TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANFIBIOS

Por:   •  13/4/2015  •  Dissertação  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

O GRUPO DOS ANFÍBIOS

A palavra Anfíbios significa “vida dupla”. Os anfíbios passam uma parte da vida no meio aquático e outra no meio terrestre. Isso no entanto, não ocorre com todos os anfíbios, grupo com grande diversidade de padrões reprodutivos.

Os sapos, as pererecas e as rãs pertencem a ordem dos Anuros; as salamandras a ordem dos Urodelos e a Cecília a ordem Ápoda ou Gimmofionos.

[pic 1][pic 2][pic 3]

           CARACTERÍSTICAS GERAIS

A larva do sapo é chamada girino. Ele possui cauda e assim que eclode do ovo não apresenta pernas. A cauda deixa de existir, e as pernas surgem durante a metamorfose do girino em adulto.[pic 4]

Podemos perceber que os anfíbios possuem características larvais que permitem sua sobrevivência no meio aquático, diferentes das características do adulto, relacionadas a sobrevivência no meio terrestre.

O girino possui brânquias, que são inicialmente externas, passam a internas no decorrer da metamorfose e depois deixam de existir. Quando isso ocorre, o animal já possui pulmões, passado a viver sobre o solo. Eles Já possui também as quatro pernas, sendo possível observar que durante a metamorfose dos anuros surgem primeiramente as pernas traseiras e depois as dianteiras.

Os pulmões dos anfíbios adultos são simples, formados por poucas divisões externas. Os anfíbios também realizam respiração cutânea. A sua pele é fina e nua, desprovida de escamas. Sua pele também é ricamente vascularizada.

As características da pele dos anfíbios também explicam por que esses animais não bebem água, incorporando a através da pele.

[pic 5]

        

Praticamente não existem anfíbios em ambientes marinhou ou prais, onde o alto nível de salinidade do ambiente causaria perda de água do organismo, por osmose. Uma das exceções conhecidas é uma rã da água salgada, que vive nos manguezais do sudeste da Ásia.

A reprodução dessa espécie, no entanto, ocorre em água doce. Como regra geral sapos são animais ovíparos, de fecundação externa.

Os ovos que os anfíbios produzem são gelatinosos, desprotegidos contra dessecação. Muitas espécies liberam seus ovos na água, embora outras estratégias sejam observadas, com muitas espécies de pererecas que depositam seus ovos em folhas de arvores, o que evita a ação de peixes predadores.

Uma característica dos anfíbios é o cuidado parental, conjunto de estratégias que garantem a sobrevivência da prole, ou pelo menos parte dela. Em algumas espécies, um dos pais toma conta dos ovos.

[pic 6]

O coração dos anfíbios como mostra a imagem abaixo, possui dois átrios, o direito e o esquerdo (AD e AE), associados a um pequeno seio venoso e um ventrículo (V).

[pic 7]

Como o sangue passa duas vezes pelo coração dizemos que a circulação dos anfíbios é dupla. A Circulação dupla ocorre em todos os tetrápodes; ela consiste da circulação entre o coração e os pulmões.

Nos anfíbios a circulação é dupla, mas incompleta. Quanto a temperatura do corpo, dizemos que os anfíbios são animais pecilotermos.

Os animais pecilotermos podem apresentar temperatura variável. Eles também podem regular sua temperatura corpórea pela exposição ou abrigo do calor do meio ambiente, por isso os anfíbios também são chamados animais ectotermos. O calor produzido pelo seu metabolismo poderia ser facilmente perdido para o ambiente, através da pele fina e intensamente vascularizada.

Outra característica da pele dos anfíbios é a presença de glândulas de veneno, que ocorrem em todas as ordens de anfíbios. Em todos os casos, no entanto, os anfíbios não mordem, não injetam ou cospem veneno. Um predador é afetado se morder um anfíbio.

Os sapos possuem dois aglomerados de glândulas de veneno no dorso, próximos a cabeça, chamados glândulas parotoides. Os outros anuros, rãs e pererecas não apresentam glândulas parotoides.

[pic 8][pic 9]

Glândulas[pic 10]

 parotoides

As toxinas produzidas pelas glândulas da pele de algumas espécies de anfíbios podem ser fortemente irritantes para os seres humanos, em especial para as mucosas, como as dos olhos, por exemplo.

        A rã de chifre, nome popular de anuros do gênero Ceratophrys, alimenta-se de pequenos vertebrados. Os anfíbios são dotados de glândulas lacrimais e olhos pálpebras. As lagrimas umedecem os olhos e as pálpebras ao se fecharem, distribuem as lagrimas por todo o olho.

ANUROS

Os anuros são representados pelos sapos, rãs e pelas pererecas.

A maioria das espécies de anuros vive nas regiões tropicais.

 Os sapos geralmente apresentam o corpo mais robusto e um par de glândulas parotoides. Outra característica que chama atenção nos sapos são as pernas adaptadas ao salto: as posteriores são grandes e possibilitam impulsão.

As rãs possuem pernas semelhantes as do sapo, o que lhes permite saltar com eficiência.

As pererecas possuem discos adesivos nas extremidades dos dedos, o que lhes possibilita fixar-se em vários lugares. São animais geralmente pequenos, que saltam com eficiência e, na natureza apresentam habito arborícola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (501.5 Kb)   docx (418.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com