TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE TEXTUAL 9 E 10

Artigo: ANALISE TEXTUAL 9 E 10. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Boa Tarde, na aula 9 aprendi a respeito de metáfora e metonímia. Metáfora são palavras ou expressões de comparação entre dois elementos. Pode ser considerada uma comparação que não usa conectivos. A metonímia é uma substituição de uma palavra por outra quando existe entre elas uma relação de proximidade que permite essa troca. Aprendi a respeito dos sentidos implícitos quando as expressões não estão claras, os sentidos ficam escondidos ou sugeridos . Sendo usado bastante em ironias. Na aula 10 aprendi a respeito da polissemia que são palavras que tem vários sentidos tornando um texto em sentido figurado. Aprendi também sobre o duplo sentido que são expressões que existem de duas formas para serem interpretadas pelo leitor e vi a respeito da ambiguidade que são certas expressões ou palavras que dificultam o entendimento de um texto . A ambiguidade não é intencional como no duplo sentido. Na ambiguidade temos a lexical e estrutural. Metáfora é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos. Metáfora é um termo que no latim, "meta" significa “algo” e “phora” significa "sem sentido". Esta palavra foi trazida do grego onde metaphorá significa "mudança" e "transposição".

Metáfora é a comparação de palavras em que um termo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não está expresso, mas subentendido. Por exemplo, dizer que um amigo "está forte como um touro". Obviamente que ele não se parece fisicamente com o animal, mas está tão forte que faz lembrar um touro, comparando a força entre o animal e o indivíduo.

Esta figura de linguagem corresponde na substituição de um termo por outro através de uma relação de analogia. É importante referir que para que a analogia possa ocorrer, devem existir elementos semânticos semelhantes entre os dois termos em questão.

A metáfora é uma ferramenta linguística muito utilizada no dia-a-dia, sendo importantíssima na comunicação humana. Seriamente praticamente impossível falar e pensar sem recorrer à metáfora. Uma pesquisa recente demonstra que durante uma conversa o ser humano usa em média 4 metáforas por minuto. Muitas vezes as pessoas não querem ou não conseguem expressar o que realmente sentem. Então falam frases por metáforas onde seu significado fica subentendido.

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »