TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Solução

Artigo: A Solução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

A SOLUÇÃO

O sr. Lobo encontrou o sr. Cordeiro numa reunião do Rotary e se queixou de que a fábrica do sr. Cordeiro estava poluindo o rio que passava pelas terras do sr. Lobo, matando os peixes, espantando os

pássaros e, ainda por cima, cheirando mal.

O sr. Cordeiro argumentou que, em primeiro lugar, a fábrica não era sua, era de seu pai, e, em segundo lugar não podia fechá-la, pois isto agravaria o problema do desemprego na região, e o sr. Lobo certamente não ia querer bandos de desempregados nas suas terras, pescando seu peixe, matando seus pássaros para assar e comer e ainda por cima cheirando mal.

- Instale equipamento antipoluente, insistiu o sr. Lobo.

- Ora, meu caro, retrucou o sr. Cordeiro, isso custa dinheiro, e para onde iria meu lucro? Você certamente não é contra o lucro, sr. Lobo! disse o cordeiro, preocupado, examinando o sr. Lobo atrás de algum sinal de socialismo latente.

- Não, não! disse o sr. Lobo. Mas isto não pode continuar. É uma agressão à Natureza e, o que é mais grave, à minha Natureza. Se fosse à Natureza do vizinho…

- E se eu não parar? perguntou o sr. Cordeiro.

- Então, respondeu o sr. lobo, mastigando um salgadinho com seus caninos reluzentes, eu serei obrigado a devorá-lo, meu caro.

Ao que o sr. Cordeiro retrucou que havia uma solução:

- Por que o senhor não entra de sócio na fábrica Cordeiro e Filho?

- Ótimo, disse o sr. Lobo.

E desse dia em diante não houve mais poluição no rio que passava pelas terras do sr. lobo. Ou pelo menos, o sr. Lobo nunca mais se queixou.

(Luis Fernando Veríssimo. Santinho. Porto Alegre, L&PM.)

Vocabulário:

Rotary – organização filantrópica internacional espalhada em mais de 150 países. Fundada nos Estados Unidos em 1905, seus associados, inicialmente se reuniam em suas próprias casas, num sistema de rotatividade, derivando daí o nome de Rotary.

Socialismo – doutrina que visa melhorar o bem comum pela transformação da sociedade.

Latente – oculto, disfarçado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com