TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO TCC UTILIZAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS POR MEIO DA INFORMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  25/10/2021  •  Artigo  •  2.354 Palavras (10 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

INSTITUTO SUPERIOR GRADUAFÁCIL

CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA

COMPLEMENTAÇÃO R2 EM MATEMÁTICA:

UTILIZAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS POR MEIO DA INFORMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Manoela Adelaide Araújo oliveira

                                          DIVINÓPOLIS MG

2018

[pic 2]

INSTITUTO SUPERIOR GRADUAFÁCIL

CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA

R2 EM MATEMÁTICA:

UTILIZAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS POR MEIO DA INFORMÁTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Manoela Adelaide Araújo Oliveira

Artigo científico apresentado a FACULDADE PAULISTA SÃO JOSÉ EM PARCERIA COM INSTITUTO SUPERIOR GRADUAFÁCIL para obtenção do título de licenciatura em Matemática.

                                                               Orientador: PROF. Edson de Oliveira Reis

DIVINÓPOLIS MG

2018

RESUMO

Qualquer obra de construção Civil requer o mínimo de conhecimento matemático por pedreiros, mestres de obra e engenheiros. Principalmente a matemática de modo prático utilizada por pedreiros que é de grande importância para a economia de materiais e redução do tempo de término da obra. Partindo deste preceito o trabalho com o objetivo de fornecer uma observação do desenvolvimento de conteúdos da matemática básica da construção de uma casa, ressaltando o raciocínio do pedreiro em seu dia a dia. O trabalho faz uma revisão de literatura sobre a avaliação de desempenho da matemática dos operários de uma obra de construção civil. É apresentado no desenvolvimento uma das facilidades que a informatização traz consigo para a construção civil. Visto que, houve a pretensão de facilitar os cálculos já existentes, além de servir de base para propostas de melhorias no processo de construção.

Palavra chave: Construção Civil. Matemática. Informatização.

  1. INTRODUÇÃO

Existem várias formas de resolução para um problema, que muitas vezes só podem ser obtidos com um estudo mais profundo e especifico do mesmo, neste aspecto o conhecimento prático se revela mais eficaz. É o que será apresentado ao longo deste trabalho.

O processo de construção de uma casa consiste em passos que se interligam e completam-se para o término da construção, relacionados diretamente com a matemática básica, como as quatro operações básicas números decimais, porcentagem, medidas de comprimento e o teorema de Pitágoras.

Esses estudos matemáticos faz parte da matemática formal pois afim de delimitar tal fato, segundo D’Ambrósio (2001), toda e qualquer manifestação matemática em contextos sociais diversos seria “uma forma de matemática”, mostrando que a matemática escolar é uma etnomatemática.

E outras formas de matemática atribuem denominações parecidas como “matemática oprimida”, “matemática escondida ou congelada” e “matemática popular do povo” (GERDES, 1991, p. 29).

Dentre as apresentações que serão citadas, destaca-se a presença da prática que são utilizadas pelos pedreiros. Estes, serão de grande importância no estudo para o conhecimento da diferença da matemática teórica e prática, quando relacionadas à construção da casa, advém de conhecimento especifico e também genérico, de amplitude voltada diretamente para os problemas existentes e vividos no dia a dia. Pois, a matemática adotada no ensino fundamental é à base do conhecimento dos cálculos a serem seguidos durante o passo a passo de uma construção (DUARTE, 2013). Porém, algumas habilidades têm sido desenvolvidas com o tempo e experiência de trabalho, por pedreiros e carpinteiros, que não são ensinadas nas escolas, e que levam a relação da matemática aplicada a esses problemas.

Com base na estrutura da construção, nos estudos matemáticos desenvolveremos uma proposta de trabalho para a resolução do problema por passos. Que vão desde a demarcação da planta baixa, com destaque ao nivelamento do terreno, a utilização de medidas de ângulos e o uso de escalas, até o acabamento final da casa, priorizando a colocação do piso e do revestimento das paredes.

Na construção de uma casa podemos perceber que a matemática conhecida por todos não só se aprende na escola, e que muitas vezes durante o trabalho na construção civil, pode-se desenvolver varias formas de pensar, onde essas maneiras de raciocinar são utilizadas pelo pedreiro, que, será o nosso principal instrumento para a conclusão da obra aqui especificada.

O presente trabalho tem por objetivo fornecer uma observação do desenvolvimento de conteúdos da matemática básica na construção de uma casa onde se aplica saberes dominado pelos operários da construção civil.

Muitas situações de trabalho durante a construção de uma casa, o modo diferente de raciocínio que muitas vezes a matemática desconhece, ou até mesmo ignora. São maneiras aqui apresentadas, que iram resolver os problemas matemáticos envolvidos nas mais variadas situações encontradas na construção de uma casa ao “olhar” de um pedreiro.D’Ambrósio é de acordo com a ideia de que o processo educativo escolar deveria estar atento para que não haja a valorização de apenas “um tipo” de conhecimento. Como ele afirma:

O que deve ser necessariamente evitado é a valorização, no sistema escolar, de um tipo de matemática em detrimento de outros. Aí entra a Etnomatemática. Nesse contexto, o que seria um problema do sistema educacional, que é o querermos saber se uma criança está recebendo exposições de conteúdos diferentes de outra como consequência de raça, classe social ou sexo, é falso. O verdadeiro problema está em valorizar mais uma espécie de matemática do que outra. (D’AMBROSIO, 1990, p. 32).

  1. REVISÃO DA LITERATURA

2.1-  CONSTRUÇÃO DE UMA PEQUENA CASA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (95.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com