TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de trabalhar com textos narrativos ou pequenos textos escritos

Artigo: A importância de trabalhar com textos narrativos ou pequenos textos escritos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Artigo  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O processo de alfabetização e letramento utiliza como base diversos tipos de materiais escritos e sonoros. Na contemporaneidade, diversos teóricos passaram a servir como modelo a fim de transmitir aos alunos a melhor alfabetização possível. Isto é, tornar a criança um adulto consciente e crítico da importância da leitura e a significação do vocabulário rico e funcional. A contribuição que Froebel deu para a educação em geral enfatiza ao processo de aquisição da leitura e escrita, diversas estratégias baseadas

no processo de socialização.

O desenvolvimento da escrita leva em consideração estudar as atividades gráficas das crianças. No estagio inicial este processo ocorre por meio das atividades visuais, como o desenho, a interpretação de imagens, as parlendas e até mesmo a mídia gráfica e visual.

A concepção de escrita deve ser entendida como uma representação simbólica da linguagem falada, como uma simbolização de sinais sonoros, que, por sua vez, já são uma simbolização do mundo. Gradualmente a criança vai se apropriando da fala mais instintivamente para sublimar seus desejos, do que propriamente para uma comunicação interacional.

Desta forma a importância de se trabalhar com textos narrativos ou pequenos texto escritos mostra a criança elementos que constituem o texto, como: vocabulário, estrutura, enredo, coerência interna, elenco de personagens e, além disso, o uso social da escrita, elementos esses que serão fundamentais no processo de alfabetização. Nesta perspectiva a leitura de histórias, parlendas, notícias e pequenos textos oferecem as crianças instruções metafonológicas e fônicas explicitas e sistemáticas cujo qual elas adquirem consciência fonêmica e conhecimento das relações grafema-fonema suficientes para mapear a fala por meio da escrita e vice-versa.

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »