TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS LUTAS E AS FASES DA NOSSA ROSA.

Trabalho Universitário: AS LUTAS E AS FASES DA NOSSA ROSA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

AS LUTAS E AS FASES DA NOSSA ROSA.

MARQUES NATAN DOS SANTOS ANDRADE

Av. Tancredo Neves, 5600, Bairro América, Aracaju-Sergipe. CEP: 49080-190

Orientadora: Prof.ª: Roberta Dayne de Oliveira Couto

“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é ela menina, que vem e que passa, no doce balanço, a caminho do mar, moça do corpo dourado do sol de Ipanema, o seu balançado é mais que um poema, é a coisa mais linda que eu já vi passar, ah, porque estou tão sozinho, ah, porque tudo é tão triste, ah, a beleza que existe, a beleza que não é só minha, que também passa sozinha, ah, se ela soubesse, que quando ela passa, o mundo inteirinho se enche de graça e fica mais lindo por causa do amor”. Assim dizia o letrista, poeta e cantor Vinícius de Moraes ao enfatizar a beleza da mulher brasileira retratada na figura de uma carioca.

A mulher que impulsiona o mundo e que extravasa a fronteira do sexo, a mesma que faz com que os homens cheguem ao delírio, manifestando a diversidade e riqueza de um ser. Mãe, amiga, companheira, irmã, mulher! Mulher de signos, como ressalta o poema, os variados tipos de conduta.

A terra gira, as coisas mudam e o ato de abrir e fechar as pálpebras faz com que um novo mundo seja criado. Imaginação ou pura realidade. A velocidade do pensamento e da vida faz com que os segundos passem e tudo mude, transforme-se. O desfecho que leva a uma nova descoberta. A decomposição de um ser para formar outro. Representação em diferentes formas. A voracidade da nova escolha que mostra a ocupação e o avanço da mulher, progresso abrangente em escala mundial e contínuo em nosso país. Abonando a ideia que as remete como “sexo frágil” e atuando democraticamente na sociedade.

Consoante as palavras de Jabor: “Um mundo só de homens seria o grande erro da criação.” Dizemos, então, que os humanos necessitam de sensibilidade, e a mulher exibe e ensina-nos a usar. O choro é equivalente ao vazamento de emoções, lembranças e retratos vividos. O massacre quanto ao sexo, à infinidade de “direitos” ressaltados pela humanidade, pelos quais não poderiam ser exercidas pela mulher, iniquidades que hoje, não se fazem presentes na vida delas, mas enfatizam a luta pelo direito e igualdade entre os sexos e cores.

O momento espetacular em que elas saíram da vida doméstica e, afortunadamente, tornou-se exemplo do sucesso dos homens. A fantástica maneira que suas lágrimas percorrem a face e nos fazem querer mudar o mundo para que mais nada lhes cause angústia ou tristeza. A mulher não pode se tornar incompreensível, pois são complexas, e devem ser interpretadas como inesperadas quanto os rudimentos naturais.

A dupla jornada que a mulher desempenha no mercado de trabalho exige esforços redobrados e em alguns casos esta jornada dificulta o acompanhamento dos filhos. Debater a condição da mulher na atual sociedade não deve se resumir a um único dia, pois todos os dias, estudantes, mães, namoradas, trabalhadoras, precisam sair de casa para enfrentar um mercado de trabalho competitivo. As balconistas, costureiras, médicas, professoras, empresárias, enfim, todas precisam brigar igualmente por um espaço que, durante muito tempo foi eminente masculino.

Inúmeros desafios, o enfrentamento com os patrões, a briga e a luta por melhores condições de trabalho e salários se destacam. Hoje, a mulher tem o diferencial em relação à remuneração. Em muitas funções, ela executa o mesmo trabalho, mas tem uma diferença de salário muito grande. Houve uma evolução, mas a promoção de melhores cargos ainda é preferencialmente masculina, elas estão conquistando seu espaço gradativamente. Cargos de chefia mais elevados como gerência e diretoria que foram ocupados por homens podem sofrer alterações com a chegada da mulher.

Algumas dificuldades que ainda se enfrenta é a responsabilidade na educação dos filhos, um percentual elevado de mulheres trabalha e cuida da educação dos filhos sozinha. Elas ainda são a maioria dentro das universidades, há interesse em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com