TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTAÇÃO PARA EAD

Ensaios: AMBIENTAÇÃO PARA EAD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 5

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO , CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

DIREÇÃO DE ENSINO CÂMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE

FULANO TAL..............

AMBIENTAÇÃO EM EAD

Atividade apresentada ao Instituto Federal

De Educação, Ciência e Tecnologia – IFRO –

Campus Porto Velho Zona Norte, como re-

quisito avaliativo da Disciplina de Ambien-

tação em EaD, Sob orientação da Profa.

Anabela Barbosa.

Ji-Paraná, Abril de 2014

Sumário

Introdução_____________________________________________________________3

Ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem_____________________________4

Ética do aluno EAD_______________________________________________________5

Quais as competências para se estudar a distância______________________________6

Conlução_______________________________________________________________7

Referências_____________________________________________________________8

INTRODUÇÃO

O ensino a distância veio para revolucionar a educação no Brasil, o mercado de trabalho a cada dia esta crescendo razão pela qual é indiscutível que a pessoa que deseje ingressar no mercado de trabalho tenha que estar qualificada e preparada com uma educação de qualidade. E o ensino a distância veio trazer isso uma preparação para aqueles que não têm condições de pagar uma graduação presencial que custa muito mais caro, e o benefício de ser flexível. E ao decorrer deste trabalho irei apresentar como acessar a ferramenta de estudos do aluno EaD; o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e o perfil que um ingressante do sistema EaD, precisa ter.

Ferramentas do Ambiente virtual de aprendizagem

O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é um Software na qual o aluno irá utilizar para estudar. Nesse ambiente encontram-se todas as atividades, vídeo aulas, chats, fóruns, material didático de ensino e conta ainda com a secretária em que encontra se todos os registros de frequência escolar e as notas das matérias.

O aluno terá que entrar no site http://cursos.ead.ifro.edu.br fazer um cadastro no sistema com um e-mail válido e senha e logo em seguida fazer o login no sistema e poderá usufruir dessa ferramenta de estudo.

Uns dos principais pontos que o aluno deve observa na página inicial do ambiente virtual de aprendizagem, são identificar a disciplina que o mesmo esta cursando e ver quais atividades estão pendentes e se atentar para o prazo de elaboração das mesmas. Umas das ferramentas muito importante no ambiente virtual é o fórum de tutoria e o chat, em que são elementos de fundamental importância para a comunicação entre os tutores online em caso de duvidas em relação à matéria em que são tutores formados na área da atual matéria que esta sendo cursada.

Ao fazer o login no sistema o aluno poderá editar o teu perfil, deixando da maneira que o defina. Isso pode ser acessado clicando no canto direito da pagina virtual logo abaixo do nome do usuário “modificar perfil” ali o usuário poderá colocar uma foto sua, e em breves palavras definir a sua personalidade.

Caso o aluno não possa ir ao pólo assistir a uma tele aula ele conta com a comodidade de poder rever esta aula no seu ambiente virtual, o que torna o (AVA) mais dinâmico. Basta o aluno fazer o login no sistema entrando com o nome de usuário e a senha na qual ele fez e que deve ser guardada com segurança e é intransferível, clicar na disciplina em que esta cursando e depois clicar na aula da semana que deseja rever.

Fóruns são uma ferramenta de comunicação poderosa em um curso em Moodle. Pode-se imaginá-los como quadros de mensagem online onde alunos e professores colocam mensagens para o grupo e podem facilmente acompanhar o desenvolvimento de discussões sobre um determinado tópico. Disponível em http://ava.ufrj.br/index.php/guia-para-professores/forum Fórum.

O fórum pode ser acessado pelo usuário da seguinte forma: clicar na matéria em que esta cursando e logo em seguida aparecera dois principais fórum, o fórum de noticias e o fórum de tutoria ambos caracterizando como uma ferramenta assíncrona.

No ambiente EaD, o aluno conta com uma atividade de longa duração denominada Tarefa, na qual terá que elaborar no decorrer da disciplina com temas pertinentes a matéria que caracteriza como um trabalho. Depois que estiver pronta a tarefa o aluno terá que enviar essa atividade pelo ambiente EaD acessando o link da matéria denominado Tarefa manual do EaD. Ao entrar no link o aluno encontrara um ícone denominado “adicionar tarefa” em que logo em seguida abrirá uma caixa de dialogo que terá um link denominado adicionar arquivo. Em seguida o aluno ira selecionar o arquivo em que esta o trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com