TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOSTILA DE CÓDIGOS, LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS

Dissertações: APOSTILA DE CÓDIGOS, LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  4.046 Palavras (17 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 17

PARTE A= APRECIAÇÃO DOS CINCO EIXOS COGNITIVOS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E AS NOVE ÁREAS DE COMPETÊNCIAS CONCERNENTES AO CADERNO DE CÓDIGOS, LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS E SUAS TRINTA HABILIDADES. (Pág.___)

PARTE B= ANÁLISE DE VARIADAS TIPOLOGIAS TEXTUAIS E OBRAS ARTÍSTICAS. ÁTIMO DE FRUIÇÃO E RATIFICAÇÃO DE SABERES CULTURAIS.(Pág.____)

PARTE C= ESTUDO DOS GÊNEROS LITERÁRIOS, DAS FUNÇÕES DA LINGUAGEM E DAS FIGURAÇÕES DE LINGUAGEM (TEORIA E EXERCÍCIOS).(Pág._____)

PARTE D= TEORIA LITERÁRIA (CONCEPÇÕES ARTÍSTICAS ACERCA DAS VANGUARDAS EUROPEIAS E DAS CORRENTES LITERÁRIAS BRASILEIRAS, INTENSIFICANDO A PERCEPÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS MAIS RELEVANTES, DOS RECURSOS EXPRESSIVOS NA PRODUÇÃO AUTORAL, OBRAS E AUTORES IMPRESCINDÍVEIS, TEXTOS PARA APROFUNDADA ANÁLISE/INTERPRETAÇÃO E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS, DISTRIBUÍDOS NOS SETORES: EXERCITANDO EM SALA E EXERCITANDO EM CASA). (Pág._____)

PARTE E= SIMULADÃO NOSSO ENEM (Pág.___)

PARTE A= APRECIAÇÃO DOS CINCO EIXOS COGNITIVOS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E AS NOVE ÁREAS DE COMPETÊNCIAS CONCERNENTES AO EXAME DE CÓDIGOS, LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS E SUAS TRINTA HABILIDADES.

Daremos introito ao nosso curso de Literaturíssima- by Profa. Nádya Gurgel- dos terceiranistas de 2014 do Colégio Tiradentes analisando os CINCO EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas do conhecimento e reiteradamente discutidos nas aulas de redação dos dadivosos professores desta cátedra!!!!!): DL, CF, SP, CA e EP.

I-(DL)- Dominar linguagem: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

II- (CF)- Compreender fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

III- (SP)- Enfrentar situações-problema: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

IV- (CA)- relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

V- (EP)- recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Agora é átimo de discussão acerca das TRINTA habilidades que podem ser exigidas de cada um de vocês no EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO DE 2014!

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE NOSSA ÁREA LINDA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS:

Competência de área 1- Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

H1- Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.

H2- Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.

H3- Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.

H4- Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

Competência de área 2- Conhecer e usar L.E.M: língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

H5- Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.

H6- Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.

H7- Relacionar um texto em LEM, as estratégias linguísticas, sua função e seu uso social.

H8- Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística. (LEM= língua inglesa moderna)

Competência de área 3 - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

H9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.

H10 - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.

H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.

H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.

H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

Competência de área 5 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção

e recepção.

H15 - Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

H16 - Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.

H17 - Reconhecer a presença de valores sociais e humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com