TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Da Relatividade

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 8

E.E. Imperatriz Leopoldina

Física

Professora: jhonata

Nome: RENATA Ferreira Cotta N 27

Nome: Natan silva de oliveira n 25

Nome: William da silva pereira N

Nome: Sarah Soares Gasques n 29

2 BIMESTRE

2C

O que foi a teoria da relatividade?

A teoria da relatividade foi o conjunto de dois estudos do físico alemão Albert Einstein: foi então a Teoria da Relatividade Restrita, de 1905, e a Teoria da Relatividade Geral, de 1915, elas explicam que tempo e espaço são relativos, dependendo do ponto de vista do observador.

Muitos dizem que a teoria da relatividade foi à chave do universo, as ideias de Einstein reformularam o que se entendia de tempo e espaço.

Genial Teoria da Relatividade de Albert Einstein Mudou toda à nossa compreensão do universo para sempre, provando que o tempo é relativo, a teoria da relatividade é baseada em dois princípios, o primeiro é que como provado em experimentos que a velocidade da luz é a mesma para todos os observadores, o segundo é que mais que pareça estranho é fisicamente impossível descobrir se estamos em movimento ou parados, tudo que podemos afirmar é que estamos nos movendo relativo à outra coisa.

Observação: Imagine que você está dirigindo na marginal, em uma velocidade abaixo da media, vários outros carros passaram por você com uma velocidade maior, do seu ponto de vista você está parado, em quando todos os outros carros estão em movimento, em geral essa teoria se aplica a todos os observadores.

Tudo é relativo

Outra conclusão da teoria restrita é que o tempo passa mais devagar num objeto que se desloca em grande velocidade. Como a hipótese de um astronauta que viaja espaço afora. Quando retornar à terra, seus amigos terão envelhecido, mas, para ele, poucos anos terão se passado. A noção de tempo, portanto, é relativa.

Já para a Teoria da Relatividade Geral, Einstein propôs, em cima da mecânica de Isaac Newton, o princípio da relatividade do movimento para sistemas com campos gravitacionais. Hoje, essa teoria é base de toda a cosmologia moderna, explicando a constante expansão do nosso Universo e até os buracos negros.

Explicação: todo mundo já percebeu que as maças caem das árvores, eis que surge Newton, ele explicou este fenômeno com a lei universal da gravitação, embora, essa teoria parecesse perfeita para descrever os fenômenos que ocorriam na terra, foi quase inútil para nossos ancestrais que olhavam para o céu na tentativa de entender o que estava ocorrendo lá, e então, surgiu Einstein, ele explicou o mesmo fenômeno com outra teoria, a relatividade geral, Einstein percebeu que matéria e energia estão intercorrelacionadas e desenvolveu a famosa equação que expressa essa relação: E=MC^2 a teoria explica que a gravidade entre massas resolta da deformação do espaço e tempo que a gravidade também o afeta. É chamada de dilatação do tempo, isto significa que o tempo passa com diferentes velocidades em regiões de diferentes potencias gravitacionais. Então o tempo é uma dimensão independente, e com as outras três dimensões espaciais, forma o espaço tempo Quadridimensional do mundo que vivemos. E a única coisa que permanece a mesma para todo o observador no Universo é a velocidade da luz, ela viaja a 300.000km\s. Nada pode ser mais rápido do que ela.

Mas o que é a relatividade?

Imagine que você está em um elevador com um amigo, o que você vê é que o mundo está se movendo, mas de um ponto de vista diferente você é o único que se move. Seguindo essa lógica, nós podemos facilmente admitir que tudo é relativo. Exceto a velocidade da luz, a velocidade dela é constante. A luz consiste de fótons, partículas cuja à massa é zero, nada mais pesado que os fótons possam atingir a velocidade da luz. Portanto, as únicas coisas que podem ultrapassar a velocidade da luz são as que possuem massa negativa.

Imagine agora seu amigo voando numa nave espacial e você assistindo com os seus binóculos exatamente quando ele está entre duas estrelas gêmeas. De repente, as estrelas explodem exatamente ao mesmo tempo, como você sabe. A luz proveniente de ambas as estrelas viajam com a mesma velocidade, e elas te alcançam exatamente ao mesmo tempo, mas o que ele vê dentro da nave é um pouco diferente, como ele viaja em direção a estrela 2. Ele na verdade alcança primeiro a luz vinda dessa estrela, então, ele irá pensar que a estrela 2 explodiu primeiro, quem está certo?

Einstein nos diz que ambos estão corretos. Dentro da sua própria referência este é um resultado fundamental da relatividade especial: a partir de diferentes pontos de referencia, nunca haverá eventos simultâneos. Consequências interessantes físicos descobriram o desvio para o vermelho da luz (redshift), o que é o efeito óptico (efeito Doppler) todos nós já precisamos do efeito Doppler: é o fenômeno quando uma ambulância passa por você com suas sirenes ligadas. A intensidade do som que você ouve quando ela se aproxima é diferente da quando ela se afasta. Eles perceberam que todas as estrelas fora da nossa galáxia apresentam um “Redshift”, portanto elas estão se afastando de nós. A luz também viaja no tempo, então, se olharmos para as estrelas, nós somente podemos vê-las no passado. Então eles puderam modelar a teoria do big bang a qual demonstra que no inicio do universo estava contido em um pequeno ponto, com densidade e temperatura extremas este era o estado da singularidade, onde o número de dimensões são infinitas, não havia espaço nem tempo, então começou uma rápida expansão (como uma explosão), e a expansão ainda continua pelos 13,7 bilhões de anos, com a teoria de Einstein, cientistas também descobriram os buracos negros, estrelas extremamente pesadas, cujo campo gravitacional é tão intenso que nem mesmo a luz consegue escapar delas, por isso são “invisíveis” a teoria da relatividade prevê que uma massa suficientemente compactada deforma o espaço-tempo para formar um buraco negro, estas são as fantásticas regras do nosso universo agora você vê a luz?

Esta é a teoria que mudou totalmente o conceito da física, senão vejamos: Em 1905, um oficial de patente de 26 anos chamado Albert Einstein

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com