TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revisão de Porcentagem

Por:   •  6/9/2020  •  Ensaio  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS               [pic 1]

Graduação em Licenciatura em Matemática

Disciplina: Estágio III

Escola Estadual João Batista Hermeto

Professora/Supervisora: Sandra Lúcia Ferreira Silva

Estagiários: Luiz Winicius Da Silva Fidelis

Orientadora: Silvia Maria Medeiros Caporale

Série: 1º ano             Turmas: C            Data: 24/10/19

DURAÇÃO DA AULA

1h 40minutos (2 aulas)

ÁREAS DO CONHECIMENTO

Porcentagem

CONTEÚDOS PRÉVIOS

Fração, Números Decimais, Porcentagem

CONTEÚDO/ASSUNTO

Revisão de Porcentagem

OBJETIVOS

Ao fim da aula espera-se que os estudantes relembrem o que é porcentagem e quais os métodos que pode ser usado para fazer o cálculo.

METODOLOGIA

Aula expositiva dialogada.

PROGRAMA

Inicialmente darei um breve retorno do que é porcentagem em seguida colocarei 4 tabelas no quadro (Anexo I) é será feita a realização dessa tabela com eles (15 minutos). Em seguida pedirei para sentar em dupla e entregarei uma folha com atividades (Anexo II) para que eles possam resolver e irei auxiliar (20 minutos). E por fim iremos corrigir as atividades juntos onde chamarei eles para ir no quadro e mostrar como fez a atividade (15 minutos)

INTRODUÇÃO

Iniciaremos a aula explicando o que é a porcentagem é a sua simbologia, onde porcentagem são números representados por frações centesimal, onde o denominador é 100, é e usualmente usado o símbolo %. Em seguida irei colocar 4 tabelas no quadro(ANEXO I), será um quadro com sexo, outro com idade, outro com time e o outro com o gosto de comida, a coleta de dados será realizado na hora mesmo, e depois pedirei para eles achar a porcentagem de cada categoria das tabelas, irei em cada mesa e ver se estão conseguindo realizar, caso percebo que eles estão com dificuldades darei dicas, para facilitar como por exemplo pensar na divisão ou na regra de três, feitos os cálculos, irei socializar com eles a porcentagem de cada categoria e mostrar que em alguns casos a porcentagem e mais vantajosa para analise de dados.

DESENVOLVIMENTO

Em seguida pedirei que sentem em duplas e entregarei uma folha com algumas atividades (ANEXO II), onde nessas atividades eles terão que transformar porcentagem em fração e depois em decimal, e perceber que os três resultados são iguais e que dá para voltar também, e algumas atividades onde terão que fazer desconto e acréscimo.

FECHAMENTO

E para finalizar iremos fazer a correção das atividades, onde chamarei alguns estudantes para ir no quadro e mostrar como resolveu e caso perceba que está tendo dificuldade irei fazendo intervenções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (129.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com