão exatos que foram usadas pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Foi talvez o primeiro observador do oceano para ser considerado cientista marinho. Porém as viagens de James cook, não foram puramente cientificas. A primeira expedição exclusivamente cientifica poderia ter sido a expedição Challenger de 1872, voltada para as ciências do mar aonde chegaram a inventar a palavra: oceanografia (Ciência do Oceano). Um norte importante da missão era investigar a vida abaixo de 549 metros do Professor Edimburgo, Edward Fordes.  Provaram que ele estava errado e descobriram 4.717 novas espécies, a expedição coletou novas informações sobre correntes oceânicas, meteorologia e distribuição de sedimentos.

            O Contexto histórico da humanidade foi muito direcionado pelo poder naval, no século xx, as viagens oceanográficas tornaram-se mais ambiciosas, e caras, e grandes instituições militares ou oceanográficas nacionais acabaram por patrocina. O processo de descoberta em si era lento nas primeiras descobertas do novo mundo, com muitas expedições se perdendo em tempestades e acidentes, porém com o passar dos anos e décadas, o aperfeiçoamento de técnicas e Contribuições mais recentes realizada por satélites, uso de GPS para a navegação e posicionamento revolucionou a coleta de dados no mar. A origem das ciências do mar está nas navegações, o avanço técnico alcançado durante as navegações, hoje nos permite analisar o mundo ao redor e em mar aberto, ver além do que os olhos podem enxergar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com